Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual da Paraíba
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Física
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100 |
Resumo: | This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn. |
id |
UEPB_f328ac235c565dedfbaf8b42477750f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2100 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Lins, Abigail FregniCPF:11478816856LINS, Abigail FregniGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Souza, Cristiane Fernandes deCPF:89137396404http://lattes.cnpq.br/6585787760024139CPF:97724297487http://lattes.cnpq.br/5470594003764583Silva, Oberlan da2015-09-25T12:23:06Z2014-09-122014-04-04SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn.O presente trabalho traz um inventário da Educação Integral em Pernambuco. Apresenta seus primeiros idealizadores e projetos no Brasil. Trata também das políticas públicas de incentivo e financiamento e dos números atuais que denotam o avanço desta modalidade de ensino. Foi traçado um panorama histórico, para discutir os impactos deste modelo a partir da literatura e analisar o referido programa. Para isso, recorremos aos dados da educação brasileira em âmbito nacional e da Secretaria de Educação do referido estado. Mostramos o avanço deste Programa através dos índices instituídos pelos Programas da Melhoria da Educação do Governo Federal, para traçarmos um perfil entre as escolas de único turno e a escola integral. Como parâmetro adotamos a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra situada na cidade de Macaparana como ponto central de nossa pesquisa. Os dados aqui obtidos deixam clara a diferença entre os dois tipos de escolas. Constatamos que os índices educacionais, as metas projetadas, o acesso a outros níveis de ensino, o sucesso em avaliações externas e a formação para a cidadania tem diferenças significativas entre as que são de tempo integral e as que são de turno único.Made available in DSpace on 2015-09-25T12:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Oberlan da Silva.pdf: 2323458 bytes, checksum: 940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254 (MD5) Previous issue date: 2014-04-04application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4132/PDF%20-%20Oberlan%20da%20Silva.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaUEPBBREnsino de FísicaEducação integralEducação integral - PernambucoPolíticas públicasPolítica educacionalWhole educationWhole education-PernambucoPublic politicsEducacional politicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALPDF - Oberlan da Silva.pdfapplication/pdf2323458http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/1/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254MD51THUMBNAILPDF - Oberlan da Silva.pdf.jpgPDF - Oberlan da Silva.pdf.jpgimage/jpeg3514http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/2/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf.jpg4d73d805f01b0d667c1ea3a91df97bc1MD52tede/21002016-01-26 16:53:53.927oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
title |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
spellingShingle |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo Silva, Oberlan da Educação integral Educação integral - Pernambuco Políticas públicas Política educacional Whole education Whole education-Pernambuco Public politics Educacional politics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
title_full |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
title_fullStr |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
title_full_unstemmed |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
title_sort |
Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo |
author |
Silva, Oberlan da |
author_facet |
Silva, Oberlan da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Cidoval Morais de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:47798521453 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lins, Abigail Fregni |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:11478816856 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
LINS, Abigail Fregni |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:36867926487 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Souza, Cristiane Fernandes de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:89137396404 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6585787760024139 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:97724297487 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5470594003764583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Oberlan da |
contributor_str_mv |
Sousa, Cidoval Morais de Lins, Abigail Fregni Germano, Marcelo Gomes Souza, Cristiane Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Educação integral - Pernambuco Políticas públicas Política educacional |
topic |
Educação integral Educação integral - Pernambuco Políticas públicas Política educacional Whole education Whole education-Pernambuco Public politics Educacional politics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Whole education Whole education-Pernambuco Public politics Educacional politics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-25T12:23:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100 |
identifier_str_mv |
SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UEPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/1/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/2/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254 4d73d805f01b0d667c1ea3a91df97bc1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1797038542967275520 |