Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Dimbarre, George Ramon lattes
Orientador(a): Petruski, Maura Regina Petruski lattes
Banca de defesa: Carneiro, Maristela lattes, Gonçalves, Vilson André Moreira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Departamento: Departamento de História
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas.
id UEPG_532ca597260323d40f1dfb9df08e83d0
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/3501
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Petruski, Maura Regina Petruski451.974.669-87http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771980A6&tokenCaptchar=03AGdBq26X24gWfyZHkQ01Ttgq0fIkYX5FY1pXbrB1vLay7KF4di1K1hvoRga2TYZsagWWcKev7Irw2PSZcU9biyf5vkP5iiJaTFpUpPy1Gi9LEetHaoXkdbP0neoMKj1ZAr4fuqtLSsorcIJqW1anbzrWQhkhRx8WAZJ04fRTthOC2Y5xqH6lxwrRKoOfK8crHau2LZKPZjwUMCkD8efyHI_xhsFb0S7pUuQHqpiwjyIlo49ePhOHarIY_HRGjRv6sRADqwqfDPhGLOHrl4WxKS7fhQqnu2-EGD87f3VibB6TcsZ3sRG-45KtS7l9LdqQaIfpTdZCQG2Iwrg7fz5Np2EbY75VM0_27wxX80C0NoeezBa3sRROiDGxwi7eQ1de0nYZyZdj9t26bjngOLe-fA6Q6epfG6ZjqxgzLmkMbwPLXpdBWTh6gq92WC_jRH9jhVHf7o-JFKgzdm-EUJMT-98mKlm6Sq9XxQSanto, Janaina de Paula do Espírito037.424.089-25http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778411P9&tokenCaptchar=03AGdBq25FVVlyfBju9GNVJZ5nbs_trZPzrtyrhYitTj_RayiqV6mCdCmznlXyqOYmC1mb5J2sKx2h4hXhthDVjYVIYdh0hRK1GrtppTa2_13AT6ACbevItx6QU6N1-nOch_JVckkTjxknsek45i2tT4vlcnJyKc0uzxpuPaEoU_3-tB-QdqOhRAcQbjDJHzd9HTJPwDs6yf2DLqJZzI33JgVge24lPbSXC9xt8Z4qOrdGOjL0ETBM9fjOc3kzxn5-2yW3-lSPTY2yLKUb0Y9EDufMPV8O_mdWf-XUWfN1QokiJ0h5pjaw9i_AZ4imXeorhFViT5QWTCOmTObV1fuMcDcHyyUnpO9g0NR3SFcwnzkFD0k4y1zsbH2-rAoQto5-cIrg4LSFkzHAx2iAU2GBA92mTFFMPK2pCSIHpU7YykPokYAJpg-Pxz4k4ITxVZa78R11lkUh4spWUTymRSHrNgb4JYrJMgLX2QCarneiro, Maristela052.501.979-06http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240686J9&tokenCaptchar=03AGdBq24HESlRolaWnidd9KZ9BUjwQ82hI3ZEE-KvmINyD34tCEO4Vt2mR-SMVeYz7zKn8lspOgRAaKJGO4CJsyzHqQIqGhdVd8--NaFI7IRbWppDNbvOAJiGe3b6P7FhxMPndI94hRdJ5v-AiGImQ-1tATTwYBxwAh3CyShrmo4rsoKKLCejROm21CmZGGi6qrYOj5TEovzAKn8ta56iWeeWQ-K3BhFzP9us-PlvvKu632hBcvRpRAz5jhqUeEy_2FHsct2_Gi6i8U1j8v5J3UDBsiv1NqMXZzPxoLNTy994RMc3LpW4tlESNtMs63zKFm2j0eINq8pmDqnT3EoI4-HwzVNiu4PYzBW6gaaxXDSMDsayUIba4Z3php7nqMNpSODayXPGX9Yr6aAgywXNg8152p_hRzo1dqFVkMuKlyGBvuwNTPXZbOTSHQzpLCK2XFnYz605A43Qx8q5wz6OO62UmhUHMzZVUgGonçalves, Vilson André Moreira058416509-98http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210836T9&tokenCaptchar=03AGdBq26vUCQe2GkRs3MYxZB_svbGhtmVhINUm79X2TkCVVG6DKYmZ_ETjXHiJFIuynWOs-RFVF7dwMi2k1_jgz5jrojBxjQBDjDcbkp9RpFSVjLZQsMI2vAhczLGn5gEgiGcbnYzRp3b2zn2_uxDfLYHWW9esAkybKOwBVLCkN9CaZ-ZMzvaWS3bTVFZjQCbZSX6OJmU1v3VlMe7KNraeNZzluAYN-E58j0Cps2Y-Sq4XxOA6e5W0rIqAsSXKhOoSTQihH47vNLd88BJx4GYTPnB-OxQDDWUTL6ye3UzOTvoTwioMTDZSZsp6__sj1cFIpx-i9LahskvkhDmYwjTRvvXNavqwAfzv9zY4hnEfKXNXIy0qmutdXCdxSRghDbRJaNYpRGMEY6ShqIfa2xa74ySfDIbtWZTDahty_oxcb3TaBSS35aFXsFSd6ObqodcBYLD74TE8CbIseJJdxtEDO36xQvX-Ut0jAUniversidade Federal do Mato GrossoSecretaria de Estado da Educação do Paraná083824519-69http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4357119D6&tokenCaptchar=03AGdBq24wBnOdaJy8dJOvhaLXhr3V8g0Nen-CQp-oUokqYVMTMd-zDaNjLi-84Dt7p3UkPIaPFT3sBGuenoAxjlMhpcVOGFySkphJ2DY_CD8ImdCfeF5LX6H59EBP9ZQJ69KvJi_79Z1bdv1zcMC_J34ljIpULN2wZA7RBtCm1niadVMrdjP3QHnhSBmzXUVjLmZ7FvmsxNa2K-UEo-MvaJTl5agu3OcvaJuw3X0VOJHmXHY00sA_UIVdCwqyYqV_ZPV9Q07kD-DDDq9AvwUZT66qbWwgG6t8G2KnUs8Yi_z3AUTol1ZYPGGt9n0OgURrsp9Tw3zz97U6thMrE7MWkCvwm-sOxpI3QHKLzYeEH14zuT7BEzhQUvIylWqZYfbJfkC02_7NU7q7I6e6E25TYunNodKruTkqJkX1XkuQCbHHKwr29RDpZQdZEQlG9CjPX4F4o9Wy2krqRar0ALKrxW9iqMF2IwY9gADimbarre, George Ramon2021-11-12T11:38:25Z2021-11-122021-11-12T11:38:25Z2021-03-31DIMBARRE, George Ramon. Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas.The objective of this research is to investigate the usage of the game Minecraft Education Edition to develop historical concepts with high school and middle school students from Colégio Sesi Internacional from Ponta Grossa. The historical outline studied in class is the anarchist experience that took place at Cecilia Colony (1890 and 1894) at Palmeira, a town near to Ponta Grossa, proposing debates regarding History society, geographic space, identity and historical heritage, based on Huizinga's concept of playfulness. The application of the project generates data and a different empirical experience, being analyzed in the form of action research and interpreted in its context. The records about the experiences in the classes provide a reflection on the students' actions within the game, relating, generating conflicts and partnerships that can be observed from different perspectives. The results of the research, toge ther with the experience carried out, provided the creation of teaching material aimed at teachers, with the aim of assisting in the creation of History classes using Minecraft. This material is organized showing from the first steps to acquire the game fo r the classroom, explanations about the menus and features, possibilities of configurations and the way to start an experience connected to the students. Soon after, proposals for activities for the Teaching of History are inserted, containing the preparat ion of the class to obtain the experience closest to the proposal, the practice with the commands and observations that the activity demands and a possible way of evaluating the process and the conclusion of the activity. The results of this research, comb ined with the experience carried out, provided the creation of a teaching material aimed at teachers, with the intention of assisting the creation of History classes using Minecraft. The research works as an inspiration for professionals looking for altern ative teaching methods, which can be adapted to different methodological approaches and proposals.Submitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-12T11:38:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) George Ramon Dimbarre.pdf: 5241406 bytes, checksum: d2566a9205de9d786ed0fdb06eff9377 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-12T11:38:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) George Ramon Dimbarre.pdf: 5241406 bytes, checksum: d2566a9205de9d786ed0fdb06eff9377 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós - Graduação Profissional em Ensino de HistóriaUEPGBrasilDepartamento de HistóriaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAensino de históriaMinecraftgamificaçãohistory teachingMinecraftgameficationJogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALGeorge Ramon Dimbarre.pdfGeorge Ramon Dimbarre.pdfdissertação completa em PDFapplication/pdf5241406http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/1/George%20Ramon%20Dimbarre.pdfd2566a9205de9d786ed0fdb06eff9377MD51prefix/35012021-11-12 09:38:25.708oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2021-11-12T11:38:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
title Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
spellingShingle Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
Dimbarre, George Ramon
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ensino de história
Minecraft
gamificação
history teaching
Minecraft
gamefication
title_short Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
title_full Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
title_fullStr Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
title_sort Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
author Dimbarre, George Ramon
author_facet Dimbarre, George Ramon
author_role author
dc.contributor.instituicao-banca1.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Mato Grosso
dc.contributor.instituicao-banca2.pt_BR.fl_str_mv Secretaria de Estado da Educação do Paraná
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petruski, Maura Regina Petruski
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 451.974.669-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771980A6&tokenCaptchar=03AGdBq26X24gWfyZHkQ01Ttgq0fIkYX5FY1pXbrB1vLay7KF4di1K1hvoRga2TYZsagWWcKev7Irw2PSZcU9biyf5vkP5iiJaTFpUpPy1Gi9LEetHaoXkdbP0neoMKj1ZAr4fuqtLSsorcIJqW1anbzrWQhkhRx8WAZJ04fRTthOC2Y5xqH6lxwrRKoOfK8crHau2LZKPZjwUMCkD8efyHI_xhsFb0S7pUuQHqpiwjyIlo49ePhOHarIY_HRGjRv6sRADqwqfDPhGLOHrl4WxKS7fhQqnu2-EGD87f3VibB6TcsZ3sRG-45KtS7l9LdqQaIfpTdZCQG2Iwrg7fz5Np2EbY75VM0_27wxX80C0NoeezBa3sRROiDGxwi7eQ1de0nYZyZdj9t26bjngOLe-fA6Q6epfG6ZjqxgzLmkMbwPLXpdBWTh6gq92WC_jRH9jhVHf7o-JFKgzdm-EUJMT-98mKlm6Sq9XxQ
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santo, Janaina de Paula do Espírito
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 037.424.089-25
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778411P9&tokenCaptchar=03AGdBq25FVVlyfBju9GNVJZ5nbs_trZPzrtyrhYitTj_RayiqV6mCdCmznlXyqOYmC1mb5J2sKx2h4hXhthDVjYVIYdh0hRK1GrtppTa2_13AT6ACbevItx6QU6N1-nOch_JVckkTjxknsek45i2tT4vlcnJyKc0uzxpuPaEoU_3-tB-QdqOhRAcQbjDJHzd9HTJPwDs6yf2DLqJZzI33JgVge24lPbSXC9xt8Z4qOrdGOjL0ETBM9fjOc3kzxn5-2yW3-lSPTY2yLKUb0Y9EDufMPV8O_mdWf-XUWfN1QokiJ0h5pjaw9i_AZ4imXeorhFViT5QWTCOmTObV1fuMcDcHyyUnpO9g0NR3SFcwnzkFD0k4y1zsbH2-rAoQto5-cIrg4LSFkzHAx2iAU2GBA92mTFFMPK2pCSIHpU7YykPokYAJpg-Pxz4k4ITxVZa78R11lkUh4spWUTymRSHrNgb4JYrJMgLX2Q
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carneiro, Maristela
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 052.501.979-06
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240686J9&tokenCaptchar=03AGdBq24HESlRolaWnidd9KZ9BUjwQ82hI3ZEE-KvmINyD34tCEO4Vt2mR-SMVeYz7zKn8lspOgRAaKJGO4CJsyzHqQIqGhdVd8--NaFI7IRbWppDNbvOAJiGe3b6P7FhxMPndI94hRdJ5v-AiGImQ-1tATTwYBxwAh3CyShrmo4rsoKKLCejROm21CmZGGi6qrYOj5TEovzAKn8ta56iWeeWQ-K3BhFzP9us-PlvvKu632hBcvRpRAz5jhqUeEy_2FHsct2_Gi6i8U1j8v5J3UDBsiv1NqMXZzPxoLNTy994RMc3LpW4tlESNtMs63zKFm2j0eINq8pmDqnT3EoI4-HwzVNiu4PYzBW6gaaxXDSMDsayUIba4Z3php7nqMNpSODayXPGX9Yr6aAgywXNg8152p_hRzo1dqFVkMuKlyGBvuwNTPXZbOTSHQzpLCK2XFnYz605A43Qx8q5wz6OO62UmhUHMzZVUg
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gonçalves, Vilson André Moreira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 058416509-98
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210836T9&tokenCaptchar=03AGdBq26vUCQe2GkRs3MYxZB_svbGhtmVhINUm79X2TkCVVG6DKYmZ_ETjXHiJFIuynWOs-RFVF7dwMi2k1_jgz5jrojBxjQBDjDcbkp9RpFSVjLZQsMI2vAhczLGn5gEgiGcbnYzRp3b2zn2_uxDfLYHWW9esAkybKOwBVLCkN9CaZ-ZMzvaWS3bTVFZjQCbZSX6OJmU1v3VlMe7KNraeNZzluAYN-E58j0Cps2Y-Sq4XxOA6e5W0rIqAsSXKhOoSTQihH47vNLd88BJx4GYTPnB-OxQDDWUTL6ye3UzOTvoTwioMTDZSZsp6__sj1cFIpx-i9LahskvkhDmYwjTRvvXNavqwAfzv9zY4hnEfKXNXIy0qmutdXCdxSRghDbRJaNYpRGMEY6ShqIfa2xa74ySfDIbtWZTDahty_oxcb3TaBSS35aFXsFSd6ObqodcBYLD74TE8CbIseJJdxtEDO36xQvX-Ut0jA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 083824519-69
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4357119D6&tokenCaptchar=03AGdBq24wBnOdaJy8dJOvhaLXhr3V8g0Nen-CQp-oUokqYVMTMd-zDaNjLi-84Dt7p3UkPIaPFT3sBGuenoAxjlMhpcVOGFySkphJ2DY_CD8ImdCfeF5LX6H59EBP9ZQJ69KvJi_79Z1bdv1zcMC_J34ljIpULN2wZA7RBtCm1niadVMrdjP3QHnhSBmzXUVjLmZ7FvmsxNa2K-UEo-MvaJTl5agu3OcvaJuw3X0VOJHmXHY00sA_UIVdCwqyYqV_ZPV9Q07kD-DDDq9AvwUZT66qbWwgG6t8G2KnUs8Yi_z3AUTol1ZYPGGt9n0OgURrsp9Tw3zz97U6thMrE7MWkCvwm-sOxpI3QHKLzYeEH14zuT7BEzhQUvIylWqZYfbJfkC02_7NU7q7I6e6E25TYunNodKruTkqJkX1XkuQCbHHKwr29RDpZQdZEQlG9CjPX4F4o9Wy2krqRar0ALKrxW9iqMF2IwY9gA
dc.contributor.author.fl_str_mv Dimbarre, George Ramon
contributor_str_mv Petruski, Maura Regina Petruski
Santo, Janaina de Paula do Espírito
Carneiro, Maristela
Gonçalves, Vilson André Moreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
ensino de história
Minecraft
gamificação
history teaching
Minecraft
gamefication
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de história
Minecraft
gamificação
history teaching
Minecraft
gamefication
description O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-12T11:38:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T11:38:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIMBARRE, George Ramon. Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
identifier_str_mv DIMBARRE, George Ramon. Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/3/license.txt
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/2/license_rdf
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3501/1/George%20Ramon%20Dimbarre.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
d2566a9205de9d786ed0fdb06eff9377
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1800232887303274496