Charges sobre o ensino remoto emergencial: uma leitura discursiva para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Maria Solange de Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4605
Resumo: O ensino da língua portuguesa (LP), apesar dos avanços linguísticos, ainda é marcado por práticas escolares tradicionais que muitas vezes, se distanciam do uso efetivo da língua, enquanto prática social. Na escola, não obstante as práticas didáticas trazidas pelos livros didáticos, ainda se percebem estratégias metodológicas poucos produtivas, que não exploram, satisfatoriamente, os gêneros textuais e as suas possibilidades de interação. Nesse sentido, o ensino de leitura e escrita, eixos essenciais para a constituição dos sujeitos em sociedade, ainda se ressente de experiências didáticas que possibilitem um contato mais efetivo do aluno com a língua e seus usos. Este cenário, presente também na escola lócus da pesquisa, ensejou a sua realização. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a capacidade de leitura/produção reflexiva para proporcionar ao aluno do ensino fundamental o acesso a um ensino reflexivo da língua, que o torne um leitor crítico e consciente da realidade social e escolar, capaz de perceber diferentes sentidos nas mais variadas leituras de gêneros textuais. E assim, com o propósito de trabalhar a língua, discursivamente, enfatizando a construção de sujeitos e de sentidos (ORLANDI, 2008), objetiva-se analisar uma proposta de atividade didática, a partir do gênero charge sobre o ensino remoto emergencial, constituída e aplicada para ampliar a capacidade de leitura/produção crítica e reflexiva dos alunos (as) do 8° ano do ensino fundamental. O referencial teórico compõe-se dos estudos de Orlandi (2008; 2012), Antunes (2009), Bakhtin (2016), Brasil (2018), Cardoso (2014), Dolz e Schneuwly (2004), Koch (2018), Marcuschi (2008), Rojo (2023), dentre outros. Para atingir estes objetivos, esta pesquisa-ação, de cunho qualitativo, se deu a partir de uma sequência de atividades com o gênero charge. As atividades foram executadas em uma turma do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada no município de Serrinha/RN. A proposta com o gênero charge promoveu reflexões dos alunos (as) no tocante a situação social que ainda vivenciamos, mas que teve repercussões fortes no ensino e os fez situarem-se enquanto sujeitos desse momento histórico, na escola, compreenderem o papel do professor (a) nesse contexto e, as dificuldades e possibilidades desse momento singular na vida escolar deles. Palavras-chave: Ensino da língua. Análise do discurso. Ensino remoto emergencial
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spelling Charges sobre o ensino remoto emergencial: uma leitura discursiva para o ensino fundamentalCHARGES ABOUT EMERGENCY REMOTE EDUCATION: A DISCURSIVE READING FOR ELEMENTARY EDUCATIONEnsino da língua.Análise do discursoEnsino remoto emergencialLETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino da língua portuguesa (LP), apesar dos avanços linguísticos, ainda é marcado por práticas escolares tradicionais que muitas vezes, se distanciam do uso efetivo da língua, enquanto prática social. Na escola, não obstante as práticas didáticas trazidas pelos livros didáticos, ainda se percebem estratégias metodológicas poucos produtivas, que não exploram, satisfatoriamente, os gêneros textuais e as suas possibilidades de interação. Nesse sentido, o ensino de leitura e escrita, eixos essenciais para a constituição dos sujeitos em sociedade, ainda se ressente de experiências didáticas que possibilitem um contato mais efetivo do aluno com a língua e seus usos. Este cenário, presente também na escola lócus da pesquisa, ensejou a sua realização. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a capacidade de leitura/produção reflexiva para proporcionar ao aluno do ensino fundamental o acesso a um ensino reflexivo da língua, que o torne um leitor crítico e consciente da realidade social e escolar, capaz de perceber diferentes sentidos nas mais variadas leituras de gêneros textuais. E assim, com o propósito de trabalhar a língua, discursivamente, enfatizando a construção de sujeitos e de sentidos (ORLANDI, 2008), objetiva-se analisar uma proposta de atividade didática, a partir do gênero charge sobre o ensino remoto emergencial, constituída e aplicada para ampliar a capacidade de leitura/produção crítica e reflexiva dos alunos (as) do 8° ano do ensino fundamental. O referencial teórico compõe-se dos estudos de Orlandi (2008; 2012), Antunes (2009), Bakhtin (2016), Brasil (2018), Cardoso (2014), Dolz e Schneuwly (2004), Koch (2018), Marcuschi (2008), Rojo (2023), dentre outros. Para atingir estes objetivos, esta pesquisa-ação, de cunho qualitativo, se deu a partir de uma sequência de atividades com o gênero charge. As atividades foram executadas em uma turma do 8° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada no município de Serrinha/RN. A proposta com o gênero charge promoveu reflexões dos alunos (as) no tocante a situação social que ainda vivenciamos, mas que teve repercussões fortes no ensino e os fez situarem-se enquanto sujeitos desse momento histórico, na escola, compreenderem o papel do professor (a) nesse contexto e, as dificuldades e possibilidades desse momento singular na vida escolar deles. Palavras-chave: Ensino da língua. Análise do discurso. Ensino remoto emergencialThe teaching of the Portuguese language (PL), despite linguistic advances, is still marked by traditional school practices that often distance themselves from the effective use of the language as a social practice. At school, despite the didactic practices brought by textbooks, methodological strategies that are not very productive are still perceived, which do not satisfactorily explore textual genres and their possibilities of interaction. In this sense, the teaching of reading and writing, essential axes for the constitution of subjects in society, still lacks didactic experiences that allow a more effective contact of the student with the language and its uses. This scenario, also present in the research locus school, gave rise to its realization. This research is justified by the need to expand the reading/reflective production capacity to provide elementary school students with access to reflective language teaching, which makes them a critical and aware reader of social and school reality, capable of perceiving different senses in the most varied readings of textual genres. And so, with the purpose of working the language, discursively, emphasizing the construction of subjects and meanings (ORLANDI, 2008), the objective is to analyze a proposal for a didactic activity, based on the cartoon genre about emergency remote teaching, constituted and applied to expand the critical and reflective reading/production capacity of students in the 8th grade of elementary school. The theoretical framework is composed of studies by Orlandi (2008; 2012), Antunes (2009), Bakhtin (2016), Brasil (2018), Cardoso (2014), Dolz and Schneuwly (2004), Koch (2018), Marcuschi (2008), Rojo (2023), among others. To achieve these objectives, this action research, of a qualitative nature, was based on a sequence of activities with the cartoon genre. The activities were carried out in a class of the 8th grade of elementary school in a state public school, located in the municipality of Serrinha/RN. The proposal with the cartoon genre promoted students' reflections regarding the social situation we still experience, but which had strong repercussions on teaching and did them situate themselves as subjects of this historical moment, at school, to understand the role of the teacher in this context, and the difficulties and possibilities of this unique moment in their school life. Keywords: Language teaching. Discourse analysis. Emergency remote teachingCAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASLins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Farias, Luana Franscisleyde Pessoahttp://lattes.cnpq.br/8347703172423106Aquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Silva, Maria Solange de Lima2023-04-26T13:51:13Z2999-12-312023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Maria Solange de Lima. Charges sobre o ensino remoto emergencial: uma leitura discursiva para o ensino fundamental. 2023. [136 folhas]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campus III] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4605porALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Práticas de leituras para neo leitores. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2010. ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009 ANTUNES, Irandé. Análise de textos: Fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Série Estratégias de ensino) ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.Disponível em:https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 07 de junho de 2022. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 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