Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rauski, Rafael Dalalíbera lattes
Orientador(a): Rosso, Ademir José lattes
Banca de defesa: Ens, Romilda Teodora, Cervi, Emerson Urizzi, Mainardes, Jefferson, Tozetto, Susana Soares
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Departamento de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida ocorrem mudanças nas representações sociais sobre ser professor de música nos acadêmicos que cursam a Licenciatura em Música, e se as possíveis mudanças contribuem com o desenvolvimento de aspectos da identidade docente. A partir do método comparativo, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas para o levantamento dos dados, e o software ALCESTE e a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) foram utilizados para a interpretação das informações obtidas. A fundamentação teórica teve como aporte principal a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici e colaboradores. Os dados foram obtidos a partir de quatro levantamentos: comentários sobre ser professor, ser músico e ser professor de música postados nas redes sociais na internet – Facebook, Twitter, YouTube e Fóruns Virtuais, – totalizando 932 ocorrências; respostas de questões abertas das provas do THE do vestibular para Licenciatura em Música da UEPG, totalizando 124 sujeitos; respostas dos acadêmicos do curso para um questionário aberto aplicado, totalizando 43 sujeitos; respostas obtidas junto aos egressos do curso a partir de formulário elaborado com o auxílio da ferramenta virtual Google forms, totalizando 44 sujeitos. Os resultados indicaram que as representações sociais do ser professor de música organizam-se em redes, formando uma espécie de sistema, no qual quatro representações são compartilhadas pelos diferentes grupos investigados: 1 – Saber ensinar, representação hegemônica; 2 – Vocação, representação presente entre os participantes das redes sociais, participantes do THE e acadêmicos; 3 – Acesso à música, representação presente entre os participantes do THE, acadêmicos e egressos; e 4 – Bom músico, representação presente entre os participantes das redes sociais e do THE. Essas representações, que estão ancoradas em representações do professor e do músico, refletem a força das representações tradicionais presentes na sociedade sobre os grupos investigados. Por outro lado, a presença de representações não compartilhadas revelam diferenças pontuais entre os diversos grupos investigados, como as evidenciadas a partir dos acadêmicos da fase final do curso, que representam o professor de música a partir de uma pluralidade de saberes; e dos egressos, que compartilham uma concepção de ensino de música que se constrói a partir do outro, e consideram a formação profissional obtida na licenciatura essencial, sendo os conhecimentos específicos da docência os que parecem contribuir mais com o desenvolvimento de suas identidades docentes. Concluiu-se que ocorrem mudanças nas representações sociais do ser professor de música ao longo da licenciatura, bem como uma possível contribuição do curso no desenvolvimento de aspectos das identidades docentes.
id UEPG_b130c85523b43bd0e836960da80e4c7e
oai_identifier_str oai:tede2.uepg.br:prefix/3287
network_acronym_str UEPG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
repository_id_str
spelling Rosso, Ademir José232.134.180-72http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6&tokenCaptchar=03AGdBq26kWQpl4NSTiL_ybKOHzLXl6qOqF32FrU405WLYQv69TnzQ4fjqCm77xrBehnhKi_qoOy37QVa1frdQ2Sc9GhScex3NecitxZEOEF3YmERTixhGXooroDtZbcwltwAuyrsBKmvZZ0yRw2op2dFEAbThP0r_u_DPBf3kBfk7ULdYe1HD5-pdY1mWHvM5eOM-7VwAS3NQ2u63oXy2IJBLZlHumWCYyvDCYW4rRFf7SCqkrrz5B0LM9_BPhBJmARA8Dq4hMMqpU_6CaZmjPZL3Cka_xcu0Rn6fUX8icGYdFHCCYnnpeYNfH5jGubzKE1c-nwiuLGUFFlFM8UXQebtAG-cDgdUrtgz8XTBGZ8H0MAQU6zwjXlRLDBe9yLn8rj08OaYQIDsKOCNv7HdIHDosjuHlK2gDBnqevP67Bmmym3BDhECu3-wVGiFSSRuJucpExLtRN3JWA4EoAzW7TqQWrPItPnvIzfqZr_oNT0DyZiKrVoPIj4cEns, Romilda Teodora458.160.189-49Cervi, Emerson Urizzi535.157.229-04Mainardes, Jefferson573.925.529-53Tozetto, Susana Soares484.954.339-15Pontifícia Universidade Católica - ParanáUniversidade Federal do ParanáUniversidade Estadual de Ponta GrossaUniversidade Estadual de Ponta Grossa040.719.799-09http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4321898U6&tokenCaptchar=03AGdBq27OZcNYP961J0oKq6_o1nP4L0BGNiwI_VRC8L8U1X0mvnxRdsyw4idt88F5qxkbyKqjJ8277imAgpWoL1LDGoM2V8wCg6jbc1FCAvj5eUEdS1TjmEQqiC-RNr3nVR3yzK6vR6qQ0DztjYxQDMlYAiHx8y6TYUrP7ObSGf1xCbZV-HoXsrvZAtpSc4XwNwEUz3-tFPR9RBMyFo6xx35doJs1x2kjNoMLzrta3WmqGT8YcAJFFC2a8l34F7dlhtdE5yqCaXoGBw0-gwjNbWAi0nEVqUiUZxmERabNdCACb5r04ydqWmFox9fRW7yrzy9A0Id6MDmRbxmdlpHurHFmyvGg1UdwaGYytBPwSoueNgZzBWF3vLb-7zljL2XwbL_9Syz4k1t9h3_qob8XRgY72sZ9iTsJ7Hs1BHB25TuIDv9qsAuIg7RVTZIOdyoESNMt08KINftG8sbO5oaQjyMrLkwsipAToMZJIZKPtrfb6ZyyA6icZSgRauski, Rafael Dalalíbera2021-02-01T21:07:45Z2021-02-012021-02-01T21:07:45Z2020-12-17RAUSKI, Rafael Dalalíbera. Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da licenciatura em música. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida ocorrem mudanças nas representações sociais sobre ser professor de música nos acadêmicos que cursam a Licenciatura em Música, e se as possíveis mudanças contribuem com o desenvolvimento de aspectos da identidade docente. A partir do método comparativo, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas para o levantamento dos dados, e o software ALCESTE e a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) foram utilizados para a interpretação das informações obtidas. A fundamentação teórica teve como aporte principal a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici e colaboradores. Os dados foram obtidos a partir de quatro levantamentos: comentários sobre ser professor, ser músico e ser professor de música postados nas redes sociais na internet – Facebook, Twitter, YouTube e Fóruns Virtuais, – totalizando 932 ocorrências; respostas de questões abertas das provas do THE do vestibular para Licenciatura em Música da UEPG, totalizando 124 sujeitos; respostas dos acadêmicos do curso para um questionário aberto aplicado, totalizando 43 sujeitos; respostas obtidas junto aos egressos do curso a partir de formulário elaborado com o auxílio da ferramenta virtual Google forms, totalizando 44 sujeitos. Os resultados indicaram que as representações sociais do ser professor de música organizam-se em redes, formando uma espécie de sistema, no qual quatro representações são compartilhadas pelos diferentes grupos investigados: 1 – Saber ensinar, representação hegemônica; 2 – Vocação, representação presente entre os participantes das redes sociais, participantes do THE e acadêmicos; 3 – Acesso à música, representação presente entre os participantes do THE, acadêmicos e egressos; e 4 – Bom músico, representação presente entre os participantes das redes sociais e do THE. Essas representações, que estão ancoradas em representações do professor e do músico, refletem a força das representações tradicionais presentes na sociedade sobre os grupos investigados. Por outro lado, a presença de representações não compartilhadas revelam diferenças pontuais entre os diversos grupos investigados, como as evidenciadas a partir dos acadêmicos da fase final do curso, que representam o professor de música a partir de uma pluralidade de saberes; e dos egressos, que compartilham uma concepção de ensino de música que se constrói a partir do outro, e consideram a formação profissional obtida na licenciatura essencial, sendo os conhecimentos específicos da docência os que parecem contribuir mais com o desenvolvimento de suas identidades docentes. Concluiu-se que ocorrem mudanças nas representações sociais do ser professor de música ao longo da licenciatura, bem como uma possível contribuição do curso no desenvolvimento de aspectos das identidades docentes.The research had as a general aim at understanding to what extent changes happen in social representations on being a music teacher in students who attend the Education in Music faculty, and whether the possible changes contribute for development of teaching identity aspects. From the comparative method, qualitative and quantitative approaches were used for data survey, and the software ALCESTE and content analysis (BARDIN, 2004) were used for interpretation of the information obtained. Theoretical framework had as main contribution the Theory of Social Representations proposed by Moscovici and colleagues. Data were obtained from four surveys: comments on being a teacher, being musician and being a music teacher posted on internet social networks – Facebook, Twitter, YouTube and Virtual Forums, –932 occurrences; answers for open questions of tests of THE of preliminary test for Education in Music faculty of UEPG, 124 subjects; answers by students of the faculty in a opened questionnaire, 43 subjects; answers by alumni of the faculty through a form elaborated with the virtual tool Google forms, 44 subjects. Results indicated social representations of being a music teacher are organized into networks in a type of system, in which four representations are shared by the different groups investigated: 1 – Knowing how to teach, hegemonic representation; 2 – Vocation, representation found among participants of social networks, participants of THE and students; 3 – Access to the music, representation found among participants of THE, students and alumni; and 4 – Good musician, representation found among participants of social networks and of THE. These representations are anchored by representations of teacher and the musician, and they reflect the strength of traditional representations found in the society on the groups studied. On the other hand, representations not shared reveal punctual differences among the groups studied, such those made evident by students at the last stage of the course, who represent the music teacher from a plural knowledge; and alumni, who share a conception of teaching music constructed from the other, and they consider the professional training from faculty as essential, also the teaching specific knowledge seem to contribute more for development of their teaching identity. The conclusion shows that there are changes on social representations of being a music teacher throughout the music faculty, as well as a possible contribution from the course to develop teaching identity aspects.Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-02-01T21:07:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rafael Dalalíbera Rauski.pdf: 4095915 bytes, checksum: 8fc29e6f3acd5c3f14f19865d156bd97 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-01T21:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Rafael Dalalíbera Rauski.pdf: 4095915 bytes, checksum: 8fc29e6f3acd5c3f14f19865d156bd97 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17porUniversidade Estadual de Ponta GrossaPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUEPGBrasilDepartamento de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepresentações sociaisIdentidade docenteProfessor de músicaLicenciaturaSocial representationsTeaching identityMusic teacherEducation facultyRepresentações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPGinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALRafael Dalalíbera Rauski.pdfRafael Dalalíbera Rauski.pdftese completa em pdfapplication/pdf4095915http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/1/Rafael%20Dalal%c3%adbera%20Rauski.pdf8fc29e6f3acd5c3f14f19865d156bd97MD51prefix/32872021-02-01 19:07:45.962oai:tede2.uepg.br:prefix/3287TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.uepg.br/jspui/PUBhttp://tede2.uepg.br/oai/requestbicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.bropendoar:2021-02-01T21:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
title Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
spellingShingle Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
Rauski, Rafael Dalalíbera
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Representações sociais
Identidade docente
Professor de música
Licenciatura
Social representations
Teaching identity
Music teacher
Education faculty
title_short Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
title_full Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
title_fullStr Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
title_full_unstemmed Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
title_sort Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da Licenciatura em Música
author Rauski, Rafael Dalalíbera
author_facet Rauski, Rafael Dalalíbera
author_role author
dc.contributor.instituicao-banca1.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica - Paraná
dc.contributor.instituicao-banca2.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.contributor.instituicao-banca3.pt_BR.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.contributor.instituicao-banca4.pt_BR.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosso, Ademir José
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 232.134.180-72
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6&tokenCaptchar=03AGdBq26kWQpl4NSTiL_ybKOHzLXl6qOqF32FrU405WLYQv69TnzQ4fjqCm77xrBehnhKi_qoOy37QVa1frdQ2Sc9GhScex3NecitxZEOEF3YmERTixhGXooroDtZbcwltwAuyrsBKmvZZ0yRw2op2dFEAbThP0r_u_DPBf3kBfk7ULdYe1HD5-pdY1mWHvM5eOM-7VwAS3NQ2u63oXy2IJBLZlHumWCYyvDCYW4rRFf7SCqkrrz5B0LM9_BPhBJmARA8Dq4hMMqpU_6CaZmjPZL3Cka_xcu0Rn6fUX8icGYdFHCCYnnpeYNfH5jGubzKE1c-nwiuLGUFFlFM8UXQebtAG-cDgdUrtgz8XTBGZ8H0MAQU6zwjXlRLDBe9yLn8rj08OaYQIDsKOCNv7HdIHDosjuHlK2gDBnqevP67Bmmym3BDhECu3-wVGiFSSRuJucpExLtRN3JWA4EoAzW7TqQWrPItPnvIzfqZr_oNT0DyZiKrVoPIj4c
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ens, Romilda Teodora
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 458.160.189-49
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cervi, Emerson Urizzi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 535.157.229-04
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mainardes, Jefferson
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 573.925.529-53
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Tozetto, Susana Soares
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 484.954.339-15
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 040.719.799-09
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4321898U6&tokenCaptchar=03AGdBq27OZcNYP961J0oKq6_o1nP4L0BGNiwI_VRC8L8U1X0mvnxRdsyw4idt88F5qxkbyKqjJ8277imAgpWoL1LDGoM2V8wCg6jbc1FCAvj5eUEdS1TjmEQqiC-RNr3nVR3yzK6vR6qQ0DztjYxQDMlYAiHx8y6TYUrP7ObSGf1xCbZV-HoXsrvZAtpSc4XwNwEUz3-tFPR9RBMyFo6xx35doJs1x2kjNoMLzrta3WmqGT8YcAJFFC2a8l34F7dlhtdE5yqCaXoGBw0-gwjNbWAi0nEVqUiUZxmERabNdCACb5r04ydqWmFox9fRW7yrzy9A0Id6MDmRbxmdlpHurHFmyvGg1UdwaGYytBPwSoueNgZzBWF3vLb-7zljL2XwbL_9Syz4k1t9h3_qob8XRgY72sZ9iTsJ7Hs1BHB25TuIDv9qsAuIg7RVTZIOdyoESNMt08KINftG8sbO5oaQjyMrLkwsipAToMZJIZKPtrfb6ZyyA6icZSg
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauski, Rafael Dalalíbera
contributor_str_mv Rosso, Ademir José
Ens, Romilda Teodora
Cervi, Emerson Urizzi
Mainardes, Jefferson
Tozetto, Susana Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Representações sociais
Identidade docente
Professor de música
Licenciatura
Social representations
Teaching identity
Music teacher
Education faculty
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Identidade docente
Professor de música
Licenciatura
Social representations
Teaching identity
Music teacher
Education faculty
description A pesquisa teve como objetivo geral compreender em que medida ocorrem mudanças nas representações sociais sobre ser professor de música nos acadêmicos que cursam a Licenciatura em Música, e se as possíveis mudanças contribuem com o desenvolvimento de aspectos da identidade docente. A partir do método comparativo, foram adotadas abordagens qualitativas e quantitativas para o levantamento dos dados, e o software ALCESTE e a análise de conteúdo (BARDIN, 2004) foram utilizados para a interpretação das informações obtidas. A fundamentação teórica teve como aporte principal a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici e colaboradores. Os dados foram obtidos a partir de quatro levantamentos: comentários sobre ser professor, ser músico e ser professor de música postados nas redes sociais na internet – Facebook, Twitter, YouTube e Fóruns Virtuais, – totalizando 932 ocorrências; respostas de questões abertas das provas do THE do vestibular para Licenciatura em Música da UEPG, totalizando 124 sujeitos; respostas dos acadêmicos do curso para um questionário aberto aplicado, totalizando 43 sujeitos; respostas obtidas junto aos egressos do curso a partir de formulário elaborado com o auxílio da ferramenta virtual Google forms, totalizando 44 sujeitos. Os resultados indicaram que as representações sociais do ser professor de música organizam-se em redes, formando uma espécie de sistema, no qual quatro representações são compartilhadas pelos diferentes grupos investigados: 1 – Saber ensinar, representação hegemônica; 2 – Vocação, representação presente entre os participantes das redes sociais, participantes do THE e acadêmicos; 3 – Acesso à música, representação presente entre os participantes do THE, acadêmicos e egressos; e 4 – Bom músico, representação presente entre os participantes das redes sociais e do THE. Essas representações, que estão ancoradas em representações do professor e do músico, refletem a força das representações tradicionais presentes na sociedade sobre os grupos investigados. Por outro lado, a presença de representações não compartilhadas revelam diferenças pontuais entre os diversos grupos investigados, como as evidenciadas a partir dos acadêmicos da fase final do curso, que representam o professor de música a partir de uma pluralidade de saberes; e dos egressos, que compartilham uma concepção de ensino de música que se constrói a partir do outro, e consideram a formação profissional obtida na licenciatura essencial, sendo os conhecimentos específicos da docência os que parecem contribuir mais com o desenvolvimento de suas identidades docentes. Concluiu-se que ocorrem mudanças nas representações sociais do ser professor de música ao longo da licenciatura, bem como uma possível contribuição do curso no desenvolvimento de aspectos das identidades docentes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-01T21:07:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-01
2021-02-01T21:07:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAUSKI, Rafael Dalalíbera. Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da licenciatura em música. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287
identifier_str_mv RAUSKI, Rafael Dalalíbera. Representações sociais do ser professor de música e a identidade docente ao longo da licenciatura em música. 2020. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
url http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UEPG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/3/license.txt
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/2/license_rdf
http://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3287/1/Rafael%20Dalal%c3%adbera%20Rauski.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8fc29e6f3acd5c3f14f19865d156bd97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv bicen@uepg.br||mv_fidelis@yahoo.com.br
_version_ 1800232884435419136