A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Fernandes, Angela Maria Barbosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696
Resumo: A História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.
id UEPB_df26880f912c934d1b1c8ef7c8900d4d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2696
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cenaFerramenta de ensinoCalorContexto históricoTeatroEnsino de CiênciasScience teachingHeatTheatreEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.The History of Science linked to the theater form an important partnership for science teaching. Some research mention the importance of this relationship both for teaching and for the dissemination of science. In this sense the present study aimed to produce educational material that can be used for high school physics teachers to address the caloric theory in historical perspective through theater. The work is qualitative and has developed into a group of second year high school of Hortensius school Sousa Ribeiro- PREMEN, located in the city of Campina Grande. We reflect on the search for alternative use of the History of Science in the classroom, through strategies that will involve school students to consider all aspects before mentioned and understand the feasibility of using innovative methodological alternatives in room class.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico da92791662472http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silva, Ana Paula Bispo da09566731809http://lattes.cnpq.br/0263132634838418Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Fernandes, Angela Maria Barbosa2017-02-02T18:15:35Z2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-03T04:06:37Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-03T04:06:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
title A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
spellingShingle A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
Fernandes, Angela Maria Barbosa
Ferramenta de ensino
Calor
Contexto histórico
Teatro
Ensino de Ciências
Science teaching
Heat
Theatre
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
title_full A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
title_fullStr A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
title_full_unstemmed A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
title_sort A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
author Fernandes, Angela Maria Barbosa
author_facet Fernandes, Angela Maria Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
92791662472
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
Silva, Ana Paula Bispo da
09566731809
http://lattes.cnpq.br/0263132634838418
Rosa, Katemari Diogo da
90376064072
http://lattes.cnpq.br/2448258167033465
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Angela Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramenta de ensino
Calor
Contexto histórico
Teatro
Ensino de Ciências
Science teaching
Heat
Theatre
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ferramenta de ensino
Calor
Contexto histórico
Teatro
Ensino de Ciências
Science teaching
Heat
Theatre
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23
2017-02-02T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696
identifier_str_mv FERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458563207135232