(Re) negociação das Identidades Sociais nas aulas de Produção Textual no 5º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dimbarre, Mirely Christina lattes
Orientador(a): Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira lattes
Banca de defesa: Torquato, Clóris Porto, Jung, Neiva Maria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Departamento: Departamento de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2592
Resumo: Considerando as atuais demandas sociais, trabalhar a produção textual com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental a partir das práticas de letramento desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa, direcionando o olhar para a (re)negociação das identidades sociais, é uma “tarefa” a ser (re)pensada e aprimorada por professores. Mediante isso, a presente pesquisa visou a investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (re)negociam suas identidades sociais nas produções escritas a partir das práticas e dos eventos de letramentos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, elegeram-se duas turmas de uma escola da rede pública da cidade de Ponta Grossa/PR, no 2º semestre do ano de 2016, e, nessa inserção etnográfica, os dados foram gerados por meio de observações e das produções textuais desenvolvidas pelos referidos alunos. Sendo assim, a pesquisa se orienta nos conceitos de letramento, de dialogismo, de enunciado, de gênero do discurso, de produção escrita escolar e também, nos que envolvem questões de identidade e sujeito. Os dados gerados foram analisados à luz dos estudos bakhtinianos, considerando as relações dialógicas e de autores que norteiam os estudos sobre o conceito de letramento(s) e de identidade(s). Além disso, a investigação apoiou-se, nos documentos oficiais do Ensino Fundamental I em nível nacional e municipal. Dos participantes da pesquisa, foram 13 alunos da Turma A (TA) e 9 alunos da Turma B (TB) e suas respectivas professoras. Primeiramente, para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas as observações nas aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de verificar como as práticas de letramento eram desenvolvidas pelas duas professoras e como os alunos participavam. Constatou-se que as duas professoras em suas turmas e alguns alunos, de ambas, discutiam a respeito dos textos abordados em sala de aula, e após as possíveis leituras, posicionavam suas vozes. Em relação aos alunos, poucos se engajavam/ram nas discussões estabelecidas. Em seguida, foram analisadas as produções textuais dos alunos participantes, sendo escolhidas apenas 8 (oito) para as análises – 4 de cada turma. Sendo assim, a partir dessas produções, constatou-se que esses alunos posicionaram/(re)negociaram suas identidades sociais (de gênero e religiosa, conforme os textos bases e os gêneros do discurso trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa). Dessa forma, verificou-se que mesmo o número efetivo de alunos participantes tenha sido pequeno, os que se fizeram presentes nas observações e nas produções escritas, se posicionaram e trouxeram suas vozes, baseadas nas vozes do(s) outro(s), a partir das esferas sociais que participam/transitam e das práticas letradas desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa. Enfim, os alunos (re)negociam suas identidades sociais nas produções escritas.
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Mediante isso, a presente pesquisa visou a investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (re)negociam suas identidades sociais nas produções escritas a partir das práticas e dos eventos de letramentos desenvolvidos nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, elegeram-se duas turmas de uma escola da rede pública da cidade de Ponta Grossa/PR, no 2º semestre do ano de 2016, e, nessa inserção etnográfica, os dados foram gerados por meio de observações e das produções textuais desenvolvidas pelos referidos alunos. Sendo assim, a pesquisa se orienta nos conceitos de letramento, de dialogismo, de enunciado, de gênero do discurso, de produção escrita escolar e também, nos que envolvem questões de identidade e sujeito. Os dados gerados foram analisados à luz dos estudos bakhtinianos, considerando as relações dialógicas e de autores que norteiam os estudos sobre o conceito de letramento(s) e de identidade(s). Além disso, a investigação apoiou-se, nos documentos oficiais do Ensino Fundamental I em nível nacional e municipal. Dos participantes da pesquisa, foram 13 alunos da Turma A (TA) e 9 alunos da Turma B (TB) e suas respectivas professoras. Primeiramente, para o desenvolvimento deste estudo, foram realizadas as observações nas aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de verificar como as práticas de letramento eram desenvolvidas pelas duas professoras e como os alunos participavam. Constatou-se que as duas professoras em suas turmas e alguns alunos, de ambas, discutiam a respeito dos textos abordados em sala de aula, e após as possíveis leituras, posicionavam suas vozes. Em relação aos alunos, poucos se engajavam/ram nas discussões estabelecidas. Em seguida, foram analisadas as produções textuais dos alunos participantes, sendo escolhidas apenas 8 (oito) para as análises – 4 de cada turma. Sendo assim, a partir dessas produções, constatou-se que esses alunos posicionaram/(re)negociaram suas identidades sociais (de gênero e religiosa, conforme os textos bases e os gêneros do discurso trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa). Dessa forma, verificou-se que mesmo o número efetivo de alunos participantes tenha sido pequeno, os que se fizeram presentes nas observações e nas produções escritas, se posicionaram e trouxeram suas vozes, baseadas nas vozes do(s) outro(s), a partir das esferas sociais que participam/transitam e das práticas letradas desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa. Enfim, os alunos (re)negociam suas identidades sociais nas produções escritas.Considering current social demands, working textual production with Elementary School students from the 5th grade, through literacy practices developed in Portuguese Language classes, looking at re-negociation of social identities, is a “task” to be thought and improved by teachers. This way, this research aims at investigate how the students from the 5th grade of Elementary School re-negociate their identities in writing productions through literate practices and literacy events developed in Portuguese Language classes. For this, it were elected two groups of a public school in Ponta Grossa/PR, in the second semester of 2016, and, in this ethnographic insertion, data were generated through observations and also through textual productions developed by those students. Thus, the study is carried within literacy concepts of dialogism, wording, speech genres, writing production at school and also issues about subject and identity. Data were analyzed in light of Bakhtin studies, considering dialogical relations, and authors who guide concepts about literacy(ies) and identity(ies). Besides, this investigation is based on official documents of Elementary School in national and municipal level. The research participants were 13 students of Group A and 9 from Group B and their respective teachers. First, for referral this study, observations were done in Portuguese Language classes, with the objective of verify how literacy practices have been developed by the teachers and how the students participate of them. It was found that both teachers and some students in their classes discussed about the mentioned texts, and after possible readings, they pointed their view. As for students, a few of them was engaged in set discussions. Then, it was analyzed the students’ writing productions, being chosen just 8 – 4 of each group. At this, through these productions, it was noted that these students placed / re-negociated their social identities (of gender and religious, according to main texts and speech genres worked in Portuguese Language classes). So, even if the effective number of students was not so large, those who participated, brought their writing productions and expressed themselves and their voices, based on one another voices, through social places where they live and the literacy practices which are developed in Portuguese Language classes. At last, the students re-negociate their social identities in writing productions.Submitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-08-13T21:53:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Mirely Dimbarre.pdf: 2062824 bytes, checksum: 6549a91c9674c49ca58d2b6d63da75f0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-13T21:53:48Z (GMT). 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