O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Raquel Paula da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4608
Resumo: Muito nos angustia a difícil realidade da educação em nosso país, sobretudo nesses 2 (dois) últimos anos com a disseminação da pandemia do COVID-19. No entanto, apesar de percebermos que a negligência com a educação se intensificou com a pandemia, reconhecemos que essa é uma problemática antiga, principalmente no tocante ao processo de alfabetização. Desse modo, o nosso objetivo é analisar como os jogos educativos embasados na ludicidade e nas multissemioses podem contribuir com o processo de alfabetização em contexto de letramento. Nesse sentido, buscaremos estimular o processo de leitura e de escrita, no 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do lúdico e de suas multissemioses. Além disso, iremos abordar cada processo – Leitura e escrita, Alfabetização e letramento, Multissemioses e Ludicidade - mostrando seus conceitos, características e particularidades. Para construção deste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza descritiva e propositiva, empregando um procedimento de pesquisa bibliográfica, e uma abordagem de cunho qualitativa. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nas perspectivas de alguns estudiosos, a exemplo: Almeida (2013/2014), Andrade e Silva (2015), Cunha (2013), Diniz (2018), França (2016), Kleiman (2005), Morais (2012), Rojo (2010), Leite e Colello (2010), Lopes (2015), Morais (21012), Mineiro e D`Ávila (2019), Nöth (2013), Pignatari (2004), Soares (2021), entre outros. Acrescenta-se ainda, as contribuições dos documentos oficiais: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Logo, considerando os estudos que fizemos sobre os processos de leitura e de escrita dos alunos inseridos no 2º ano do Ensino Fundamental, entendemos que as multissemioses que aparecem nos jogos pedagógicos podem proporcionar um melhor desenvolvimento dessas habilidades nos educandos. Constatamos, a partir das discussões teóricas e metodológicas, que os jogos pedagógicos atrelados às multissemioses são ferramentas didático-pedagógicas que contribuem positivamente para a aquisição das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
id UEPB_f779c719d9239082bcb276551a2d874e
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4608
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamentalAlfabetizaçãoLetramentoLúdicoMultissemioseEnsinoAlphabetizationLiteracyLudicMulti SemiosisTeachingLETRAS::LINGUA PORTUGUESAMuito nos angustia a difícil realidade da educação em nosso país, sobretudo nesses 2 (dois) últimos anos com a disseminação da pandemia do COVID-19. No entanto, apesar de percebermos que a negligência com a educação se intensificou com a pandemia, reconhecemos que essa é uma problemática antiga, principalmente no tocante ao processo de alfabetização. Desse modo, o nosso objetivo é analisar como os jogos educativos embasados na ludicidade e nas multissemioses podem contribuir com o processo de alfabetização em contexto de letramento. Nesse sentido, buscaremos estimular o processo de leitura e de escrita, no 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do lúdico e de suas multissemioses. Além disso, iremos abordar cada processo – Leitura e escrita, Alfabetização e letramento, Multissemioses e Ludicidade - mostrando seus conceitos, características e particularidades. Para construção deste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza descritiva e propositiva, empregando um procedimento de pesquisa bibliográfica, e uma abordagem de cunho qualitativa. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nas perspectivas de alguns estudiosos, a exemplo: Almeida (2013/2014), Andrade e Silva (2015), Cunha (2013), Diniz (2018), França (2016), Kleiman (2005), Morais (2012), Rojo (2010), Leite e Colello (2010), Lopes (2015), Morais (21012), Mineiro e D`Ávila (2019), Nöth (2013), Pignatari (2004), Soares (2021), entre outros. Acrescenta-se ainda, as contribuições dos documentos oficiais: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Logo, considerando os estudos que fizemos sobre os processos de leitura e de escrita dos alunos inseridos no 2º ano do Ensino Fundamental, entendemos que as multissemioses que aparecem nos jogos pedagógicos podem proporcionar um melhor desenvolvimento dessas habilidades nos educandos. Constatamos, a partir das discussões teóricas e metodológicas, que os jogos pedagógicos atrelados às multissemioses são ferramentas didático-pedagógicas que contribuem positivamente para a aquisição das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.We are distressed by the difficult reality of education in our country, especially in these last 2(two) years with the spread of the covid-19 pandemic. However, despite realizing that neglect of education has intensified with the pandemic, we recognize that this is na old problem, especially with regard to the alphabetization process. Analyze how educational games based on ludicity and multi semiosis can contribute to the alphabetization process in a literacy context. In that regard, we will seek to stimulate the reading and writing process, in the 2nd year of Elementary School, through ludic and its multi semiosis. Furthermore, we will address each process – Reading and Writing, Alphabetization and Literacy, Multi semiosis and Ludicity – showing is concepts, characteristics and particularities. For the construction of this work, a methodology of a descriptive and propositional nature was used, employing a bibliographic research procedure, and a qualitative approach. Therefore, our theoretical foundation is based on the perspectives os some scholars, for example: Almeida (2013/ 2014), Andrade and Silva (2015), Cunha (2013), Diniz (2018), França (2016), Kleiman (2005), Morais (2012), Rojo (2010), Leite and Colello (2010), Lopes (2015), Morais (2012), Mineiro and D’Ávila (2019), Nöth (2013), Pignatari (2004), Soares (2021), among others. Therefore, the contributions of official documents: Child and Adolescent Statute (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990), Law Guidelines and Bases of National Curriculum (LDB – Lei de diretrizes e Bases da educação Nacional, 1996), National Curriculum Parameters (PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998), Common National Curriculum Bases (BNCC – Base Nacional Comum Curricular, 2017), as well as the Linguistics Dictionaries (2006) and the Minidictionary of the Portuguese Language by Evanildo Bechara (2009). Before long, considering the studies we carried out on the reading and writing process of students enrolled in the 2nd year of Elementary School, we understand that the multi semiosis that appear in pedagogical games can provide a better development of children’s language skills. We found, from the theoretical and methodological discussions, that pedagogical games linked to multi semiosis are didactic-pedagogical tools that contribute positively to the acquisition of reading and writing skills by students in the 2nd year os Elementary School.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMartins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Farias, Luana Francisleyde Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/8347703172423106Silva, Raquel Paula da2023-04-27T13:29:25Z2999-12-312023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfSilva, Raquel Paula da. O lúdico e as multissemioses: Ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2ºano do Ensino Fundamental. 2023. 152. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4608porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-04-27T13:29:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-04-27T13:29:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
title O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
Silva, Raquel Paula da
Alfabetização
Letramento
Lúdico
Multissemiose
Ensino
Alphabetization
Literacy
Ludic
Multi Semiosis
Teaching
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
title_full O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
title_sort O lúdico e as multimeioses: ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2º ano do ensino fundamental
author Silva, Raquel Paula da
author_facet Silva, Raquel Paula da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Iara Ferreira de Melo
http://lattes.cnpq.br/3624042741764952
Silva, Rosângela Neres Araújo da
http://lattes.cnpq.br/2398653747944135
Farias, Luana Francisleyde Pessoa de
http://lattes.cnpq.br/8347703172423106
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Paula da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Lúdico
Multissemiose
Ensino
Alphabetization
Literacy
Ludic
Multi Semiosis
Teaching
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Alfabetização
Letramento
Lúdico
Multissemiose
Ensino
Alphabetization
Literacy
Ludic
Multi Semiosis
Teaching
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Muito nos angustia a difícil realidade da educação em nosso país, sobretudo nesses 2 (dois) últimos anos com a disseminação da pandemia do COVID-19. No entanto, apesar de percebermos que a negligência com a educação se intensificou com a pandemia, reconhecemos que essa é uma problemática antiga, principalmente no tocante ao processo de alfabetização. Desse modo, o nosso objetivo é analisar como os jogos educativos embasados na ludicidade e nas multissemioses podem contribuir com o processo de alfabetização em contexto de letramento. Nesse sentido, buscaremos estimular o processo de leitura e de escrita, no 2º ano do Ensino Fundamental, por meio do lúdico e de suas multissemioses. Além disso, iremos abordar cada processo – Leitura e escrita, Alfabetização e letramento, Multissemioses e Ludicidade - mostrando seus conceitos, características e particularidades. Para construção deste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza descritiva e propositiva, empregando um procedimento de pesquisa bibliográfica, e uma abordagem de cunho qualitativa. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nas perspectivas de alguns estudiosos, a exemplo: Almeida (2013/2014), Andrade e Silva (2015), Cunha (2013), Diniz (2018), França (2016), Kleiman (2005), Morais (2012), Rojo (2010), Leite e Colello (2010), Lopes (2015), Morais (21012), Mineiro e D`Ávila (2019), Nöth (2013), Pignatari (2004), Soares (2021), entre outros. Acrescenta-se ainda, as contribuições dos documentos oficiais: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Logo, considerando os estudos que fizemos sobre os processos de leitura e de escrita dos alunos inseridos no 2º ano do Ensino Fundamental, entendemos que as multissemioses que aparecem nos jogos pedagógicos podem proporcionar um melhor desenvolvimento dessas habilidades nos educandos. Constatamos, a partir das discussões teóricas e metodológicas, que os jogos pedagógicos atrelados às multissemioses são ferramentas didático-pedagógicas que contribuem positivamente para a aquisição das habilidades de leitura e de escrita dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-27T13:29:25Z
2023-03-30
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Raquel Paula da. O lúdico e as multissemioses: Ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2ºano do Ensino Fundamental. 2023. 152. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4608
identifier_str_mv Silva, Raquel Paula da. O lúdico e as multissemioses: Ensino de leitura e de escrita na perspectiva de alfabetizar letrando no 2ºano do Ensino Fundamental. 2023. 152. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1843993982970888192