Guerra dos sexos : efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Miranda, Andréa Zíngara
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Letras
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6430
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
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spelling Guerra dos sexos : efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticosAnálise linguísticaComunicação de massa - Mídia - ArgumentaçãoComunicação de massa - Análise do discursoGênero - Brasil401.41Linguística, Letras e ArtesLetrasOrientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro BarbosaTese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016RESUMO: Esta pesquisa problematiza a tríade sexualidade-subjetividade-verdade relacionada ao que se convencionou nomear "guerra dos sexos". A leitura de discursos postos em circulação por meios de comunicação entre os anos de 2012 e 2015 permite vislumbrar uma incessante busca pela igualdade entre os sexos a ponto de travar, entre o homem e a mulher, uma "guerra". No entanto, ao se compreender a denominação "guerra dos sexos" como uma construção sócio-histórica da qual a mídia participa ao disseminá-la e até mesmo naturalizá-la na sociedade brasileira, justifica-se, social e academicamente, o interesse por uma investigação dos efeitos de verdade advindos de discursos que produzem saberes sobre o homem e a mulher. Entende-se que o efeito de evidência acerca da temática "guerra dos sexos" pode ser problematizado a partir dos acontecimentos históricos que se repetem ou que se rompem, que atravessam a atualidade e engendram discursos e, por conseguinte, práticas e comportamentos que constituem a subjetividade de ambos os sexos nessa trama histórica. Parte-se da consideração de que a dificuldade em lidar com as diferenças entre os sexos é oriunda da não compreensão e, por conseguinte, do não respeito das singularidades que lhes são inerentes. As diferenças, nesse embate, nunca são tratadas como algo positivo e mesmo quando se fala em igualdade de gênero, essa igualdade passa pelo crivo de um discurso o qual implica ganhos a um e perdas a outro. Considerando o exposto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar o funcionamento do dispositivo da sexualidade na instituição de saberes que possibilitam o estabelecimento e a naturalização de verdades concernentes à sexualidade do homem e da mulher. Frente a esse objetivo mais abrangente, desdobraram-se três objetivos específicos: i) entender como o dispositivo da sexualidade institui saberes com relação ao sexo e à sexualidade dos sujeitos, tendo a mídia como agenciadora desses saberes; ii) compreender os acontecimentos históricos que atravessam a prática discursiva midiática e instauram uma hierarquia entre os sexos; e iii) analisar, a partir dos saberes e hierarquia instituídos, as práticas discursivas sociais que ora docilizam e ora virilizam a mulher e o homem. Pautou-se em Foucault (1982, 1984a, 1984b, 1985, 1988, 2005, 2009), cujos contributos possibilitaram uma análise arqueogenealógica, isto é, uma análise que prioriza o imbricamento entre a descrição dos enunciados e a análise das estratégias de poder neles circunscritas, portanto, arqueológica e genealógica respectivamente. A série enunciativa analisada foi composta de enunciados extraídos de edições impressas das revistas Época, Veja e Caras, do referido período, do romance pornoerótico Cinquenta tons de cinza (2012), da obra A ilusão dos cinquenta tons (2012), da atração intitulada Homens queimam cuecas e pedem igualdade, exibida pelo programa de entretenimento Amor e Sexo da Rede Globo de Televisão, em 2014, e do Plano Municipal de Educação (PME) de Maringá/Pr (2015). A análise apontou que os efeitos de verdade, construídos graças à articulação, à apropriação ou mesmo à concorrência de diferentes discursos, mostram apenas um recorte na dispersão e na multiplicidade de acontecimentos para, com isso, afirmar algo sobre a sexualidade dos sujeitos. A mudança de estatuto, em dado momento histórico, não reflete a vitória de um em detrimento da derrota do outro ou vice-versa. Trata-se, antes, de uma nova objetivação/subjetivação tanto do homem quanto da mulher, que nunca serão iguaisRÉSUMÉ: Cette recherche discute de la triade sexualité-subjectivité-véríté liée à ce qu’on appelle convenablement la «guerre des sexes». La lecture de discours mis en circulation par les moyens de communication entre les années 2012 et 2015 permet d’entrevoir une incessante recherche d’égalité entre les sexes au point de livrer, entre l’homme et la femme, une «guerre». Cependant, en comprenant la dénomination «guerre des sexes» en tant que construction sociohistorique dont les médias participent en la diffusant voire en la naturalisant dans la societé brésilienne, on justifie, socialement et académiquement, l’intérêt envers une enquête sur les effets de vérité issus de discours produisant des savoirs sur l’homme et la femme. On comprend que l’effet d’évidence au sujet de la thématique «guerre des sexes» peut être discuté à partir des événements historiques qui se répètent ou qui se rompent, qui traversent l’actualité et suscitent des discours et, par conséquent, des pratiques et des comportements qui constituent la subjectivité des deux sexes dans cette trame historique. On remarque que la difficulté d’avoir affaire aux différences entre les sexes est issue du manque de compréhension et, par conséquence, du manque de respect des singularités qui leur sont inhérentes. Les différences, dans ce combat, ne sont jamais traitées comme quelque chose de positif, et même quand on parle d’égalité de genre cette égalité passe au crible d’un discours qui implique des gains à l’un et des pertes à l’autre. Face à l’exposé, cette recherche a eu comme objectif général de comprendre le fonctionnement du dispositif de la sexualité dans l’institutuion de savoirs qui possibilitent l’établissement et la naturalisation de vérités concernant la sexualité de l’homme et de la femme. Au-delà de cet objectif global, trois autres objectifis spécifiques voient le jour: i) comprendre comment le dispositif de la sexualité institue des savoirs concernant le sexe et la sexualité des sujets, ayant les médias comme support; ii) comprendre les événements historiques qui traversent la pratique discursive des médias et instaurent la hiérarchie entre les sexes; et iii) appréhender, à partir des savoirs et hiérarchie institués, les pratiques discursives sociales qui docilisent et virilisent la femme et l’homme. On est penché sur Foucault (1982, 1984a, 1984b, 1985, 1988, 2005, 2009) dont les contributions ont rendu possible une analyse archéogénéalogique, c’est-à-dire une analyse où prédomine la liaison étroite entre la description des énoncés et l’analyse des stratégies de pouvoir présentes dans ces énoncés, donc archéologique et généalogique. La série énonciative analysée est composée d’énoncés extraits des magazines Época, Veja et Caras, de cette période, du roman pornoérotique 50 nuances de Grey (2012), de l’oeuvre A ilusão dos cinquenta tons (2012), de l’épisode Homens queimam cuecas e pedem igualdade, de l’émission Amor e Sexo de Rede Globo de Televisão, en 2014, et du Plan Municipal d’Éducation (PME) de Maringá/Pr (2015). L’analyse a indiqué que les effets de vérité, construits grâce à l’articulation, à l’appropriation ou même à la concurrence de différents discours, ne montrent qu’un découpage dans la dispersion et dans la multiplicité d’événéments pour, à partir de cela, affirmer une chose quelconque à propos de la sexualité des sujets. Le changement de statut à un certain moment de l’histoire ne reflète pas la victoire de l’un au détriment de l’autre. Il s’agit plutôt d’une nouvelle objectivation/subjectivation de l’homme et de la femme qui ne seront jamais pareils174 f. : il., figs., quadros.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em LetrasMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesBarbosa, Pedro Luis NavarroMaio, Eliane RoseLara, Renata MarcelleBaracuhy, Maria ReginaBraga, SandroMiranda, Andréa Zíngara2022-02-23T18:22:43Z2022-02-23T18:22:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMIRANDA, Andréa Zíngara. Guerra dos sexos: efeitos de verdade concernentes à sexualidade e à subjetividade do homem e da mulher em discursos midiáticos. 2016. 174 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2016, Maringá, PR. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6430. Acesso em: 23 fev. 2022.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6430info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2022-02-23T18:27:22Zoai:localhost:1/6430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:27.932844Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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