Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Kernicki, João Luís da Silva lattes
Orientador(a): Karvat, Erivan Cassiano lattes
Banca de defesa: Machado, Valeria Floriano, Varella, Patricia Camera
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Departamento de História
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443
Resumo: Este trabalho realizado dentro do campo da historiografia, em sua abordagem multidisciplinar, que toma de empréstimo conceitos da psicanálise, filosofia e cinema, tem por objetivo abordar as relações entre história e cinema, questionando se há uma escrita fílmica da história e em que dimensão esse estudo pode contribuir para a historiografia quando se pensa em um filme não somente como uma fonte de dados visuais exploráveis pelo historiador, mas também situando o filme como um agente transformador da história, carregado de uma representação visual do sensível, e de um discurso que pode tanto ser atribuído à uma indústria cultural ou mais precisamente, a um cineasta problematizador. Investigando a filmografia de Lars Von Trier, usando o método da análise fílmica, exploraremos as peculiaridades das sensibilidades contemporâneas e o condicionamento sócio-histórico que estas sofrem, e como são representadas em sua obra. Trabalharemos com a questão da polissemia do termo loucura – seja aquela que passa pelo crivo do discurso moralizante, seja aquela enquadrada pelos termos da psicanálise - e com as diferentes representações que adquiriu ao longo do tempo até que se tornasse um objeto da medicina. Pontuaremos qual a especificidade do cinema de Lars Von Trier em relação ao mainstream, sua tentativa de purificação do cinema com o movimento Dogma 95 e como dentro de um movimento artístico este ganha destaque, seja pelos temas abordados, seja pela própria personalidade polêmica do autor. Por fim, investigaremos o sentir contemporâneo, situado naquilo que Bauman chamou de Modernidade Líquida, e como este sentir pode ser compreendido nas obras de Lars Von Trier, orientadas pelo conhecimento de um tempo trágico. .
id UEPG_5b95fdd9a344d3bbe3d54be155114d95
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/2443
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Karvat, Erivan Cassiano42045436534http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700133D7Machado, Valeria FlorianoVarella, Patricia Camera77555200http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525637P2Kernicki, João Luís da Silva2018-02-28T19:57:01Z2018-01-282018-02-28T19:57:01Z2017-11-17KERNICKI, J. L. da S. Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier. 2017, 107f. Disssertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443Este trabalho realizado dentro do campo da historiografia, em sua abordagem multidisciplinar, que toma de empréstimo conceitos da psicanálise, filosofia e cinema, tem por objetivo abordar as relações entre história e cinema, questionando se há uma escrita fílmica da história e em que dimensão esse estudo pode contribuir para a historiografia quando se pensa em um filme não somente como uma fonte de dados visuais exploráveis pelo historiador, mas também situando o filme como um agente transformador da história, carregado de uma representação visual do sensível, e de um discurso que pode tanto ser atribuído à uma indústria cultural ou mais precisamente, a um cineasta problematizador. Investigando a filmografia de Lars Von Trier, usando o método da análise fílmica, exploraremos as peculiaridades das sensibilidades contemporâneas e o condicionamento sócio-histórico que estas sofrem, e como são representadas em sua obra. Trabalharemos com a questão da polissemia do termo loucura – seja aquela que passa pelo crivo do discurso moralizante, seja aquela enquadrada pelos termos da psicanálise - e com as diferentes representações que adquiriu ao longo do tempo até que se tornasse um objeto da medicina. Pontuaremos qual a especificidade do cinema de Lars Von Trier em relação ao mainstream, sua tentativa de purificação do cinema com o movimento Dogma 95 e como dentro de um movimento artístico este ganha destaque, seja pelos temas abordados, seja pela própria personalidade polêmica do autor. Por fim, investigaremos o sentir contemporâneo, situado naquilo que Bauman chamou de Modernidade Líquida, e como este sentir pode ser compreendido nas obras de Lars Von Trier, orientadas pelo conhecimento de um tempo trágico. .This work carried out within the field of historiography, in its multidisciplinary approach, which borrows concepts from psychoanalysis, philosophy and cinema, aims to address the relations between history and cinema, questioning if there is a filmic writing of history and in what dimension this study may contribute to historiography when one thinks of a film not only as a source of visual data exploitable by the historian, but also situates the film as a transforming agent of history, loaded with a visual representation of the sensitive, and a discourse that can whether attributed to a cultural industry or, more precisely, to a problem-maker. Investigating Lars Von Trier's filmography, using the method of film analysis, we will explore the peculiarities of contemporary sensitivities and the socio-historical conditioning they suffer, and how they are represented in their work. We will deal with the question of the polysemy of the term madness - whether that which passes through the riddle of moralizing discourse, or that framed by the terms of psychoanalysis - and the different representations it acquired over time until it became an object of medicine. We will point out the specificity of Lars Von Trier's cinema in relation to the mainstream, his attempt to purify the cinema with the Dogma 95movement and, as part of an artistic movement, this is highlighted, both by the themes addressed and by the author's own controversial personality. Finally, we will investigate the contemporary feeling, situated in what Bauman called Liquid Modernity, and how this feeling can be understood in the works of Lars Von Trier, guided by the knowledge of a tragic time.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-02-28T19:57:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Luís da Silva Kernicki.pdf: 878145 bytes, checksum: a88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-28T19:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Luís da Silva Kernicki.pdf: 878145 bytes, checksum: a88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUEPGBrasilDepartamento de HistóriaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistóriaCinemaLoucuraTragédiaSensibilidadesHistoryCinemaMadnessTragedySensitivitiesMelancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALJoão Luís da Silva Kernicki.pdfJoão Luís da Silva Kernicki.pdfapplication/pdf878145http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/1/Jo%c3%a3o%20Lu%c3%ads%20da%20Silva%20Kernicki.pdfa88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96MD51prefix/24432018-02-28 16:57:01.346oai:tede2.uepg.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2018-02-28T19:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
title Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
spellingShingle Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
Kernicki, João Luís da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Cinema
Loucura
Tragédia
Sensibilidades
History
Cinema
Madness
Tragedy
Sensitivities
title_short Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
title_full Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
title_fullStr Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
title_full_unstemmed Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
title_sort Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier
author Kernicki, João Luís da Silva
author_facet Kernicki, João Luís da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karvat, Erivan Cassiano
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 42045436534
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700133D7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Valeria Floriano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Varella, Patricia Camera
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 77555200
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525637P2
dc.contributor.author.fl_str_mv Kernicki, João Luís da Silva
contributor_str_mv Karvat, Erivan Cassiano
Machado, Valeria Floriano
Varella, Patricia Camera
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História
Cinema
Loucura
Tragédia
Sensibilidades
History
Cinema
Madness
Tragedy
Sensitivities
dc.subject.por.fl_str_mv História
Cinema
Loucura
Tragédia
Sensibilidades
History
Cinema
Madness
Tragedy
Sensitivities
description Este trabalho realizado dentro do campo da historiografia, em sua abordagem multidisciplinar, que toma de empréstimo conceitos da psicanálise, filosofia e cinema, tem por objetivo abordar as relações entre história e cinema, questionando se há uma escrita fílmica da história e em que dimensão esse estudo pode contribuir para a historiografia quando se pensa em um filme não somente como uma fonte de dados visuais exploráveis pelo historiador, mas também situando o filme como um agente transformador da história, carregado de uma representação visual do sensível, e de um discurso que pode tanto ser atribuído à uma indústria cultural ou mais precisamente, a um cineasta problematizador. Investigando a filmografia de Lars Von Trier, usando o método da análise fílmica, exploraremos as peculiaridades das sensibilidades contemporâneas e o condicionamento sócio-histórico que estas sofrem, e como são representadas em sua obra. Trabalharemos com a questão da polissemia do termo loucura – seja aquela que passa pelo crivo do discurso moralizante, seja aquela enquadrada pelos termos da psicanálise - e com as diferentes representações que adquiriu ao longo do tempo até que se tornasse um objeto da medicina. Pontuaremos qual a especificidade do cinema de Lars Von Trier em relação ao mainstream, sua tentativa de purificação do cinema com o movimento Dogma 95 e como dentro de um movimento artístico este ganha destaque, seja pelos temas abordados, seja pela própria personalidade polêmica do autor. Por fim, investigaremos o sentir contemporâneo, situado naquilo que Bauman chamou de Modernidade Líquida, e como este sentir pode ser compreendido nas obras de Lars Von Trier, orientadas pelo conhecimento de um tempo trágico. .
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-28T19:57:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-28
2018-02-28T19:57:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KERNICKI, J. L. da S. Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier. 2017, 107f. Disssertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443
identifier_str_mv KERNICKI, J. L. da S. Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier. 2017, 107f. Disssertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/3/license.txt
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/2/license_rdf
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/2443/1/Jo%c3%a3o%20Lu%c3%ads%20da%20Silva%20Kernicki.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1809467714712895488