Contextualização no ensino de matemática: o que revelam as práticas de resolução de situações-problema?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Souza, Maria Débora de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4814
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como o trabalho com a contextualização sob a perspectiva da resolução de situações-problema se consolida nas aulas de Matemática, no 6° ano de escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Neste estudo, destacamos que garantir um ensino de Matemática com mais significado envolve apresentar situações que possam ser problematizadas utilizando a contextualização como recurso. A investigação, foi conduzida pela abordagem qualitativa, por compreendermos que por meio dela é possível esclarecer os fatos e interpretar os dados coletados. O estudo foi realizado a partir de dados coletados por meio de observações da prática de sala de aula de uma professora do 6° ano de uma escola municipal localizada em Campina Grande, na Paraíba; de uma entrevista com a professora participante; e do livro didático utilizado por ela. Por meio das observações buscamos identificar os contextos presentes nas situações-problema trabalhadas em sala de aula e como esses contextos foram discutidos pela professora. Por meio da entrevista levantamos a(s) concepção(ões) da professora sobre contextualização. Com a análise do livro didático adotado buscamos identificar as possíveis contribuições para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado. A partir da análise dos dados coletados foi possível depreender que a professora conseguiu trabalhar a contextualização em suas aulas, no entanto, na maioria delas utilizou exemplos relacionados a vivência do aluno. Em sua prática identificamos contextos relacionados ao cotidiano e a realidade dos alunos, entre outros contextos. Sobre o que a participante concebe sobre contextualização, sua resposta apresentou ideias na direção do que autores como, Maioli (2012), Spinelli (2012) e Vasconcelos e Rêgo (2010), compreendem sobre contextualização, embora as percepções da prática de sala de aula nos conduzem a afirmar que as situações propostas estavam relacionadas principalmente a situações do cotidiano. No que diz respeito ao livro didático, este apresentou contribuições para a efetivação da contextualização e de elementos que permitissem um trabalho que garantissem um ensino com maior significado.
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spelling Contextualização no ensino de matemática: o que revelam as práticas de resolução de situações-problema?ContextualizaçãoSituações-ProblemaLivro didáticoEnsino da matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente estudo teve como objetivo analisar como o trabalho com a contextualização sob a perspectiva da resolução de situações-problema se consolida nas aulas de Matemática, no 6° ano de escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Neste estudo, destacamos que garantir um ensino de Matemática com mais significado envolve apresentar situações que possam ser problematizadas utilizando a contextualização como recurso. A investigação, foi conduzida pela abordagem qualitativa, por compreendermos que por meio dela é possível esclarecer os fatos e interpretar os dados coletados. O estudo foi realizado a partir de dados coletados por meio de observações da prática de sala de aula de uma professora do 6° ano de uma escola municipal localizada em Campina Grande, na Paraíba; de uma entrevista com a professora participante; e do livro didático utilizado por ela. Por meio das observações buscamos identificar os contextos presentes nas situações-problema trabalhadas em sala de aula e como esses contextos foram discutidos pela professora. Por meio da entrevista levantamos a(s) concepção(ões) da professora sobre contextualização. Com a análise do livro didático adotado buscamos identificar as possíveis contribuições para o desenvolvimento de um trabalho contextualizado. A partir da análise dos dados coletados foi possível depreender que a professora conseguiu trabalhar a contextualização em suas aulas, no entanto, na maioria delas utilizou exemplos relacionados a vivência do aluno. Em sua prática identificamos contextos relacionados ao cotidiano e a realidade dos alunos, entre outros contextos. Sobre o que a participante concebe sobre contextualização, sua resposta apresentou ideias na direção do que autores como, Maioli (2012), Spinelli (2012) e Vasconcelos e Rêgo (2010), compreendem sobre contextualização, embora as percepções da prática de sala de aula nos conduzem a afirmar que as situações propostas estavam relacionadas principalmente a situações do cotidiano. No que diz respeito ao livro didático, este apresentou contribuições para a efetivação da contextualização e de elementos que permitissem um trabalho que garantissem um ensino com maior significado.The present study aimed to analyze how work with contextualization from the perspective of solving problem situations is consolidated in Mathematics classes, in the 6th year of municipal public schools in Campina Grande-PB. In this study, we highlight that ensuring more meaningful Mathematics teaching involves presenting situations that can be problematized using contextualization as a resource. The investigation was conducted using a qualitative approach, as we understand that through it it is possible to clarify the facts and interpret the data collected. The study was carried out based on data collected through observations of the classroom practice of a 6th year teacher at a municipal school located in Campina Grande, Paraíba; an interview with the participating teacher; and the textbook she used. Through observations, we sought to identify the contexts present in the problem situations worked on in the classroom and how these contexts were discussed by the teacher. Through the interview, we raised the teacher's conception(s) about contextualization. With the analysis of the adopted textbook, we sought to identify possible contributions to the development of contextualized work. From the analysis of the data collected, it was possible to infer that the teacher managed to work on contextualization in her classes, however, in most of them she used examples related to the student's experience. In its practice, we identify contexts related to the daily lives and reality of students, among other contexts. Regarding what the participant conceives about contextualization, her response presented ideas in the direction of what authors such as Maioli (2012), Spinelli (2012) and Vasconcelos and Rêgo (2010) understand about contextualization, although the perceptions of classroom practice lead us to state that the proposed situations were mainly related to everyday situations. With regard to the textbook, it presented contributions to the implementation of contextualization and elements that allowed work that guaranteed teaching with greater meaning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMFernandes, Maria Betania SabinoRêgo, Rogéria Gaudêncio doTeles, Rosinalda Aurora de MeloSouza, Maria Débora de Lima2023-11-29T11:07:33Z2999-12-312023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Maria Débora de Lima. Contextualização no ensino de matemática: o que revelam as práticas de resolução de situações-problema? 2023. 154 p. 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