Narrativas biográficas em cordel: a intergenericidade nas aulas de língua portuguesa
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17182 |
Resumo: | Este estudo discute o aperfeiçoamento da habilidade de leitura, considerando a correlação entre a formação escolar – ensino e aprendizagem – e a formação cidadã. A finalidade é sugerir atividades de estudo da linguagem verbal a estudantes da segunda etapa do Ensino Fundamental, a partir da leitura de textos biográficos em cordel pré-selecionados. Para isso, serão feitas análises de três textos, cuja característica monotemática associa-se a termos propostos pela LDB nº 9.394/1996, em seu artigo 26 A – conforme Lei nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Legislações que progressivamente promoveram orientação sobre a inserção de assuntos relacionados à cultura afro-brasileira e indígena ao conteúdo das disciplinas da rede de Ensino Básico. Por essa razão, a narrativa em cordel constitui-se corpus de análise a ser feita pela perspectiva da estilística fônica e da estilística lexical, a partir de um dos temas frequentes no cordel, a biografia. O estudo trata a composição elaborada em versos como unidade textual, no intuito de seguir orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a disciplina de Língua Portuguesa, no que diz respeito à recomendação do texto como unidade básica para o ensino. O objetivo desta pesquisa é detalhar os aspectos composicionais e expressivos, buscando destacar as especificidades que servirão para identificar a característica composicional híbrida denominada intergenericidade, objeto de análise, utilizada como estratégia para verificar a predominância das funções da linguagem, dentre elas a poética e a referencial, que serão estudadas nos textos biográficos Luisa Mahin, Tia Simoa e Antonieta de Barros – poemas publicados em folhetos de cordel, de autoria de Jarid Arraes. Com isso, projeta-se o aprimoramento da habilidade de leitura e da compreensão textual. Metodologicamente, o desenvolvimento deste estudo parte dos itens lexicais e gramaticais, tendo-os como termos estruturantes dos versos e dos elementos significativos e textualmente organizados na elaboração da narrativa biográfica, ressaltando-se o plano fonético-fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, níveis atribuídos à macroestruturação da produção poética em cordel, assim como à unidade enunciativo-discursiva. A proposta reúne como aportes teóricos: Silva (2009), Vigotsky (2007), Langacker (1972), Jakobson (1974), Martins (2012), Marcuschi (2008, 2010), Koch e Elias (2018) e Bakhtin (2011, 2016) |
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Narrativas biográficas em cordel: a intergenericidade nas aulas de língua portuguesaRécits biographiques en cordel: l’ intergénéricité dans les cours de langue portugaiseLectureIntergénéricitéCordel biographiqueStylistiqueEnseignementLeituraIntergenericidadeCordel biográficoEstilísticaEnsinoLeitura – Estudo e ensinoLiteratura de cordel brasileiraLíngua portuguesa – Estudo e ensinoIntertextualidadeEducação – Métodos biográficosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEste estudo discute o aperfeiçoamento da habilidade de leitura, considerando a correlação entre a formação escolar – ensino e aprendizagem – e a formação cidadã. A finalidade é sugerir atividades de estudo da linguagem verbal a estudantes da segunda etapa do Ensino Fundamental, a partir da leitura de textos biográficos em cordel pré-selecionados. Para isso, serão feitas análises de três textos, cuja característica monotemática associa-se a termos propostos pela LDB nº 9.394/1996, em seu artigo 26 A – conforme Lei nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Legislações que progressivamente promoveram orientação sobre a inserção de assuntos relacionados à cultura afro-brasileira e indígena ao conteúdo das disciplinas da rede de Ensino Básico. Por essa razão, a narrativa em cordel constitui-se corpus de análise a ser feita pela perspectiva da estilística fônica e da estilística lexical, a partir de um dos temas frequentes no cordel, a biografia. O estudo trata a composição elaborada em versos como unidade textual, no intuito de seguir orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a disciplina de Língua Portuguesa, no que diz respeito à recomendação do texto como unidade básica para o ensino. O objetivo desta pesquisa é detalhar os aspectos composicionais e expressivos, buscando destacar as especificidades que servirão para identificar a característica composicional híbrida denominada intergenericidade, objeto de análise, utilizada como estratégia para verificar a predominância das funções da linguagem, dentre elas a poética e a referencial, que serão estudadas nos textos biográficos Luisa Mahin, Tia Simoa e Antonieta de Barros – poemas publicados em folhetos de cordel, de autoria de Jarid Arraes. Com isso, projeta-se o aprimoramento da habilidade de leitura e da compreensão textual. Metodologicamente, o desenvolvimento deste estudo parte dos itens lexicais e gramaticais, tendo-os como termos estruturantes dos versos e dos elementos significativos e textualmente organizados na elaboração da narrativa biográfica, ressaltando-se o plano fonético-fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, níveis atribuídos à macroestruturação da produção poética em cordel, assim como à unidade enunciativo-discursiva. A proposta reúne como aportes teóricos: Silva (2009), Vigotsky (2007), Langacker (1972), Jakobson (1974), Martins (2012), Marcuschi (2008, 2010), Koch e Elias (2018) e Bakhtin (2011, 2016)Cette étude est le résultat d’une recherche de master qui discute l’amélioration de la capacité de lecture, tenant en compte la corrélation existante entre la formation scolaire – l’enseignement et l’apprentissage – et la formation citoyenne. La finalité en est de suggérer des activités d’étude du langage verbal aux élèves de la deuxième étape de l’Éducation Fondamentale, en prenant pour point de départ la lecture de textes biographiques en cordel pré-sélectionnés. À cet effet, l’on a fait un travail d’analyse et de compréhension textuelle de trois textes dont la caractéristique monothématique correspond aux termes proposés par l’article 26A de la LDB nº 9.394/1996, d’après la Loi nº 10.639/2003 et nº 11.645/2008. Il s’agit là d’un ensemble de lois qui progressivement ont mis en avant des orientations visant l’insertion de thèmes portant sur la culture afro-brésilienne et indigène aux programmes scolaires des matières du réseau d’instituitions scolaires de l’Éducation de Base. À cet effet, des récits en cordel constituent un corpus du travail d’analyse qui sera faite pour la perspective de la stylistique phonique et de la stylistique lexicale, à partir du type de récit le plus fréquent en cordel, celui de la biographie. Cette étude considère la composition en vers en tant qu’une unité textuelle, visant réaliser ce qui est proposé par les Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): troisième et quatrième cycles de l’Enseignement Fondamental, aussi bien que par la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), en matière de Langue Portugaise, quant à la recommandation de considérer les textes comme unité de base pour l’enseignement. L’objectif de cette recherche consiste à détailler les aspects compositionnels et expressifs de ces textes, prenant en compte les spécificités qui permettent d’identifier la caractéristique compositionnelle hybride appelée intergénéricité. C’est là l’objet d’analyse proposé, qui sera utilisé en tant que stratégie pour vérifier la prédominance des fonctions du langage, parmi lesquelles la fonction poétique et la fonction référentielle, observées à propos des textes biographiques Luisa Mahin, Tia Simoa et Antonieta de Barros – poèmes publiés sous forme de feuillets de cordel, dont l’auteure est Jarid Arraes. Ce travail mène à une proposition pour l’amélioration des compétences de lecture et de compréhension de textes. Méthodologiquement le développement de cette étude part des items lexicaux et grammaticaux qui fonctionnent comme termes structurants des vers, aussi bien que des éléments significatifs textuellement organisés dans la composition du récit biographique, en mettant l’accent sur le plan phonétique-phonologique, morphologique, syntaxique et sémantique, niveaux attribués à la macro-structuration de la production poétique en cordel et à l’unité énonciative-discursive. Cette proposition est fondée sur les contributions théoriques suivantes: Silva (2009), Vigotsky (2007), Langacker (1972), Jakobson (1974), Martins (2012), Marcuschi ( 2008), Koch et Elias (2018) et Bakhtin (2011, 2016)Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasSantos, Denise Salimhttp://lattes.cnpq.br/4211922708751904Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/7923206208515174Coelho, Fábio André Cardosohttp://lattes.cnpq.br/8667782812462850Fernandes, Tânia Regina dos Santos2022-02-22T16:44:17Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Tânia Regina dos Santos. Narrativas biográficas em cordel: a intergenericidade nas aulas de Língua Portuguesa. 2021. 110 f. 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