Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Oberlan da lattes
Orientador(a): Sousa, Cidoval Morais de lattes
Banca de defesa: Lins, Abigail Fregni lattes, Germano, Marcelo Gomes lattes, Souza, Cristiane Fernandes de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Departamento: Ensino de Física
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100
Resumo: This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn.
id UEPB_f328ac235c565dedfbaf8b42477750f5
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2100
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Lins, Abigail FregniCPF:11478816856LINS, Abigail FregniGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Souza, Cristiane Fernandes deCPF:89137396404http://lattes.cnpq.br/6585787760024139CPF:97724297487http://lattes.cnpq.br/5470594003764583Silva, Oberlan da2015-09-25T12:23:06Z2014-09-122014-04-04SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn.O presente trabalho traz um inventário da Educação Integral em Pernambuco. Apresenta seus primeiros idealizadores e projetos no Brasil. Trata também das políticas públicas de incentivo e financiamento e dos números atuais que denotam o avanço desta modalidade de ensino. Foi traçado um panorama histórico, para discutir os impactos deste modelo a partir da literatura e analisar o referido programa. Para isso, recorremos aos dados da educação brasileira em âmbito nacional e da Secretaria de Educação do referido estado. Mostramos o avanço deste Programa através dos índices instituídos pelos Programas da Melhoria da Educação do Governo Federal, para traçarmos um perfil entre as escolas de único turno e a escola integral. Como parâmetro adotamos a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra situada na cidade de Macaparana como ponto central de nossa pesquisa. Os dados aqui obtidos deixam clara a diferença entre os dois tipos de escolas. Constatamos que os índices educacionais, as metas projetadas, o acesso a outros níveis de ensino, o sucesso em avaliações externas e a formação para a cidadania tem diferenças significativas entre as que são de tempo integral e as que são de turno único.Made available in DSpace on 2015-09-25T12:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Oberlan da Silva.pdf: 2323458 bytes, checksum: 940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254 (MD5) Previous issue date: 2014-04-04application/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4132/PDF%20-%20Oberlan%20da%20Silva.pdf.jpgporUniversidade Estadual da ParaíbaMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaUEPBBREnsino de FísicaEducação integralEducação integral - PernambucoPolíticas públicasPolítica educacionalWhole educationWhole education-PernambucoPublic politicsEducacional politicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPBORIGINALPDF - Oberlan da Silva.pdfapplication/pdf2323458http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/1/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254MD51THUMBNAILPDF - Oberlan da Silva.pdf.jpgPDF - Oberlan da Silva.pdf.jpgimage/jpeg3514http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/2/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf.jpg4d73d805f01b0d667c1ea3a91df97bc1MD52tede/21002016-01-26 16:53:53.927oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
title Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
spellingShingle Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
Silva, Oberlan da
Educação integral
Educação integral - Pernambuco
Políticas públicas
Política educacional
Whole education
Whole education-Pernambuco
Public politics
Educacional politics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
title_full Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
title_fullStr Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
title_full_unstemmed Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
title_sort Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo
author Silva, Oberlan da
author_facet Silva, Oberlan da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Cidoval Morais de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47798521453
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lins, Abigail Fregni
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:11478816856
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv LINS, Abigail Fregni
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:36867926487
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Cristiane Fernandes de
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:89137396404
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585787760024139
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:97724297487
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5470594003764583
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Oberlan da
contributor_str_mv Sousa, Cidoval Morais de
Lins, Abigail Fregni
Germano, Marcelo Gomes
Souza, Cristiane Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Educação integral - Pernambuco
Políticas públicas
Política educacional
topic Educação integral
Educação integral - Pernambuco
Políticas públicas
Política educacional
Whole education
Whole education-Pernambuco
Public politics
Educacional politics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Whole education
Whole education-Pernambuco
Public politics
Educacional politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work presents an inventory of Integral Education in Pernambuco. Presents its first creators and projects in Brazil. Also deals with the public politics of incentives and financing and current numbers denoting advancement of this teaching modality. A historical overview was drawn to discuss the impacts of this model from the literature and analyze the program. For this, we used the data of Brazilian education at the national and the Department of Education said the state level. Show the progress of this program through the indices established by the Improvement of the Federal Government Education Programs, to trace a profile between the schools and the full single shift school. As parameter we adopt the School for Excellence in Secondary Teacher Benedita de Morais Guerra located in the city of Macaparana as the central point of our research. The data obtained here make clear the difference between the two types of schools. We found that the educational indices, the projected goals, access to other levels of education, success in external assessments and training for citizenship has significant differences between those who are full-time and those who are single turn.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-25T12:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100
identifier_str_mv SILVA, Oberlan da. Uma trajetória de educação integral em Pernambuco: os limites e as possibilidades de opções metodológicas e organizações de espaço e tempo. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPB
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/1/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/2100/2/PDF+-+Oberlan+da+Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 940f1fb07a7233efac2cc7feb5980254
4d73d805f01b0d667c1ea3a91df97bc1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1797038542967275520