Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Pinto, José Antônio Ferreira lattes
Orientador(a): Germano, Marcelo Gomes lattes
Banca de defesa: Freire, Morgana Lígia de Farias lattes, Andrade, Rodrigo Ronelli Duarte de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Ensino de Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2101
Resumo: The number of potentials that we seek to develop in students who need additional activities to lectures are better exploited. The Science Fairs are part of those activities that can be present in the political pedagogical project of the schools, as well as enabling students to awaken a new perspective about science, also enable a more critical attitude and a more creative spirit, bringing them closer to the scientific community while promoting interaction between school and society. With this research, which rises in the context of the Science Fairs and Science Fairs in the project aimed to describe and evaluate the process of planning, implementation and evaluation of a Science Fair developed by Afonso Campos Public School in the city of Pocinhos -PB . Because we understand that the Science Fairs starting with the work in their classroom and in conjunction with faculty from various disciplines, we used qualitative research characterized as a case study of evaluative and participant observation. The review was taken from the content analysis of semi-structured interviews applied questionnaires to teachers, students and the participating public. We also discuss to what extent the work done by the teachers were considered successful when related to planning and goals of each project.
id UEPB_dcde665d68c09da9b51e62285f044aac
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2101
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Germano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Freire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Andrade, Rodrigo Ronelli Duarte deCPF:02527640486http://lattes.cnpq.br/9769230379441565CPF:06429766438http://lattes.cnpq.br/0868817484001159Pinto, José Antônio Ferreira2015-09-25T12:23:07Z2014-09-122014-04-10PINTO, José Antônio Ferreira. Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2101The number of potentials that we seek to develop in students who need additional activities to lectures are better exploited. The Science Fairs are part of those activities that can be present in the political pedagogical project of the schools, as well as enabling students to awaken a new perspective about science, also enable a more critical attitude and a more creative spirit, bringing them closer to the scientific community while promoting interaction between school and society. With this research, which rises in the context of the Science Fairs and Science Fairs in the project aimed to describe and evaluate the process of planning, implementation and evaluation of a Science Fair developed by Afonso Campos Public School in the city of Pocinhos -PB . Because we understand that the Science Fairs starting with the work in their classroom and in conjunction with faculty from various disciplines, we used qualitative research characterized as a case study of evaluative and participant observation. The review was taken from the content analysis of semi-structured interviews applied questionnaires to teachers, students and the participating public. We also discuss to what extent the work done by the teachers were considered successful when related to planning and goals of each project.As várias potencialidades que buscamos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhores exploradas. As Feiras de Ciências fazem parte dessas atividades que devem estar presentes no projeto político pedagógico das escolas, pois além de possibilitar que os alunos despertem um novo olhar da ciência através do processo de investigação do meio em que vivem, desenvolvem também uma atitude mais crítica e um espírito criativo, aproximando-os da comunidade científica ao mesmo tempo em que promovem a interação da escola com a sociedade. Mesmo assim são poucas as pesquisas que investigam e propõem estratégias para a realização das Feiras de Ciências. A partir de uma análise qualitativa da realização de uma Feira de Ciências na Escola Estadual Afonso Campos na cidade de Pocinhos-PB, buscamos compreender e propor formas de implementação, execução e avaliação dessa feira. Utilizamos a pesquisa pedagógica por entendermos que as Feiras de Ciências se iniciam com um trabalho na própria sala de aula e que sendo um trabalho em conjunto com outros professores de várias disciplinas o objetivo é reavaliar suas práticas constantemente buscando adaptações de forma que contribuam com um melhor rendimento de seus alunos. A avaliação foi feita a partir do conteúdo das falas que tiveram como instrumento de investigação entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores, alunos e ao público que participaram da feira. Analisamos também até que ponto os trabalhos desenvolvidos pelos professores foram considerados bem sucedidos relacionando o planejamento e os objetivos de cada projeto com os dados documentados do processo de acompanhamento da execução desses trabalhos. Consideramos como produto a própria dissertação tendo em vista que as discussões nela existentes podem transformar-se em um material profícuo para novos eventos desse tipo.Made available in DSpace on 2015-09-25T12:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdf: 13266729 bytes, checksum: 77e229e831e6edd4a2683035941f3223 (MD5) Previous issue date: 2014-04-10application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4137/PDF%20-%20Jose%20Antonio%20Ferreira%20Pinto.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaUEPBBREnsino de FísicaEnsino de FísicaFeira de CiênciasInteração comunidade-escolaCiência na escolaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFeira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALPDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdfapplication/pdf13266729http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2101/1/PDF+-+Jose+Antonio+Ferreira+Pinto.pdf77e229e831e6edd4a2683035941f3223MD51THUMBNAILPDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdf.jpgPDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdf.jpgimage/jpeg3868http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2101/2/PDF+-+Jose+Antonio+Ferreira+Pinto.pdf.jpgc6b4a33fb84015e11574a5c84921ff5bMD52tede/21012016-01-26 16:53:02.793oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.por.fl_str_mv Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
title Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
spellingShingle Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
Pinto, José Antônio Ferreira
Ensino de Física
Feira de Ciências
Interação comunidade-escola
Ciência na escola
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
title_full Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
title_fullStr Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
title_full_unstemmed Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
title_sort Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência
author Pinto, José Antônio Ferreira
author_facet Pinto, José Antônio Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:36867926487
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freire, Morgana Lígia de Farias
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:73835064487
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrade, Rodrigo Ronelli Duarte de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:02527640486
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9769230379441565
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:06429766438
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0868817484001159
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Antônio Ferreira
contributor_str_mv Germano, Marcelo Gomes
Freire, Morgana Lígia de Farias
Andrade, Rodrigo Ronelli Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Feira de Ciências
Interação comunidade-escola
Ciência na escola
topic Ensino de Física
Feira de Ciências
Interação comunidade-escola
Ciência na escola
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The number of potentials that we seek to develop in students who need additional activities to lectures are better exploited. The Science Fairs are part of those activities that can be present in the political pedagogical project of the schools, as well as enabling students to awaken a new perspective about science, also enable a more critical attitude and a more creative spirit, bringing them closer to the scientific community while promoting interaction between school and society. With this research, which rises in the context of the Science Fairs and Science Fairs in the project aimed to describe and evaluate the process of planning, implementation and evaluation of a Science Fair developed by Afonso Campos Public School in the city of Pocinhos -PB . Because we understand that the Science Fairs starting with the work in their classroom and in conjunction with faculty from various disciplines, we used qualitative research characterized as a case study of evaluative and participant observation. The review was taken from the content analysis of semi-structured interviews applied questionnaires to teachers, students and the participating public. We also discuss to what extent the work done by the teachers were considered successful when related to planning and goals of each project.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-25T12:23:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, José Antônio Ferreira. Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2101
identifier_str_mv PINTO, José Antônio Ferreira. Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPB
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2101/1/PDF+-+Jose+Antonio+Ferreira+Pinto.pdf
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2101/2/PDF+-+Jose+Antonio+Ferreira+Pinto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77e229e831e6edd4a2683035941f3223
c6b4a33fb84015e11574a5c84921ff5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1800227496206008320