Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sousa, Zuleide Ferreira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750
Resumo: A presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas.
id UEPB_616b986d56cd226f2ae4f6f8f05aad0c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2750
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticasRepresentações semióticasSignificadosEnsino de GeometriaEnsino de MatemáticaGeometry teachingMeaningsSemiotic representationEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas.This research, called Spatial and plane geometries: an analysis of the revealed meanings on registers of semiotic representations, consists on a qualitative investigation, pedogogical type, developed with seventh grade students of a public school in Cachoeira dos Índios, countryside of Paraíba. It was guided by the following question: “What meanings about spatial and plane geometry can be identified, based on the registers of semiotiotic representation used by estudents of the final years of basic education, on the resolution of questions involving polyhedrons and polygons?”. The research aimed to analyse revealed meanings on the semiotic representations registers produced by students on the final years of basic education, during spatial and plane geometry classes and, more specifically, meanings envolving polyhedrons and polygons. On this intent, we developed, with the research subjects, a teaching sequence, focusing the geometric contents polyhedrons and polygons, through manipulable materials exploration, building and rebuilding of these objects, besides drawning and writing and oral productions. Data collect was done with notebook, students activity sheets, videos and pictures. The revealed meanings were analysed based on the Registers of Semiotic Representation Theory of Raymond Duval, presenting as results the eminence of the more remarkable meanings, the students comprehension about the studied objects and the verifying of the relation between presented meanings and use of registers of semiotic representations.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63289626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Menezes, Marcus Bessa de00902766716http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Sousa, Zuleide Ferreira de2017-03-07T16:47:47Z2016-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-03-08T04:07:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-03-08T04:07:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
title Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
spellingShingle Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
Sousa, Zuleide Ferreira de
Representações semióticas
Significados
Ensino de Geometria
Ensino de Matemática
Geometry teaching
Meanings
Semiotic representation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
title_full Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
title_fullStr Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
title_full_unstemmed Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
title_sort Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas
author Sousa, Zuleide Ferreira de
author_facet Sousa, Zuleide Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
63289626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
Menezes, Marcus Bessa de
00902766716
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Zuleide Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações semióticas
Significados
Ensino de Geometria
Ensino de Matemática
Geometry teaching
Meanings
Semiotic representation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Representações semióticas
Significados
Ensino de Geometria
Ensino de Matemática
Geometry teaching
Meanings
Semiotic representation
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa, intitulada Geometrias espacial e plana: uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas, consiste em uma investigação qualitativa, do tipo pedagógica, desenvolvida junto a educandos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Cachoeira dos Índios, interior da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Quais significados sobre geometrias espacial e plana podemos identificar, a partir dos registros de representações semióticas empregados por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, na resolução de questões envolvendo poliedros e polígonos?”. Teve como objetivo analisar significados revelados nos registros de representações semióticas produzidos por educandos dos anos finais do Ensino Fundamental, em aulas de geometrias espacial e plana e, mais especificamente, significados que envolvem poliedros e polígonos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando os conteúdos geométricos poliedros e polígonos, por meio da exploração de material manipulável, da construção e reconstrução desses objetos, além do desenho e de produções escritas e orais. A coleta dos dados, assim produzidos, se deu por meio de bloco de anotações, fichas de atividades dos educandos, vídeos e fotografias. Os significados revelados foram analisados com base na teoria dos registros de representações semióticas, de Raymond Duval, apresentando como resultados o destaque dos significados mais notáveis, as compreensões dos educandos sobre os objetos estudados e a verificação de relação entre os significados apresentados e o emprego dos registros de representações semióticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
2017-03-07T16:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750
identifier_str_mv SOUSA, Z. F. de. Geometrias espacial e plana: Uma análise dos significados revelados por meio dos registros de representações semióticas. 2016. 149f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458563752394752