Reflexões sobre a alimentação escolar no sertão da Paraíba: Uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel (PB)
Ano de defesa: | 2014 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2273 |
Resumo: | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) teve início nos anos de 1950. A sua trajetória vem sendo marcada por profundas mudanças. Uma delas foi a sua universalização garantida pela Constituição Federal de 1988. Ocorreu também a descentralização da esfera federal para os estados e municípios, os quais passaram a assumir novas responsabilidades referentes à alimentação escolar. É importante ressaltar que a qualidade dos alimentos também passou por mudanças, principalmente, depois que o PNAE assumiu características intersetoriais, o que abriu espaço para a inserção de produtos da agricultura familiar na rotina alimentar das escolas. Um dos marcos do Programa em sintonia com a agricultura familiar deu-se com a aprovação da Lei 11.947/09, e, nela, ficou estabelecida as diretrizes e normas de funcionamento do Programa. Dessa maneira, no mínimo 30% dos recursos que fossem repassados aos Estados e Municípios, pelo Ministério da Educação, seriam destinados à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar local e regional. Essa determinação contemplava diretamente os agricultores familiares, os quais passaram a ter um mercado garantido para os seus produtos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar as transformações, no contexto da produção agrícola, promovidas pelo PNAE nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel. A pesquisa classificou-se como exploratório-descritiva com abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira foi o levantamento de dados para o mapeamento e caracterização dos/as agricultores/as, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas e fechadas; a segunda foi a realização das entrevistas com um roteiro semiestruturado. O público pesquisado foi composto por representantes ligados/as à execução do Programa nas Secretarias de Educação, Agricultura, EMATER, CAE, escola estadual, coordenação do PNAE na 11ª Região de Ensino da Paraíba e os/as agricultores/as cadastrados/as. Diante do que se observou nas análises dos dados de Água Branca-PB e Princesa Isabel-PB, o PNAE, visto a partir de um olhar amplo, não tem possibilidades de promover o desenvolvimento local nesses dois municípios, pois é ínfima a quantidade de agricultores cadastrados no Programa. No entanto, a partir de um olhar focalizado, qual seja, direcionado para as pessoas envolvidas com a entrega dos produtos nas escolas, é possível perceber que o Programa proporcionou algumas mudanças na quantidade, qualidade e diversificação dos seus produtos, além de ter promovido investimento na propriedade e a compra de equipamentos de trabalho. |
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Reflexões sobre a alimentação escolar no sertão da Paraíba: Uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel (PB)Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAEAgricultura familiarDesenvolvimento localFamily agricultureCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) teve início nos anos de 1950. A sua trajetória vem sendo marcada por profundas mudanças. Uma delas foi a sua universalização garantida pela Constituição Federal de 1988. Ocorreu também a descentralização da esfera federal para os estados e municípios, os quais passaram a assumir novas responsabilidades referentes à alimentação escolar. É importante ressaltar que a qualidade dos alimentos também passou por mudanças, principalmente, depois que o PNAE assumiu características intersetoriais, o que abriu espaço para a inserção de produtos da agricultura familiar na rotina alimentar das escolas. Um dos marcos do Programa em sintonia com a agricultura familiar deu-se com a aprovação da Lei 11.947/09, e, nela, ficou estabelecida as diretrizes e normas de funcionamento do Programa. Dessa maneira, no mínimo 30% dos recursos que fossem repassados aos Estados e Municípios, pelo Ministério da Educação, seriam destinados à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar local e regional. Essa determinação contemplava diretamente os agricultores familiares, os quais passaram a ter um mercado garantido para os seus produtos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar as transformações, no contexto da produção agrícola, promovidas pelo PNAE nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel. A pesquisa classificou-se como exploratório-descritiva com abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira foi o levantamento de dados para o mapeamento e caracterização dos/as agricultores/as, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas e fechadas; a segunda foi a realização das entrevistas com um roteiro semiestruturado. O público pesquisado foi composto por representantes ligados/as à execução do Programa nas Secretarias de Educação, Agricultura, EMATER, CAE, escola estadual, coordenação do PNAE na 11ª Região de Ensino da Paraíba e os/as agricultores/as cadastrados/as. Diante do que se observou nas análises dos dados de Água Branca-PB e Princesa Isabel-PB, o PNAE, visto a partir de um olhar amplo, não tem possibilidades de promover o desenvolvimento local nesses dois municípios, pois é ínfima a quantidade de agricultores cadastrados no Programa. No entanto, a partir de um olhar focalizado, qual seja, direcionado para as pessoas envolvidas com a entrega dos produtos nas escolas, é possível perceber que o Programa proporcionou algumas mudanças na quantidade, qualidade e diversificação dos seus produtos, além de ter promovido investimento na propriedade e a compra de equipamentos de trabalho.The National School Feeding Programme – PNAE, as they call in Brazil – began in the 1950s. Its trajectory has been marked by significant changes, one of them was the universalization guaranteed by the Federal Constitution in 1988. Also, a decentralization of federal government occurred to states and municipalities, which have taken over new responsibilities related to school feeding. Importantly, the quality of food has also undergone changes, especially after the PNAE had taken intersectoral characteristics, which provided the inclusion of family farming products in the school food routine. One of the milestones of the program in line with the family farming gave the adoption of Law 11,947/09, and in it guidelines and rules of operation of the programmers established. Thus, at least 30% of the funds that were transferred to states and municipalities by the Ministry of Education would be spent on purchasing food produced by local/regional family farms. This determination directly contemplated family farmers, who now have a guaranteed market for their products. Given the above-mentioned, the objective of this study was to analyze the changes, in the context of the agricultural production, promoted by PNAE in the counties of Água Branca- PB and Princesa Isabel-PB. The research was classified as descriptive exploratory, with a qualitative and quantitative approach. Data collection was divided into two stages: the first one was the data collection for mapping and characterization of the farmers by using as a research tool a questionnaire with open and closed questions; the other one was the interviews with a semi structured script. The audience was composed of representatives linked to the implementation of the program in the Departments of Education, Agriculture, EMATER, CAE, state school, coordinating PNAE 11 th Region Education of Paraíba and the registered farmers. Given what was observed in the data analysis of Água Branca-PB and Princesa Isabel-PB, PNAE, seen from a broad look, it is unable to promote local development in these two cities since there is a tiny amount of farmers enrolled in the program. However, from a focused view directed to those involved with the delivery of products in schools, it is noticeable that the program provided some changes in the quantity, quality and diversification of its products, in addition to promoting investment on the property and the purchase of work equipment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDRRamos, Nerize Laurentino26218020444http://lattes.cnpq.br/4137694005448830Gomes, Ramonildes Alves76867250491http://lattes.cnpq.br/7709505914296073Carvalho, Cynthia Xavier de53280407591http://lattes.cnpq.br/8358868600649308Santos, Maria Kely Cristina dos2016-04-12T17:28:51Z2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, M. K. C. dos. Reflexões sobre a alimentação escolar no sertão da Paraíba: Uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel (PB). 2014. 113p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-04-13T04:02:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-04-13T04:02:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) teve início nos anos de 1950. A sua trajetória vem sendo marcada por profundas mudanças. Uma delas foi a sua universalização garantida pela Constituição Federal de 1988. Ocorreu também a descentralização da esfera federal para os estados e municípios, os quais passaram a assumir novas responsabilidades referentes à alimentação escolar. É importante ressaltar que a qualidade dos alimentos também passou por mudanças, principalmente, depois que o PNAE assumiu características intersetoriais, o que abriu espaço para a inserção de produtos da agricultura familiar na rotina alimentar das escolas. Um dos marcos do Programa em sintonia com a agricultura familiar deu-se com a aprovação da Lei 11.947/09, e, nela, ficou estabelecida as diretrizes e normas de funcionamento do Programa. Dessa maneira, no mínimo 30% dos recursos que fossem repassados aos Estados e Municípios, pelo Ministério da Educação, seriam destinados à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar local e regional. Essa determinação contemplava diretamente os agricultores familiares, os quais passaram a ter um mercado garantido para os seus produtos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar as transformações, no contexto da produção agrícola, promovidas pelo PNAE nos municípios de Água Branca e Princesa Isabel. A pesquisa classificou-se como exploratório-descritiva com abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira foi o levantamento de dados para o mapeamento e caracterização dos/as agricultores/as, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas e fechadas; a segunda foi a realização das entrevistas com um roteiro semiestruturado. O público pesquisado foi composto por representantes ligados/as à execução do Programa nas Secretarias de Educação, Agricultura, EMATER, CAE, escola estadual, coordenação do PNAE na 11ª Região de Ensino da Paraíba e os/as agricultores/as cadastrados/as. Diante do que se observou nas análises dos dados de Água Branca-PB e Princesa Isabel-PB, o PNAE, visto a partir de um olhar amplo, não tem possibilidades de promover o desenvolvimento local nesses dois municípios, pois é ínfima a quantidade de agricultores cadastrados no Programa. No entanto, a partir de um olhar focalizado, qual seja, direcionado para as pessoas envolvidas com a entrega dos produtos nas escolas, é possível perceber que o Programa proporcionou algumas mudanças na quantidade, qualidade e diversificação dos seus produtos, além de ter promovido investimento na propriedade e a compra de equipamentos de trabalho. |
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