Tendências do exercício profissional do assistente social na política de educação: as escolas municipais de Campina Grande - PB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cunha, Kivania Karla Silva Albuquerque
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2991
Resumo: A presente dissertação trata das tendências do exercício profissional do/a assistente social nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB, a partir dos resultados da pesquisa que realizamos, com o objetivo geral de analisar o exercício profissional do/a assistente social nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. Por sua vez, os objetivos específicos foram: identificar como se configuram as requisições e respostas profissionais dos/as assistentes sociais nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB; caracterizar o perfil dos/as assistentes sociais que atuam no referido Sistema Municipal e as implicações deste perfil para o seu exercício profissional; apreender as condições e as relações de trabalho dos/as profissionais inseridos/as nesta política e identificar as tendências mais significativas do exercício profissional do/a assistente social no Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB, na atual dinâmica de precarização da educação e do trabalho. Buscando apreender os objetivos propostos, utilizamos o método crítico-dialético, realizamos uma investigação do tipo analítica, documental e empírica, caracterizada como estudo de caso. Delimitamos como sujeitos da pesquisa os/as assistentes sociais que atuam nas escolas da zona urbana do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. totalizando 24 (vinte e quatro) assistentes sociais, que estavam em exercício profissional no referido Sistema Municipal. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com um roteiro previamente elaborado. Os dados coletados foram sistematizados, a fim de procedermos na sua apreensão através de aproximações sucessivas, com respaldo nos dados qualitativos, quantitativos e nos referenciais teóricos selecionados. Foram respeitadas as normas recomendadas na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos. Os precarização das condições do trabalho advindas das estratégias utilizadas pelo capital para superar a atual crise, expressas desde o quadro insuficiente de profissionais nas escolas, na falta de espaço físico adequado para o exercício profissional, nos baixos salários, na polivalência, nas duplas jornadas de trabalho, no excesso de demandas, na sobrecarga de trabalho, no adoecimento profissional e no desempenho de atividades que não são de suas atribuições e competências, repercutindo, significativamente, na perda de qualidade dos serviços prestados a população usuária. Portanto, as tendências do exercício profissional do/a assistente social nas escolas municipais de Campina Grande-PB, podem ser identificadas como pragmáticas, imediatistas, descontinuas, com ações pontuais, impostas verticalmente pela própria política de Educação.
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Por sua vez, os objetivos específicos foram: identificar como se configuram as requisições e respostas profissionais dos/as assistentes sociais nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB; caracterizar o perfil dos/as assistentes sociais que atuam no referido Sistema Municipal e as implicações deste perfil para o seu exercício profissional; apreender as condições e as relações de trabalho dos/as profissionais inseridos/as nesta política e identificar as tendências mais significativas do exercício profissional do/a assistente social no Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB, na atual dinâmica de precarização da educação e do trabalho. Buscando apreender os objetivos propostos, utilizamos o método crítico-dialético, realizamos uma investigação do tipo analítica, documental e empírica, caracterizada como estudo de caso. Delimitamos como sujeitos da pesquisa os/as assistentes sociais que atuam nas escolas da zona urbana do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. totalizando 24 (vinte e quatro) assistentes sociais, que estavam em exercício profissional no referido Sistema Municipal. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com um roteiro previamente elaborado. Os dados coletados foram sistematizados, a fim de procedermos na sua apreensão através de aproximações sucessivas, com respaldo nos dados qualitativos, quantitativos e nos referenciais teóricos selecionados. Foram respeitadas as normas recomendadas na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos. Os precarização das condições do trabalho advindas das estratégias utilizadas pelo capital para superar a atual crise, expressas desde o quadro insuficiente de profissionais nas escolas, na falta de espaço físico adequado para o exercício profissional, nos baixos salários, na polivalência, nas duplas jornadas de trabalho, no excesso de demandas, na sobrecarga de trabalho, no adoecimento profissional e no desempenho de atividades que não são de suas atribuições e competências, repercutindo, significativamente, na perda de qualidade dos serviços prestados a população usuária. Portanto, as tendências do exercício profissional do/a assistente social nas escolas municipais de Campina Grande-PB, podem ser identificadas como pragmáticas, imediatistas, descontinuas, com ações pontuais, impostas verticalmente pela própria política de Educação.The current dissertation deals with the professional tendencies from the social worker‘s performance at the Education Municipal System from Campina Grande-PB, on the basis of the outcome of the research which we carried out with performance at the Education Municipal System‘s schools from Campina Grande-PB. The specific objective were: Identify how the social workers‘ professional requests and responses at the Education Municipal System‘s schools from Campina Grande-PB; characterize the social worker‘s profile who work for the above-mentioned Municipal System and this profile‘s implications toward their professional performance; capturing both conditions and work relations of the professionals set in this politics and identify the most significant tendencies of the professional performance from the social workers at the Education Municipal System from Campina Grande-PB, at the present momentum of the poor conditions of education and work. In order to achieve the proposed objectives we use the critical-dialectic, we carried out an analytical, documental and empiric investigation, characterized as a case study. We determined the social workers from the Education Municipal System from Campina Grande-PB as the research‘s subjects. It was a census type survey, contemplating the whole domain, totalizing 24 (twenty-four) social workers who were working at the above-mentioned Municipal System. As the data collecting instrument we used semi-structured interview with a previously elaborated script. The collected data were systematized so that we could proceed on their apprehension through successive approximations, with a support on the qualitative and quantitative data and on the selected referential theorists .It was taken into consideration the recommended norms in the Resolution 510\2016 from the National Health Council, which regulates researches involving human beings. The results suggest that an increasing exploitation prevails and poor working conditions coming from the used strategies by the capital in order to overcome the present crisis, displayed in the insufficient frame of professionals in the schools, in the lacking of appropriated physical space to the professional performance, in the low salaries, in the multifunctionality, in the double shift, in the excess of demands, in the work overload, in the worker‘s illness and in the performance of activities which are not of their attribution and competence, affecting significantly in the loss of the service‘s quality provided to the users. Therefore, the professional performance of the social workers at the municipal schools from Campina Grande-PB, may be identified as pragmatic, shot-sided, discontinued, with punctual actions, vertically imposed by the own Education politics.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSABrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSNóbrega, Mônica Barros dahttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148Nóbrega, Mônica Barros dahttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148Pereira, Jordeana Davihttp://lattes.cnpq.br/1013325575657505Ramalho, Maria Noaldahttp://lattes.cnpq.br/4840030339664596Cunha, Kivania Karla Silva Albuquerque2018-04-12T18:44:57Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCunha, Kivania Karla Silva Albuquerque. Tendências do exercício profissional do assistente social na política de educação: as escolas municipais de Campina Grande - PB. 2017. 193f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-04-13T04:18:05Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2991Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-04-13T04:18:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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