Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Leite, Quesia dos Santos Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3559
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) vem provocando reflexões relativas à forma de ensinar e de aprender. Diversos recursos e metodologias utilizam as TDIC como suporte de construção do conhecimento, mas que nem sempre são associadas a uma estratégia didática. A prática pedagógica em sala de aula necessita de constantes atualizações e pensar como as tecnologias digitais podem contribuir para a construção do conhecimento nas aulas de língua portuguesa vem a ser um dos passos importantes nessa etapa. Esta pesquisa apresenta o podcast como um recurso didático digital e como seu uso nos processos de ensino-aprendizagem podem propiciar uma maior interatividade, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Este estudo pautou-se na questão norteadora: como as tecnologias digitais, em especial o gênero multimodal podcast, podem ser facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e as suas variações? A partir das responsabilidades que são atribuídas ao professor, definiu-se o seguinte objetivo geral: fazer uso das tecnologias digitais em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da variação linguística. Como objetivos específicos, delimitou-se a) favorecer aos alunos um maior entendimento sobre o tema variação linguística; b) possibilitar a elaboração de podcast educacional pelos alunos; c) elaborar um módulo didático com um tutorial para a elaboração do podcast e atividade sobre o assunto. Para elucidar o papel das tecnologias digitais na educação, este estudo utilizou a língua portuguesa e as suas conexões entre a língua e sociedade. A literatura utilizada quando se refere à variação linguística foi as discussões encontradas em Antunes (2003, 2005, 2007, 2009); em relação à Sociolinguística, foram introduzidos os estudos de Bagno (2007) e Martelotta (2009) e para os podcasts, tomou-se como referência os trabalhos de Moura e Carvalho (2006), Leão (2011), Leite (2015), dentre outros. Para tanto, esta pesquisa teve como participantes alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE. A abordagem metodológica adotada foi de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, do tipo mista e quanto ao método empregado foi o estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de informações, optou-se pela aplicação de questionários que se referem à variação da língua, do perfil daqueles que nasceram imersos às tecnologias digitais, da análise após produção do podcast e de uma entrevista semiestruturada. Com a intenção de intervir na realidade da sala de aula e introduzir as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem da variação linguística, uma sequência didática foi elaborada e aplicada, apresentando as possibilidades de interação, participação e produção do gênero multimodal podcast no ensino da língua portuguesa. Posteriormente, os podcasts produzidos pelos participantes foram disponibilizados na plataforma Podomatic. Além disso, com a finalidade de contribuir na prática pedagógica do professor, mediador do conhecimento, construiu-se um módulo didático que traz um tutorial para a construção de um podcast e uma proposta de atividade. Os podcasts produzidos foram classificados e categorizados no intuito de sugerir estratégias de uso mediado pelo professor na sala de aula. Os resultados alcançados indicam o potencial educativo dos podcasts, que serviram como recursos didáticos digitais para o ensino de português na escola. Foi possível observar o impacto que os textos multimodais e as TDIC podem causar aos envolvidos (professores e alunos).
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spelling Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital1. Ensino de português. 2. Variação linguística. 3. TDIC. 4. Gêneros multimodais. 5. PodcastCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) vem provocando reflexões relativas à forma de ensinar e de aprender. Diversos recursos e metodologias utilizam as TDIC como suporte de construção do conhecimento, mas que nem sempre são associadas a uma estratégia didática. A prática pedagógica em sala de aula necessita de constantes atualizações e pensar como as tecnologias digitais podem contribuir para a construção do conhecimento nas aulas de língua portuguesa vem a ser um dos passos importantes nessa etapa. Esta pesquisa apresenta o podcast como um recurso didático digital e como seu uso nos processos de ensino-aprendizagem podem propiciar uma maior interatividade, contribuindo para a aprendizagem dos alunos. Este estudo pautou-se na questão norteadora: como as tecnologias digitais, em especial o gênero multimodal podcast, podem ser facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e as suas variações? A partir das responsabilidades que são atribuídas ao professor, definiu-se o seguinte objetivo geral: fazer uso das tecnologias digitais em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da variação linguística. Como objetivos específicos, delimitou-se a) favorecer aos alunos um maior entendimento sobre o tema variação linguística; b) possibilitar a elaboração de podcast educacional pelos alunos; c) elaborar um módulo didático com um tutorial para a elaboração do podcast e atividade sobre o assunto. Para elucidar o papel das tecnologias digitais na educação, este estudo utilizou a língua portuguesa e as suas conexões entre a língua e sociedade. A literatura utilizada quando se refere à variação linguística foi as discussões encontradas em Antunes (2003, 2005, 2007, 2009); em relação à Sociolinguística, foram introduzidos os estudos de Bagno (2007) e Martelotta (2009) e para os podcasts, tomou-se como referência os trabalhos de Moura e Carvalho (2006), Leão (2011), Leite (2015), dentre outros. Para tanto, esta pesquisa teve como participantes alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE. A abordagem metodológica adotada foi de natureza quantitativa e qualitativa, ou seja, do tipo mista e quanto ao método empregado foi o estudo de caso. Como instrumentos para a coleta de informações, optou-se pela aplicação de questionários que se referem à variação da língua, do perfil daqueles que nasceram imersos às tecnologias digitais, da análise após produção do podcast e de uma entrevista semiestruturada. Com a intenção de intervir na realidade da sala de aula e introduzir as tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem da variação linguística, uma sequência didática foi elaborada e aplicada, apresentando as possibilidades de interação, participação e produção do gênero multimodal podcast no ensino da língua portuguesa. Posteriormente, os podcasts produzidos pelos participantes foram disponibilizados na plataforma Podomatic. Além disso, com a finalidade de contribuir na prática pedagógica do professor, mediador do conhecimento, construiu-se um módulo didático que traz um tutorial para a construção de um podcast e uma proposta de atividade. Os podcasts produzidos foram classificados e categorizados no intuito de sugerir estratégias de uso mediado pelo professor na sala de aula. Os resultados alcançados indicam o potencial educativo dos podcasts, que serviram como recursos didáticos digitais para o ensino de português na escola. Foi possível observar o impacto que os textos multimodais e as TDIC podem causar aos envolvidos (professores e alunos).The use of Digitals Information and Communication Technologies (DICT) has been provoking reflections on the way of teaching and learning. Several tools and methodologies use DICT as a support for knowledge construction but are not always associated with a didactic strategy. The pedagogical practice in the classroom needs constant updating and thinking about how digital technologies can contribute to the construction of knowledge in Portuguese language classes is one of the important steps in this stage. This research presents the podcast as a digital didactic resource and how its use in the teaching-learning processes can provide greater interactivity, contributing to students' learning. This study was based on the guiding question, to understand how Digital Technologies, especially podcasts, can be facilitators in the teaching-learning process of the Portuguese language and its variations? From the responsibilities that are assigned to the teacher, we define the following general objective: make use of digital technologies in the classroom in the teaching-learning process of linguistic variation. As specific objectives, it was defined a) to provide students a better understanding of the topic of linguistic variation; b) enable the elaboration of an educational podcast by the students; c) to elaborate a didactic manual with a tutorial for the elaboration of the podcast and activity on the matter. To elucidate the role of digital technologies in education, this study used the Portuguese language and its connections between language and society. The literature used when referring to linguistic variation was the discussions found in Antunes (2003, 2005, 2007, 2009); in relation to Sociolinguistics, the studies of Bagno (2007) were introduced, and Martelotta (2009), and for the podcasts, we take as reference the works of Moura and Carvalho (2006), Leão (2011), Leite (2015), among others. Therefore, this research had as participants students from a group of the 3rd year of High School, of the private school, located in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE. The methodological approach adopted was of a quantitative and qualitative nature, that is, mixed and the method used was the case study. As instruments for the collection of data, we opted for the application of questionnaires that refer to the variation of the language, profile of those who were born immersed in digital technologies, analysis after podcast production and a semi-structured interview. With the intention of intervening in the reality of the classroom and introduce digital technologies in the teaching-learning process of linguistic variation, a didactic sequence was developed and applied, presenting the possibilities of interaction, participation and production of the podcast multimodal genre in the teaching of Portuguese language. Subsequently, the podcasts produced by the participants were made available on the podomatic platform. In addition, with the purpose of contributing in the pedagogical practice of the teacher, the mediator of knowledge, a didactic module was constructed that constructed a tutorial for the construction of a podcast, and a proposal of activity. The podcasts produced were classified and categorized in order to suggest strategies of use mediated by the teacher in the classroom. The results indicate the educational potential of podcasts, which served as digital didactic resources for Portuguese teaching in school. It was possible to observe the impact that multimodal texts and ICT can cause to those involved (teachers and students).Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPAranha, Simone Dália de GusmãoLeite, Quesia dos Santos Souza2019-11-07T16:59:33Z2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeite, Quesia dos Santos Souza. Podcast no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: o trabalho com a variação linguística na era digital. 2018. 124f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-11-08T04:11:31Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-11-08T04:11:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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