A notícia como proposta mediadora para o ensino da leitura e da escrita na era digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Maroja, Maria Jozelma Cabral da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3264
Resumo: As crescentes transformações culturais proporcionadas pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação também trouxeram mudanças para a prática social da leitura e da escrita. Os aplicativos de redes sociais propiciaram um novo jeito de escrever, ca-racterizado pela escrita rápida e desprendida de regras ortográficas, atrelada aos modos visuais, orais, dentre muitos outros possíveis. No entanto, é preciso refletir sobre a pos-sível influência desse tipo de linguagem no processo de produção dos gêneros discursi-vos que exigem a escrita formal. É necessário, portanto, buscar metodologias que auxi-liem o trabalho com as linguagens em sala de aula. Partindo desses pressupostos, a pre-sente pesquisa tem origem no seguinte questionamento: De que forma o professor de língua portuguesa pode contribuir para os multiletramentos dos alunos na era digital, fazendo-os compreender o contexto de produção, as características estruturais e linguís-ticas do gênero formal, notícia jornalística, conforme os diferentes suportes de produ-ção? Para responder a esse problema, esta pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, delineada como pesquisa-ação, com o obje-tivo de investigar e refletir sobre os usos adequados das linguagens em meios impressos e digitais, por meio de uma proposta pedagógica envolvendo o gênero notícia jornalísti-ca, numa perspectiva de multiletramentos no Ensino Fundamental. Como instrumentos para coleta de informações, optou-se pela observação participante e aplicação de questi-onários, a fim de obter dados necessários para elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino da produção do gênero discursivo e multimodal notícia jorna-lística, em contexto real de escrita, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual da cidade de João Pessoa-PB. Como referencial teórico, esta pesquisa baseou-se nos estudos de Fisher (2009) e Higounet (2003), sobre a evolu-ção da escrita; Barton e Lee (2015) e Aranha (2007), sobre a escrita na comunicação on-line; Tfouni (1988), Kleiman (1998, 2005), Soares (2009) e Rojo (2005, 2012, 2013) sobre letramentos; Arcoverde (2007), Souza (2007), Dudeney, Hockly e Pregum (2016), sobre letramentos digitais; Bakhtin (2003 [1975]), Rodrigues (2005), Marcuschi (2005a, 2005b, 2008), sobre gêneros discursivos; Dionísio (2006), Ribeiro (2016), Zacharias (2016), sobre multimodalidade; Sodré (1999), Lage (2012), Mendes (2008), Lustosa (2000) e Alves Filho (2011), sobre o gênero notícia jornalística. Após a conclusão da pesquisa, constatou-se que a proposta pedagógica desenvolvida em campo contribuiu significativamente para ampliação dos letramentos dos alunos, fazendo-os refletir sobre os usos adequados das linguagens, considerando os respectivos contextos de produção dos gêneros discursivos, além de instigar o gosto pela leitura do gênero notícia, conside-rado imprescindível para participação e interação nas relações sociais contemporâneas. Para partilhar a experiência e os resultados obtidos, nesta pesquisa, com outros profissi-onais da educação básica e estudiosos da área, foi elaborado um módulo de ensino com orientações para que possam desenvolver a referida proposta pedagógica, tal qual ela se apresenta no módulo ou, de forma semelhante, adaptando-a a sua realidade de ensino.
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spelling A notícia como proposta mediadora para o ensino da leitura e da escrita na era digital1. Gênero notícia. 2. Linguagem formal. 3. Linguagem virtual. 4. Multiletramentos.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAs crescentes transformações culturais proporcionadas pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação também trouxeram mudanças para a prática social da leitura e da escrita. Os aplicativos de redes sociais propiciaram um novo jeito de escrever, ca-racterizado pela escrita rápida e desprendida de regras ortográficas, atrelada aos modos visuais, orais, dentre muitos outros possíveis. No entanto, é preciso refletir sobre a pos-sível influência desse tipo de linguagem no processo de produção dos gêneros discursi-vos que exigem a escrita formal. É necessário, portanto, buscar metodologias que auxi-liem o trabalho com as linguagens em sala de aula. Partindo desses pressupostos, a pre-sente pesquisa tem origem no seguinte questionamento: De que forma o professor de língua portuguesa pode contribuir para os multiletramentos dos alunos na era digital, fazendo-os compreender o contexto de produção, as características estruturais e linguís-ticas do gênero formal, notícia jornalística, conforme os diferentes suportes de produ-ção? Para responder a esse problema, esta pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, delineada como pesquisa-ação, com o obje-tivo de investigar e refletir sobre os usos adequados das linguagens em meios impressos e digitais, por meio de uma proposta pedagógica envolvendo o gênero notícia jornalísti-ca, numa perspectiva de multiletramentos no Ensino Fundamental. Como instrumentos para coleta de informações, optou-se pela observação participante e aplicação de questi-onários, a fim de obter dados necessários para elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino da produção do gênero discursivo e multimodal notícia jorna-lística, em contexto real de escrita, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Estadual da cidade de João Pessoa-PB. Como referencial teórico, esta pesquisa baseou-se nos estudos de Fisher (2009) e Higounet (2003), sobre a evolu-ção da escrita; Barton e Lee (2015) e Aranha (2007), sobre a escrita na comunicação on-line; Tfouni (1988), Kleiman (1998, 2005), Soares (2009) e Rojo (2005, 2012, 2013) sobre letramentos; Arcoverde (2007), Souza (2007), Dudeney, Hockly e Pregum (2016), sobre letramentos digitais; Bakhtin (2003 [1975]), Rodrigues (2005), Marcuschi (2005a, 2005b, 2008), sobre gêneros discursivos; Dionísio (2006), Ribeiro (2016), Zacharias (2016), sobre multimodalidade; Sodré (1999), Lage (2012), Mendes (2008), Lustosa (2000) e Alves Filho (2011), sobre o gênero notícia jornalística. Após a conclusão da pesquisa, constatou-se que a proposta pedagógica desenvolvida em campo contribuiu significativamente para ampliação dos letramentos dos alunos, fazendo-os refletir sobre os usos adequados das linguagens, considerando os respectivos contextos de produção dos gêneros discursivos, além de instigar o gosto pela leitura do gênero notícia, conside-rado imprescindível para participação e interação nas relações sociais contemporâneas. Para partilhar a experiência e os resultados obtidos, nesta pesquisa, com outros profissi-onais da educação básica e estudiosos da área, foi elaborado um módulo de ensino com orientações para que possam desenvolver a referida proposta pedagógica, tal qual ela se apresenta no módulo ou, de forma semelhante, adaptando-a a sua realidade de ensino.The growing cultural transformations provided by the advance of the Communication and Information Technologies also have brought changes to the reading and writing social practices. Social networking applications have provided a new way of writing, characterized by the fast and loose writing of orthographic rules, coupled with visual, oral, and many other possible ways. However, there is a need to reflect about the possi-ble influence of this type of language in the production process of discursive genres that require formal writing. It is necessary, therefore, to find methodologies which aid such work with the languages in the classroom. Based on these assumptions, the present re-search has its origin in the following question: How can the Portuguese language teach-er contribute to the learners´ multiliteracies in the digital era, making them understand the context of production, the structural and linguistic characteristics of the formal genre news report according to the different production support? To answer this issue, this study was conducted through a qualitative approach of an applied nature, namely as action research, with the objective of investigating and reflecting on the appropriate uses of languages in print and digital media, by means of a pedagogical proposal involv-ing the „news report‟ genre within the multiliteracies perspective in the elementary school level. As instruments for collecting information, was opted for participant obser-vation and questionnaires application as to obtain data necessary for the elaboration and application of a pedagogical proposal for the production teaching of the discursive and multimodal genre news report, in a real context of writing, in a 9th grade of the Elemen-tary School of a State Public School in João Pessoa-PB. As a theoretical basis, this work was based on Fischer (2009) and Higounet (2003) studies, about the evolution of writ-ing; on Barton e Lee (2015) and Aranha (2007) about writing in on-line communication; on Tfouni (1988), Kleiman (1998, 2005), Soares (2009) and Rojo (2005, 2012, 2013) about literacies; on Arcoverde (2007), Souza (2007), Dudeney, Hockly and Pregum (2016), about digital literacies; on Bakhtin (2003 [1975]), Rodrigues (2005), Marcuschi (2005a, 2005b, 2008) about discursive genres; on Dionísio (2006), Ribeiro (2016), Zacharias (2016) about multimodality, and on Sodré (1999), Lage (2012), Mendes (2008), Lustosa (2000) and Alves filho (2011), about the „news report‟ genre. After concluding the research, it was verified that the pedagogical proposal developed in the field significantly contributed to the amplification of the students' literacies, making them reflect upon the appropriate uses of the languages, considering the respective con-texts of production of the discursive genres, besides instigating the pleasure for reading the news report genre, considered essential for the participation and interaction in con-temporary social relations. To share the obtained experience and results, in this re-search, with other professionals of basic education and scholars of the area, a teaching module was elaborated with orientations so that they could develop the referred peda-gogical proposal, as presented in the module or, in a similar way, adapting it to their teaching reality.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAranha, Simone Dália de GusmãoMaroja, Maria Jozelma Cabral da Silva2019-03-28T17:06:31Z2018-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMaroja, Maria Jozelma Cabral da Silva. A notícia como proposta mediadora para o ensino da leitura e da escrita na era digital. 2018. 178f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-29T04:19:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-29T04:19:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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