Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Canônico, Joana D'arc de Oliveira lattes
Orientador(a): Pereira, Maria Teresa Gonçalves lattes
Banca de defesa: Henriques, Claudio Cezar lattes, Gurgel, Maria Cristina Lírio lattes, Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos lattes, Pauliukonis, Maria Aparecida Lino lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6048
Resumo: This work proposes a reflection upon the teaching of hyperbole in secondary schools in Brazil, adapted to the demands of the teaching of a mother tongue, accordingly to the role that language plays in verbal interaction. It begins by investigating linguistic disciplines that understand the text as the practice of a written discourse alternated between mutually influenced interlocutors and extends itself to a useful analysis of the hyperbole in the construction of the argument by the speaker. It benefits from the (almost) consolidated presence of journalistic texts in classrooms as a vehicle for information and adds the discursive study of hyperbole as a strategy of politics columnists and editorial writers in textual dialogue. It searches for the clues left by the writer, in formal marks, aiming to interact with the reader. It offers possible readings for the words used by the journalist, taking in consideration the different elements that compose the so-called "enunciation scene"; it presents the possibility of applying grammatical subjects to a discursive text structure and suggests comprehension and text production exercises
id UERJ_8143ad4fb2057be584af90ded34ba29e
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6048
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Henriques, Claudio Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982Gurgel, Maria Cristina Líriohttp://lattes.cnpq.br/1213042771635523Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3711230548967682Pauliukonis, Maria Aparecida Linohttp://lattes.cnpq.br/2045541091292921http://lattes.cnpq.br/0456645395587528Canônico, Joana D'arc de Oliveira2021-01-05T14:50:12Z2012-11-062007-03-26CANÔNICO, Joana D'arc de Oliveira. Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino. 2007. 172 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6048This work proposes a reflection upon the teaching of hyperbole in secondary schools in Brazil, adapted to the demands of the teaching of a mother tongue, accordingly to the role that language plays in verbal interaction. It begins by investigating linguistic disciplines that understand the text as the practice of a written discourse alternated between mutually influenced interlocutors and extends itself to a useful analysis of the hyperbole in the construction of the argument by the speaker. It benefits from the (almost) consolidated presence of journalistic texts in classrooms as a vehicle for information and adds the discursive study of hyperbole as a strategy of politics columnists and editorial writers in textual dialogue. It searches for the clues left by the writer, in formal marks, aiming to interact with the reader. It offers possible readings for the words used by the journalist, taking in consideration the different elements that compose the so-called "enunciation scene"; it presents the possibility of applying grammatical subjects to a discursive text structure and suggests comprehension and text production exercisesEsta tese propõe uma reflexão sobre o ensino da hipérbole na escola, adequada às exigências do ensino de língua materna, consoante ao papel que língua e linguagem exercem na interação verbal. Inicia-se com a investigação de disciplinas lingüísticas que entendem o texto como prática discursiva alternada entre interlocutores mutuamente influenciados, e se estende à análise produtiva da hipérbole na construção argumentativa do enunciador. Aproveita a (quase) consolidada presença do texto jornalístico em sala de aula, como veículo de informação, e acrescenta o estudo discursivo das hipérboles como estratégia do enunciador das colunas políticas e editoriais jornalísticos, no diálogo textual. Busca a identificação das pistas deixadas pelo enunciador, em marcas formais, com a intenção de (inter)agir sobre o leitor. Oferece possíveis leituras das palavras utilizadas pelo jornalista, considerando os vários elementos constitutivos da cena enunciativa ; apresenta a possibilidade de aplicação de alguns conteúdos gramaticais em estrutura discursiva textual e sugere exercícios de compreensão e produção de textoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:50:12Z No. of bitstreams: 1 Joana Darc Canonico_tese.pdf: 650695 bytes, checksum: 37cdc3997a059bbc37c002da817888bc (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Darc Canonico_tese.pdf: 650695 bytes, checksum: 37cdc3997a059bbc37c002da817888bc (MD5) Previous issue date: 2007-03-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasHyperboleDiscourseJournalistic textTeachingHipérboleDiscursoTexto jornalísticoEnsinoLíngua portuguesa Figuras de linguagemLíngua portuguesa Estudo e ensinoAnálise do discurso narrativoJornalismo e linguagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAHipérbole e discurso: contribuições para o ensinoHyperbole and discourse: contributions for educatinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALJoana Darc Canonico_tese.pdfapplication/pdf650695http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6048/1/Joana+Darc+Canonico_tese.pdf37cdc3997a059bbc37c002da817888bcMD511/60482024-02-27 16:16:07.378oai:www.bdtd.uerj.br:1/6048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Hyperbole and discourse: contributions for educating
title Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
spellingShingle Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
Canônico, Joana D'arc de Oliveira
Hyperbole
Discourse
Journalistic text
Teaching
Hipérbole
Discurso
Texto jornalístico
Ensino
Língua portuguesa Figuras de linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Análise do discurso narrativo
Jornalismo e linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
title_full Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
title_fullStr Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
title_full_unstemmed Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
title_sort Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino
author Canônico, Joana D'arc de Oliveira
author_facet Canônico, Joana D'arc de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henriques, Claudio Cezar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878982
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gurgel, Maria Cristina Lírio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1213042771635523
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3711230548967682
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2045541091292921
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0456645395587528
dc.contributor.author.fl_str_mv Canônico, Joana D'arc de Oliveira
contributor_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Henriques, Claudio Cezar
Gurgel, Maria Cristina Lírio
Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos
Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
dc.subject.eng.fl_str_mv Hyperbole
Discourse
Journalistic text
Teaching
topic Hyperbole
Discourse
Journalistic text
Teaching
Hipérbole
Discurso
Texto jornalístico
Ensino
Língua portuguesa Figuras de linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Análise do discurso narrativo
Jornalismo e linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Hipérbole
Discurso
Texto jornalístico
Ensino
Língua portuguesa Figuras de linguagem
Língua portuguesa Estudo e ensino
Análise do discurso narrativo
Jornalismo e linguagem
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work proposes a reflection upon the teaching of hyperbole in secondary schools in Brazil, adapted to the demands of the teaching of a mother tongue, accordingly to the role that language plays in verbal interaction. It begins by investigating linguistic disciplines that understand the text as the practice of a written discourse alternated between mutually influenced interlocutors and extends itself to a useful analysis of the hyperbole in the construction of the argument by the speaker. It benefits from the (almost) consolidated presence of journalistic texts in classrooms as a vehicle for information and adds the discursive study of hyperbole as a strategy of politics columnists and editorial writers in textual dialogue. It searches for the clues left by the writer, in formal marks, aiming to interact with the reader. It offers possible readings for the words used by the journalist, taking in consideration the different elements that compose the so-called "enunciation scene"; it presents the possibility of applying grammatical subjects to a discursive text structure and suggests comprehension and text production exercises
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-26
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CANÔNICO, Joana D'arc de Oliveira. Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino. 2007. 172 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6048
identifier_str_mv CANÔNICO, Joana D'arc de Oliveira. Hipérbole e discurso: contribuições para o ensino. 2007. 172 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6048/1/Joana+Darc+Canonico_tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37cdc3997a059bbc37c002da817888bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352119656808448