Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Francisco, Lafaiete Silva lattes
Orientador(a): Freire, Morgana Lígia de Farias lattes
Banca de defesa: Passos, Eduardo Marcos Rodrigues dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Ensino de Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1998
Resumo: We argue that one of the reasons that hinder understanding and lead to the aversion that many of the students present in the discipline of physics, is linked to the way it is addressed in some content. Studies show that the use of information and communication technologies as a tool, bring significant contributions to the school practice at any level of education. So our proposal was to investigate the use of a simulator in computational physics teaching with reference to a didactic intervention in a class of 2nd year of high school, in order to verify the interest and student learning. For this we take as basis the theory of David P. Ausubel regarding the conditions for learning to occur significantly to addressing the theme transverse waves on a string with a computational simulation. The didactic intervention began to make use of a rope as one of the attempts to rescue some preconceptions of students. With the simulator computer students might notice that some concepts related to the study of a rope waves were much more detailed using computational simulator. For students the computational simulator constitutes a teaching resource that made the intervention more attractive and stimulating teaching to learning.
id UEPB_ba9a1d2243d2b630f5646db80ed29cc6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1998
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Freire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Germano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Passos, Eduardo Marcos Rodrigues dosCPF:44078927220http://lattes.cnpq.br/3322317965871638CPF:89324170406http://lattes.cnpq.br/3263613910481807Francisco, Lafaiete Silva2015-09-25T12:22:11Z2014-06-022012-08-03FRANCISCO, Lafaiete Silva. Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1998We argue that one of the reasons that hinder understanding and lead to the aversion that many of the students present in the discipline of physics, is linked to the way it is addressed in some content. Studies show that the use of information and communication technologies as a tool, bring significant contributions to the school practice at any level of education. So our proposal was to investigate the use of a simulator in computational physics teaching with reference to a didactic intervention in a class of 2nd year of high school, in order to verify the interest and student learning. For this we take as basis the theory of David P. Ausubel regarding the conditions for learning to occur significantly to addressing the theme transverse waves on a string with a computational simulation. The didactic intervention began to make use of a rope as one of the attempts to rescue some preconceptions of students. With the simulator computer students might notice that some concepts related to the study of a rope waves were much more detailed using computational simulator. For students the computational simulator constitutes a teaching resource that made the intervention more attractive and stimulating teaching to learning.Defendemos que um dos motivos que dificultam a compreensão e levam à aversão que boa parte dos estudantes apresenta na disciplina de Física, está ligada à maneira como ela é abordada em alguns conteúdos. Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz contribuições significativas para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Por isso nossa proposta foi investigar o uso de um simulador computacional no ensino de Física tomando como referência uma intervenção didática numa turma da 2ª série do ensino médio, com intuito de verificar o interesse e a aprendizagem dos estudantes. Para isso tomamos como base a teoria de David P. Ausubel no que se refere às condições para que ocorra a aprendizagem significativa para abordando o tema ondas transversais numa corda com um simulador computacional. A intervenção didática se iniciou ao fazermos uso de uma corda como uma das tentativas de resgatar alguns conceitos prévios dos estudantes. Com o simulador computacional os estudantes puderam perceber que alguns conceitos associados ao estudo das ondas numa corda foram bem mais detalhados com a utilização do simulador computacional. Para os estudantes o simulador computacional se constitui em um recurso didático que tornou a intervenção didática mais atrativa e estimulante para a aprendizagem.Made available in DSpace on 2015-09-25T12:22:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lafaiete Silva Francisco.pdf: 2840641 bytes, checksum: acfb604027f01f276e1befea433cc740 (MD5) Previous issue date: 2012-08-03application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4037/PDF%20-%20Lafaiete%20Silva%20Francisco.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaUEPBBREnsino de FísicaOndas mecânicasPrática de ensinoSimulação computacionalEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOndas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALPDF - Lafaiete Silva Francisco.pdfapplication/pdf2840641http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1998/1/PDF+-+Lafaiete+Silva+Francisco.pdfacfb604027f01f276e1befea433cc740MD51THUMBNAILPDF - Lafaiete Silva Francisco.pdf.jpgPDF - Lafaiete Silva Francisco.pdf.jpgimage/jpeg3413http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1998/2/PDF+-+Lafaiete+Silva+Francisco.pdf.jpg64f93c807526ed0164f91dcf941d8d62MD52tede/19982016-01-27 08:37:29.675oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T11:37:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.por.fl_str_mv Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
title Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
spellingShingle Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
Francisco, Lafaiete Silva
Ondas mecânicas
Prática de ensino
Simulação computacional
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
title_full Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
title_fullStr Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
title_full_unstemmed Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
title_sort Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio
author Francisco, Lafaiete Silva
author_facet Francisco, Lafaiete Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Morgana Lígia de Farias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:73835064487
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv CPF:36867926487
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Passos, Eduardo Marcos Rodrigues dos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:44078927220
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3322317965871638
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:89324170406
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3263613910481807
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Lafaiete Silva
contributor_str_mv Freire, Morgana Lígia de Farias
Germano, Marcelo Gomes
Passos, Eduardo Marcos Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas mecânicas
Prática de ensino
Simulação computacional
Ensino médio
topic Ondas mecânicas
Prática de ensino
Simulação computacional
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description We argue that one of the reasons that hinder understanding and lead to the aversion that many of the students present in the discipline of physics, is linked to the way it is addressed in some content. Studies show that the use of information and communication technologies as a tool, bring significant contributions to the school practice at any level of education. So our proposal was to investigate the use of a simulator in computational physics teaching with reference to a didactic intervention in a class of 2nd year of high school, in order to verify the interest and student learning. For this we take as basis the theory of David P. Ausubel regarding the conditions for learning to occur significantly to addressing the theme transverse waves on a string with a computational simulation. The didactic intervention began to make use of a rope as one of the attempts to rescue some preconceptions of students. With the simulator computer students might notice that some concepts related to the study of a rope waves were much more detailed using computational simulator. For students the computational simulator constitutes a teaching resource that made the intervention more attractive and stimulating teaching to learning.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-03
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-25T12:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCISCO, Lafaiete Silva. Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1998
identifier_str_mv FRANCISCO, Lafaiete Silva. Ondas mecânicas transversais: uma aplicação com simulações computacionais no ensino médio. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPB
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1998/1/PDF+-+Lafaiete+Silva+Francisco.pdf
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/1998/2/PDF+-+Lafaiete+Silva+Francisco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv acfb604027f01f276e1befea433cc740
64f93c807526ed0164f91dcf941d8d62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1797038542058160128