Aluno com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado em Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Patrício, Maria Aparecida Marcelino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4164
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar práticas pedagógicas inclusivas que mediam o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, junto a alunos com deficiência intelectual que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido nas Salas de Recursos Multifuncionais, em escolas públicas do município de Queimadas, Paraíba, Brasil. Referindo-se a metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, tendo a entrevista semiestruturada e a análise documental como instrumentos para a coleta dos dados. Essa entrevista foi aplicada com cinco professores que atuam nas salas do AEE, no período de agosto a outubro de 2018. A entrevista foi dividida em duas secções, sendo a primeira para colher dados pessoais e profissionais e a segunda para colher dados relativos ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na área da matemática. A análise documental se fundamenta nas análises realizadas nos Planos de AEE elaborados pelos professores participantes da presente pesquisa. Os resultados das entrevistas indicaram que as dificuldades encontradas pelos docentes do AEE em promover encontros com os professores do ensino comum acabam comprometendo as práticas pedagógicas da área da matemática na sala de aula comum. Sobre a utilização de recursos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos os participantes da pesquisa relataram que fazem uso de diversos recursos manuais e digitais, inclusive na avaliação da aprendizagem. Referente a análise dos Planos de AEE, verificamos que os colaboradores, da presente pesquisa, demonstram sentir dificuldades em definir recursos que seriam aplicados e elaborar as atividades, como também, alinhar os objetivos com as metas previstas no processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Concluímos a importância de reforçarmos a necessidade de melhor investir em uma formação continua para os docentes do AEE, de forma que se tornem multiplicadores das ações no espaço escolar, a partir da realização de planejamentos em conjunto com professores da sala de aula comum.
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Essa entrevista foi aplicada com cinco professores que atuam nas salas do AEE, no período de agosto a outubro de 2018. A entrevista foi dividida em duas secções, sendo a primeira para colher dados pessoais e profissionais e a segunda para colher dados relativos ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na área da matemática. A análise documental se fundamenta nas análises realizadas nos Planos de AEE elaborados pelos professores participantes da presente pesquisa. Os resultados das entrevistas indicaram que as dificuldades encontradas pelos docentes do AEE em promover encontros com os professores do ensino comum acabam comprometendo as práticas pedagógicas da área da matemática na sala de aula comum. Sobre a utilização de recursos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos os participantes da pesquisa relataram que fazem uso de diversos recursos manuais e digitais, inclusive na avaliação da aprendizagem. Referente a análise dos Planos de AEE, verificamos que os colaboradores, da presente pesquisa, demonstram sentir dificuldades em definir recursos que seriam aplicados e elaborar as atividades, como também, alinhar os objetivos com as metas previstas no processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Concluímos a importância de reforçarmos a necessidade de melhor investir em uma formação continua para os docentes do AEE, de forma que se tornem multiplicadores das ações no espaço escolar, a partir da realização de planejamentos em conjunto com professores da sala de aula comum.This research has as a main objective to investigate inclusive pedagogical practices that mediate the teaching-learning process of mathematical contents, beside students with intellectual disabilities who receive Specialized Educational Assistance (SEA) offered in the Multifunctional Resource Rooms, at public schools in the municipality of Queimadas, Paraíba, Brazil. Referring to the methodology, a descriptive research was carried out with a qualitative approach, with the semi-structured interview and the documentary analysis as instruments for data collection. This interview was applied with five teachers who worked in the SEA rooms, from August to October 2018. The interview was divided into two sections, the first to collect personal and professional data and the second to collect data related to the teaching- learning process of students with intellectual disabilities in mathematics. The documentary analysis is based on the analysis carried out in the SEA Plans prepared by the teachers that participated in the present research. The results of the interviews indicated that the difficulties encountered by SAE teachers in promoting meetings with teachers of regular classes end up compromising the pedagogical practices of mathematics in the common classroom. Regarding the use of pedagogical resources in the teaching-learning process of mathematical content, the research participants reported that they make use of several manual and digital resources, including in the assessment of learning. Regarding the analysis of SEA Plans, we found that the collaborators in the present research demonstrate difficulties in defining resources that would be applied and elaborating the activities, as well as aligning the objectives with the goals foreseen in the student's teaching-learning process with intellectual disability. We conclude the importance of reinforcing the need to better invest in continuous training for SEA teachers, so that they become multipliers of actions in the school space, based on the realization of plans in conjunction with teachers in the common classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415Carvalho , Carolina FernandesP794477Barboza , Pedro Lúcio13196596400Santiago , Zélia Maria de Arruda20448023415Patrício, Maria Aparecida Marcelino2022-02-24T19:06:56Z2020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPATRÍCIO, Maria Aparecida Marcelino. Aluno com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado em Matemática. 2020. 114f. 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