A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Andreia Cesar dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8484
Resumo: Na noite de 19 de março de 2006, o documentário Falcão: Meninos do Tráfico aparecia na grande mídia pela primeira vez. Sua proposta era desvelar a vida de jovens integrantes do tráfico de drogas a partir da fala dos mesmos. Esta dissertação examina as condições de produção do projeto Falcão, situando-o no contexto mais amplo do debate contemporâneo sobre violência urbana e segurança pública no Brasil, e analisa como jovens moradores de uma favela carioca percebem e interpretam os principais argumentos apresentados por este projeto.
id UERJ_4f96f6142cdb64e0eee3539b73f68085
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8484
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.YouthViolenceMediaMídiaJuventudeViolênciaJovens - Condições sociais - Rio de Janeiro (RJ)Tráfico de drogas - Rio de Janeiro (RJ)Maré (Rio de Janeiro, RJ)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASNa noite de 19 de março de 2006, o documentário Falcão: Meninos do Tráfico aparecia na grande mídia pela primeira vez. Sua proposta era desvelar a vida de jovens integrantes do tráfico de drogas a partir da fala dos mesmos. Esta dissertação examina as condições de produção do projeto Falcão, situando-o no contexto mais amplo do debate contemporâneo sobre violência urbana e segurança pública no Brasil, e analisa como jovens moradores de uma favela carioca percebem e interpretam os principais argumentos apresentados por este projeto.On the night of 19 March 2006, the documentary Falcão: Meninos do Tráfico appeared on media for the first time. The purpose of this action was reveal the life of young people that was working on drug trade. This dissertation examines the conditions of Falcão s production, situating this project in a wider context of the contemporary discussion about urban violence and public safety in Brazil, and analyses how young people who lives on a favela of Rio de Janeiro perceives and interprets the main arguments showed for this project.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLeite, Marcia da Silva Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6465644730012473Freire, Jussarahttp://lattes.cnpq.br/3052031344120851Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sáhttp://lattes.cnpq.br/7812000653949554Santos, Andreia Cesar dos2021-01-05T19:31:32Z2010-04-292009-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Andreia Cesar dos. A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T17:09:48Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/8484Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:09:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
title A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
spellingShingle A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
Santos, Andreia Cesar dos
Youth
Violence
Media
Mídia
Juventude
Violência
Jovens - Condições sociais - Rio de Janeiro (RJ)
Tráfico de drogas - Rio de Janeiro (RJ)
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
title_full A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
title_fullStr A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
title_full_unstemmed A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
title_sort A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.
author Santos, Andreia Cesar dos
author_facet Santos, Andreia Cesar dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Marcia da Silva Pereira
http://lattes.cnpq.br/6465644730012473
Freire, Jussara
http://lattes.cnpq.br/3052031344120851
Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá
http://lattes.cnpq.br/7812000653949554
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andreia Cesar dos
dc.subject.por.fl_str_mv Youth
Violence
Media
Mídia
Juventude
Violência
Jovens - Condições sociais - Rio de Janeiro (RJ)
Tráfico de drogas - Rio de Janeiro (RJ)
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Youth
Violence
Media
Mídia
Juventude
Violência
Jovens - Condições sociais - Rio de Janeiro (RJ)
Tráfico de drogas - Rio de Janeiro (RJ)
Maré (Rio de Janeiro, RJ)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Na noite de 19 de março de 2006, o documentário Falcão: Meninos do Tráfico aparecia na grande mídia pela primeira vez. Sua proposta era desvelar a vida de jovens integrantes do tráfico de drogas a partir da fala dos mesmos. Esta dissertação examina as condições de produção do projeto Falcão, situando-o no contexto mais amplo do debate contemporâneo sobre violência urbana e segurança pública no Brasil, e analisa como jovens moradores de uma favela carioca percebem e interpretam os principais argumentos apresentados por este projeto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-18
2010-04-29
2021-01-05T19:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Andreia Cesar dos. A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8484
identifier_str_mv SANTOS, Andreia Cesar dos. A realidade da vida é que o bagulho é doido : percepções de jovens moradores da Maré sobre favela, juventude e violência em diálogo com Falcão.. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133575364018176