Avaliação da resiliência em uma instituição de ensino superior: o caso dos laboratórios de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
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Departamento: |
Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18880 |
Resumo: | The trend toward precarious employment in Brazil's public universities is a growing concern in the area. Research and teaching laboratories are central to the development of technology and knowledge to address emerging problems such as pandemics, global warming, water crisis, energy crisis, etc. Therefore, these sociotechnical systems need to focus on reliability and risk-based methods to manage their activities. In this paper, a resilience-based approach is proposed to test resilience indicators to measure the resilience potential of laboratories at the University of the State of Rio de Janeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). In addition, these results were used to propose recommendations for their improvement. As a result, many indicators were created, which were used to compose the Resilience Analysis Grid (RAG). The average of all respondents showed that laboratories were 44% able to respond, 51% able to monitor, 37% able to learn, and 35% able to anticipate. The greatest weaknesses were found in the indicators of accident investigation, anticipation of risk, and safety training in laboratories. |
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Research and teaching laboratories are central to the development of technology and knowledge to address emerging problems such as pandemics, global warming, water crisis, energy crisis, etc. Therefore, these sociotechnical systems need to focus on reliability and risk-based methods to manage their activities. In this paper, a resilience-based approach is proposed to test resilience indicators to measure the resilience potential of laboratories at the University of the State of Rio de Janeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). In addition, these results were used to propose recommendations for their improvement. As a result, many indicators were created, which were used to compose the Resilience Analysis Grid (RAG). The average of all respondents showed that laboratories were 44% able to respond, 51% able to monitor, 37% able to learn, and 35% able to anticipate. The greatest weaknesses were found in the indicators of accident investigation, anticipation of risk, and safety training in laboratories.A precarização do trabalho nas universidades públicas brasileiras tem se tornado uma questão de crescente preocupação dentre pesquisadores, alunos, servidores e público em geral. Laboratórios de pesquisa e ensino apresentam importância chave no desenvolvimento de tecnologias, conhecimento e ferramentas de enfrentamento de problemas como pandemias mundiais, aquecimento global, crise hídrica, crise energética e outras. Assim, os laboratórios de pesquisa e ensino necessitam de atenção quanto a suas capacidades de se manter funcionando mesmo frente a tantas pressões externas. Esta pesquisa, de abordagem exploratória e metodológica, objetiva medir a resiliência das atividades desenvolvidas nos laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da elaboração e teste de indicadores de resiliência a fim de propor recomendações para o seu aprimoramento. Para tal, o estudo foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa survey para captar a percepção dos trabalhadores quanto ao nível de conformidade de cada item avaliado. Como resultado, criou-se uma variedade de indicadores para o cálculo de quatro habilidades de resiliência. Como uma média de todos os respondentes, observou-se 44% de resiliência nos laboratórios para a habilidade de resposta, 51% para a habilidade de monitorar, 37% para a habilidade de aprender e 35% para a habilidade de antecipar. As principais fraquezas encontradas diziam respeito a indicadores de investigação de acidentes, antecipação de riscos e treinamentos em segurança laboratorial.Submitted by Julia CTC/B (julia.vieira@uerj.br) on 2023-01-13T19:02:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Tuani Souza Ladeira - 2022 - Completo.pdf: 2602209 bytes, checksum: d49c6259db30fa3d0e600de0c6919fbc (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-13T19:02:07Z (GMT). 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