Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima Barbosa da lattes
Orientador(a): Lima, Patricia Ferreira de Souza lattes
Banca de defesa: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk lattes, Araújo, Cinthia Monteiro de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180
Resumo: This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research.
id UERJ_2ec9e7cdfbdbef4b899df883f7a52bd9
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7180
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Lima, Patricia Ferreira de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4595316657275632Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiukhttp://lattes.cnpq.br/2084993373301484Araújo, Cinthia Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/1905763479089251http://lattes.cnpq.br/1769279059310306Silva, Maria de Fátima Barbosa da2021-01-05T16:36:57Z2019-01-182016-03-21SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research.Esta pesquisa desenvolveu metodologias para a efetivação da Lei 11.645-08, a qual reforça a obrigatoriedade da temática cultural africana, e também da indígena, em nossos currículos. As abordagens propostas empenham-se em focalizá-las com base nas realidades locais inseridas em tessituras amplas. A localidade de Niterói-RJ exemplifica estes espelhamentos, como estudo de caso, para a criação/constatação dos contextos educativos relacionais , conforme Reinaldo Fleuri, e o entendimento da cidade, como um lugar propício às hibridações culturais, como propõe Néstor Canclini. Estas duas premissas foram apresentadas aos estudantes da Escola Municipal Altivo César, situada no campo empírico em análise, através de situações-problemas, em aulas oficinas com base no trabalho de Isabel Barca, o que possibilitou a experimentação das metodologias elaboradas, as quais entre outros resultados, contribuíram para despertar a alteridade, a curiosidade e atuação dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:36:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaFatima.pdf: 1899094 bytes, checksum: e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaFatima.pdf: 1899094 bytes, checksum: e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56 (MD5) Previous issue date: 2016-03-21application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraHistory teachingIntercultural and BrazilianLaw number 11.645-08Ensino de HistóriaInterculturalidadeLei 11.645-08CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMHistórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de HistóriaStories revealed in hidden waters: an intercultural bridge between social demands and the Teaching of Historyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_MariaFatima.pdfapplication/pdf1899094http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7180/1/Dissertacao_MariaFatima.pdfe5fa717d65a7a57d18022d0307022c56MD511/71802024-02-26 15:47:21.706oai:www.bdtd.uerj.br:1/7180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T18:47:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Stories revealed in hidden waters: an intercultural bridge between social demands and the Teaching of History
title Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
spellingShingle Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
Silva, Maria de Fátima Barbosa da
History teaching
Intercultural and Brazilian
Law number 11.645-08
Ensino de História
Interculturalidade
Lei 11.645-08
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
title_full Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
title_fullStr Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
title_full_unstemmed Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
title_sort Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
author Silva, Maria de Fátima Barbosa da
author_facet Silva, Maria de Fátima Barbosa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Patricia Ferreira de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4595316657275632
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084993373301484
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Cinthia Monteiro de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1905763479089251
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1769279059310306
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima Barbosa da
contributor_str_mv Lima, Patricia Ferreira de Souza
Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Araújo, Cinthia Monteiro de
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Intercultural and Brazilian
Law number 11.645-08
topic History teaching
Intercultural and Brazilian
Law number 11.645-08
Ensino de História
Interculturalidade
Lei 11.645-08
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Interculturalidade
Lei 11.645-08
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-21
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T16:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180
identifier_str_mv SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7180/1/Dissertacao_MariaFatima.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352128378863616