O ensino remoto emergencial (ERE) no serviço social: resistência e estratégias de enfrentamento para garantir a qualidade da formação profissional
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4686 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo analisar as formas de resistência e as estratégias políticas frente a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir da análise dos documentos elaborados pelas entidades representativas do Serviço Social. Os objetivos específicos que nortearam a nossa investigação foram: identificar os impactos da instauração do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o Serviço Social no âmbito da formação profissional e do trabalho docente; identificar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem que comprometem o projeto de formação profissional; destacar o processo de resistência e as estratégias políticas por parte das entidades representativas da categoria frente a implantação da modalidade remota de ensino . Constitui-se em um estudo documental e bibliográfico que permitiu a análise dos documentos socializados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade no Serviço Social. Deste modo, foram coletadas informações referentes ao posicionamento político e as estratégias construídas pelas entidades e que foram sistematizadas e socializadas pelos documentos analisados na pesquisa. A síntese do material coletado permitiu-nos identificar que as entidades da categoria se posicionaram criticamente frente o ERE a partir da socialização de estratégias e de reflexões contidas nos documentos, nos quais apontaram um panorama geral da situação dos cursos de graduação e pós-graduação no Serviço Social, sugeriram a necessidade da articulação por meio de debates, fóruns, lives e de um observatório, na direção de garantir a qualidade do processo de formação profissional. |
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O ensino remoto emergencial (ERE) no serviço social: resistência e estratégias de enfrentamento para garantir a qualidade da formação profissionalFormação ProfissionalEnsino Remoto Emergencial (ERE).Serviço SocialContrarreforma da Educação SuperiorCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALA presente dissertação tem por objetivo analisar as formas de resistência e as estratégias políticas frente a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir da análise dos documentos elaborados pelas entidades representativas do Serviço Social. Os objetivos específicos que nortearam a nossa investigação foram: identificar os impactos da instauração do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para o Serviço Social no âmbito da formação profissional e do trabalho docente; identificar os prejuízos para o processo de ensino-aprendizagem que comprometem o projeto de formação profissional; destacar o processo de resistência e as estratégias políticas por parte das entidades representativas da categoria frente a implantação da modalidade remota de ensino . Constitui-se em um estudo documental e bibliográfico que permitiu a análise dos documentos socializados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade no Serviço Social. Deste modo, foram coletadas informações referentes ao posicionamento político e as estratégias construídas pelas entidades e que foram sistematizadas e socializadas pelos documentos analisados na pesquisa. A síntese do material coletado permitiu-nos identificar que as entidades da categoria se posicionaram criticamente frente o ERE a partir da socialização de estratégias e de reflexões contidas nos documentos, nos quais apontaram um panorama geral da situação dos cursos de graduação e pós-graduação no Serviço Social, sugeriram a necessidade da articulação por meio de debates, fóruns, lives e de um observatório, na direção de garantir a qualidade do processo de formação profissional.This dissertation aims to analyze the forms of resistance and the political strategies facing the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE) based on the analysis of documents prepared by representative entities of Social Work. The specific objectives that guided our investigation were: to identify the impacts of the implementation of Emergency Remote Teaching (ERE) for Social Work in the context of professional training and teaching work; identify damages to the teaching-learning process that compromise the professional training project; highlight the process of resistance and political strategies on the part of the representative entities of the category against the implementation of the remote teaching modality. It constitutes a documentary and bibliographical study that allowed the analysis of the documents shared by the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Service (ABEPSS) and the National Forum in Defense of Training and Quality Work in Social Service. In this way, information was collected regarding the political position and the strategies constructed by the entities and which were systematized and socialized by the documents analyzed in the research. The synthesis of the collected material allowed us to identify that the entities of the category took a critical position towards the ERE from the socialization of strategies and reflections contained in the documents, in which they pointed out a general panorama of the situation of the graduation and post-graduation courses in the Social Service, suggested the need for articulation through debates, forums, lives and an observatory, in order to guarantee the quality of the professional training process.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSSouza, Moema Amélia Serpa Lopes deAraujo, Wagner2023-07-13T13:59:22Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Wagner. O ensino remoto emergencial (ERE) no serviço social: resistência e estratégias de enfrentamento para garantir a qualidade da formação profissional. 2023. 92f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-07-13T13:59:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-07-13T13:59:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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