A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696 |
Resumo: | A História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula. |
id |
UEPB_df26880f912c934d1b1c8ef7c8900d4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2696 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cenaFerramenta de ensinoCalorContexto históricoTeatroEnsino de CiênciasScience teachingHeatTheatreEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.The History of Science linked to the theater form an important partnership for science teaching. Some research mention the importance of this relationship both for teaching and for the dissemination of science. In this sense the present study aimed to produce educational material that can be used for high school physics teachers to address the caloric theory in historical perspective through theater. The work is qualitative and has developed into a group of second year high school of Hortensius school Sousa Ribeiro- PREMEN, located in the city of Campina Grande. We reflect on the search for alternative use of the History of Science in the classroom, through strategies that will involve school students to consider all aspects before mentioned and understand the feasibility of using innovative methodological alternatives in room class.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSilveira, Alessandro Frederico da92791662472http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Silva, Ana Paula Bispo da09566731809http://lattes.cnpq.br/0263132634838418Rosa, Katemari Diogo da90376064072http://lattes.cnpq.br/2448258167033465Fernandes, Angela Maria Barbosa2017-02-02T18:15:35Z2016-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-03T04:06:37Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-03T04:06:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
title |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
spellingShingle |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena Fernandes, Angela Maria Barbosa Ferramenta de ensino Calor Contexto histórico Teatro Ensino de Ciências Science teaching Heat Theatre EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
title_full |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
title_fullStr |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
title_full_unstemmed |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
title_sort |
A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena |
author |
Fernandes, Angela Maria Barbosa |
author_facet |
Fernandes, Angela Maria Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Alessandro Frederico da 92791662472 http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 Silva, Ana Paula Bispo da 09566731809 http://lattes.cnpq.br/0263132634838418 Rosa, Katemari Diogo da 90376064072 http://lattes.cnpq.br/2448258167033465 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Angela Maria Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramenta de ensino Calor Contexto histórico Teatro Ensino de Ciências Science teaching Heat Theatre EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ferramenta de ensino Calor Contexto histórico Teatro Ensino de Ciências Science teaching Heat Theatre EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23 2017-02-02T18:15:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458563207135232 |