Discussões em torno do narrador e da transposição midiática: Crise nas Infinitas Terras – da série de HQ's para um romance

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Medeiros , André Aparecido de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2813
Resumo: Trata-se da análise da tranposição midiática da maxissérie Crise nas Infinitas terras das Histórias em Quadrinhos (WOLFMAN; PEREZ, 1985-6) para um romance de mesmo nome (WOLFMAN, 2005). Nesta análise, busca-se compreender como se dá, neste processo de transposição, a relação entre diferentes suportes da narrativa, como também se empreende uma discussão em torno da mudança de pontos de vista, da obra adaptante para a obra adaptada. Revisa-se a fortuna critica em torno da adaptação, mediante autores como Hutcheon (2013), Sanders (2006) e Rajewski (2005), de modo a se atingir uma compreensão que dizem respeito ao mercado e à recepção de obras adaptadas, como também há uma ênfase sobre as especificidades de cada suporte e sobre suas potencialidades midiáticas, a partir de Chatman (1980), Groensteen (2007; 2013), Cagnin (2014) e Saraceni (2003). Por fim, trata-se sobre as mudanças de ponto de vista na adaptação (HQ  Romance), a partir de Booth (1983), Chatman (1980), Leite (1989) e Genette (1995). Verificaremos, pela análise-interpretação, como a história (em sentido oposto ao de syuzhet) é alterada com a mudança de ponto de vista, como os personagens são ressignificados dentro da trama e como são alterados os eixos de interesse em torno das subtramas e personagens. Ao fim do trabalho, podemos concluir que determinados recursos, tal qual o espaço da mente, apesar de ser comumente romanesco, pode ser trabalhado nos quadrinhos, como também uma ênfase sobre a mudança de ponto de vista dos quadrinhos, em focalização zero, para o romance, em focalização interna, o que permite a criação de uma narrativa que reforça as subjetividades dos personagens envolvidos, além de dar-lhes maior profundidade e visibilidade no modo narrativo.
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spelling Discussões em torno do narrador e da transposição midiática: Crise nas Infinitas Terras – da série de HQ's para um romanceNarrador. Adaptação. Intermidialidade. Histórias em quadrinhos.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASTrata-se da análise da tranposição midiática da maxissérie Crise nas Infinitas terras das Histórias em Quadrinhos (WOLFMAN; PEREZ, 1985-6) para um romance de mesmo nome (WOLFMAN, 2005). Nesta análise, busca-se compreender como se dá, neste processo de transposição, a relação entre diferentes suportes da narrativa, como também se empreende uma discussão em torno da mudança de pontos de vista, da obra adaptante para a obra adaptada. Revisa-se a fortuna critica em torno da adaptação, mediante autores como Hutcheon (2013), Sanders (2006) e Rajewski (2005), de modo a se atingir uma compreensão que dizem respeito ao mercado e à recepção de obras adaptadas, como também há uma ênfase sobre as especificidades de cada suporte e sobre suas potencialidades midiáticas, a partir de Chatman (1980), Groensteen (2007; 2013), Cagnin (2014) e Saraceni (2003). Por fim, trata-se sobre as mudanças de ponto de vista na adaptação (HQ  Romance), a partir de Booth (1983), Chatman (1980), Leite (1989) e Genette (1995). Verificaremos, pela análise-interpretação, como a história (em sentido oposto ao de syuzhet) é alterada com a mudança de ponto de vista, como os personagens são ressignificados dentro da trama e como são alterados os eixos de interesse em torno das subtramas e personagens. Ao fim do trabalho, podemos concluir que determinados recursos, tal qual o espaço da mente, apesar de ser comumente romanesco, pode ser trabalhado nos quadrinhos, como também uma ênfase sobre a mudança de ponto de vista dos quadrinhos, em focalização zero, para o romance, em focalização interna, o que permite a criação de uma narrativa que reforça as subjetividades dos personagens envolvidos, além de dar-lhes maior profundidade e visibilidade no modo narrativo.This work analyses the medial transposition of the maxiseries Crisis on Infinite Earths (WOLFMAN; PEREZ, 1985-6), from the comics to a novel which carries the same title (WOLFMAN, 2005). In this analysis, we intend to understand how works in this transposition the relation between the different media of the story, as well as are discussed the changes in the points of view, from the target text to the source text. We base our discussions on some works concerning adaptation, from authors as Hutcheon (2013), Sanders (2006) and Rajweski (2005), in order to understand what concerns the market and reception of adapted works, and there is also some emphasis on the specificities of each media, and their potentialities, founded on Chatman (1980), Groensteen (2007; 2013), Cagnin (2014) and Saraceni (2003). At least, we discuss the changes in the points of view in the adaptation (comics novel), through the contributions of Booth (1983), Chatman (1980), Leite (1989) and Genette (1995). We will verify, through the analysis and interpretation, how the plot is altered by the changes in the point of view, how the characters are reconsidered inside the work and how the interest pivots are altered aound the subplots and characters. At the end of the work, we conclude that some devices used, as the space of the mind, though being native of the novel, can be used also in comics, as well as there is some emphasis on the changing of the points of view from the comics, in zero focalization, to the novel, in internal focalization, what allows the creation of a narrative that reinforces the subjectivities of the characters involved, also giving them greater depth and visibility in the narrative.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIMaciel , DIógenes André VieiraMedeiros , André Aparecido de2017-08-25T15:56:36Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMedeiros , André Aparecido de. Discussões em torno do narrador e da transposição midiática: Crise nas Infinitas Terras – da série de HQ's para um romance. 2017. 117 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-08-26T04:10:38Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-08-26T04:10:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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