Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180 |
Resumo: | This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research. |
id |
UERJ_2ec9e7cdfbdbef4b899df883f7a52bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7180 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Patricia Ferreira de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4595316657275632Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiukhttp://lattes.cnpq.br/2084993373301484Araújo, Cinthia Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/1905763479089251http://lattes.cnpq.br/1769279059310306Silva, Maria de Fátima Barbosa da2021-01-05T16:36:57Z2019-01-182016-03-21SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research.Esta pesquisa desenvolveu metodologias para a efetivação da Lei 11.645-08, a qual reforça a obrigatoriedade da temática cultural africana, e também da indígena, em nossos currículos. As abordagens propostas empenham-se em focalizá-las com base nas realidades locais inseridas em tessituras amplas. A localidade de Niterói-RJ exemplifica estes espelhamentos, como estudo de caso, para a criação/constatação dos contextos educativos relacionais , conforme Reinaldo Fleuri, e o entendimento da cidade, como um lugar propício às hibridações culturais, como propõe Néstor Canclini. Estas duas premissas foram apresentadas aos estudantes da Escola Municipal Altivo César, situada no campo empírico em análise, através de situações-problemas, em aulas oficinas com base no trabalho de Isabel Barca, o que possibilitou a experimentação das metodologias elaboradas, as quais entre outros resultados, contribuíram para despertar a alteridade, a curiosidade e atuação dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:36:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaFatima.pdf: 1899094 bytes, checksum: e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_MariaFatima.pdf: 1899094 bytes, checksum: e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56 (MD5) Previous issue date: 2016-03-21application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da SilveiraHistory teachingIntercultural and BrazilianLaw number 11.645-08Ensino de HistóriaInterculturalidadeLei 11.645-08CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMHistórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de HistóriaStories revealed in hidden waters: an intercultural bridge between social demands and the Teaching of Historyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_MariaFatima.pdfapplication/pdf1899094http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7180/1/Dissertacao_MariaFatima.pdfe5fa717d65a7a57d18022d0307022c56MD511/71802024-02-26 15:47:21.706oai:www.bdtd.uerj.br:1/7180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T18:47:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Stories revealed in hidden waters: an intercultural bridge between social demands and the Teaching of History |
title |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
spellingShingle |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História Silva, Maria de Fátima Barbosa da History teaching Intercultural and Brazilian Law number 11.645-08 Ensino de História Interculturalidade Lei 11.645-08 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
title_full |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
title_fullStr |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
title_full_unstemmed |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
title_sort |
Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História |
author |
Silva, Maria de Fátima Barbosa da |
author_facet |
Silva, Maria de Fátima Barbosa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Patricia Ferreira de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4595316657275632 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2084993373301484 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Cinthia Monteiro de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1905763479089251 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1769279059310306 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria de Fátima Barbosa da |
contributor_str_mv |
Lima, Patricia Ferreira de Souza Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Araújo, Cinthia Monteiro de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Intercultural and Brazilian Law number 11.645-08 |
topic |
History teaching Intercultural and Brazilian Law number 11.645-08 Ensino de História Interculturalidade Lei 11.645-08 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Interculturalidade Lei 11.645-08 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This research has developed methodologies to carry out the Brazilian law number 11.645-08 that reinforces the compulsory nature about the African Culture theme, including the indian, in our curriculum. The proposal these approaches strive to focus it based on local realities within a wide context. The locality of Niteroi, RJ, exemplifies this mirrors with a case study, towards the elaboration to notice the educational, contexts related , in argument with Reinaldo Fleuri, and the understanding of the city as a proper place to the cultural interbreeding, according to Néstor Canclini. These two premises were presented to the students of the Municipal School Altivo César, situated on the empirical field in analysis, through problematical situations, in workshops based on Isabel Barca s work, wich among others results, have contributed to arouse acknowledge, curiosity and the performance of the subjects involved in this research. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T16:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria de Fátima Barbosa da. Histórias reveladas em águas escondidas: uma ponte intercultural entre as demandas sociais e o Ensino de História. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7180/1/Dissertacao_MariaFatima.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e5fa717d65a7a57d18022d0307022c56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352128378863616 |