O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Pedro Bras Martins da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17917
Resumo: O objetivo desta tese é explicar como a atividade parlamentar determinou a trajetória de políticas não-contributivas de transferência condicionada de renda no Brasil. Diversos autores explicam a implementação e evolução destas políticas a partir de análises que têm exclusivamente o Poder Executivo como lócus do processo decisório. Consequentemente, a literatura presta pouca atenção no papel decisivo que os congressistas desempenham na formulação do desenho da política e, sobretudo, na sua sustentação no longo prazo. Para preencher esta lacuna, esta tese propõe um modelo alternativo que explique a produção dessa política pública levando em conta o papel institucional do Poder Legislativo, bem como os incentivos e as estratégias de parlamentares e partidos. O modelo aponta para a formação de uma ampla coalizão interpartidária de apoio à expansão dessa política no Congresso. Analisa-se a trajetória de 20 anos do Programa Bolsa Família com métodos qualitativos e quantitativos. Conduziu-se o primeiro levantamento sistemático de toda a produção legislativa do programa. Foram classificados 405 proposições e 368 requerimentos de 778 autores que tramitaram na Câmara dos Deputados entre maio de 2000 e dezembro de 2020 cobrindo o governo de cinco Presidentes da República. Estes foram analisados quanto aos seus objetivos para cinco dimensões-chave do desenho da política: público-alvo, transferências, condicionalidades, orçamento e implementação. Demonstrou-se que o engajamento parlamentar quanto ao tema cresce na medida que a política se institucionaliza e novas demandas sociais, entre elas o aumento da pobreza, põem em xeque os limites do desenho inicialmente formulado para o programa. Constatou-se que os poderes dividem responsabilidades sobre a agenda e concentram sua produção em matérias relacionadas a dimensões diferentes do seu desenho. Por fim, confirmou-se a principal hipótese de pesquisa: de que a taxa de cobertura do Cadastro Único dos Programas Sociais nas bases eleitorais dos deputados exerce grande influência no seu comportamento, especialmente entre os deputados de partidos de direita. Deputados de direita dos estados mais pobres têm probabilidade quatro vezes maior de propor projetos que expandam o público-alvo e o gasto com a política do que seus pares dos estados mais ricos. Argumenta-se então que a base de apoio do programa no Congresso é formada por uma coalizão entre a esquerda e os parlamentares de direita com grande concentração de eleitores de baixa renda em suas bases. Em resumo, esta tese propõe uma nova abordagem sobre a produção de políticas de transferência condicionada de renda que pode ser aplicada não apenas ao caso brasileiro, mas também a outros contextos de novas democracias.
id UERJ_8a410ab3042ebd6b2f61ef490924817c
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/17917
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no BrasilThe overlooked role of the Brazilian Congress in shopping the Bolsa Família Program: a new approach to the policy-making of conditional cash transfersBolsa Família ProgramConditional Cash TransferLegislative PowerSocial PolicyPrograma Bolsa FamíliaTransferência Condicionada de RendaPoder LegislativoPolítica SocialCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICAO objetivo desta tese é explicar como a atividade parlamentar determinou a trajetória de políticas não-contributivas de transferência condicionada de renda no Brasil. Diversos autores explicam a implementação e evolução destas políticas a partir de análises que têm exclusivamente o Poder Executivo como lócus do processo decisório. Consequentemente, a literatura presta pouca atenção no papel decisivo que os congressistas desempenham na formulação do desenho da política e, sobretudo, na sua sustentação no longo prazo. Para preencher esta lacuna, esta tese propõe um modelo alternativo que explique a produção dessa política pública levando em conta o papel institucional do Poder Legislativo, bem como os incentivos e as estratégias de parlamentares e partidos. O modelo aponta para a formação de uma ampla coalizão interpartidária de apoio à expansão dessa política no Congresso. Analisa-se a trajetória de 20 anos do Programa Bolsa Família com métodos qualitativos e quantitativos. Conduziu-se o primeiro levantamento sistemático de toda a produção legislativa do programa. Foram classificados 405 proposições e 368 requerimentos de 778 autores que tramitaram na Câmara dos Deputados entre maio de 2000 e dezembro de 2020 cobrindo o governo de cinco Presidentes da República. Estes foram analisados quanto aos seus objetivos para cinco dimensões-chave do desenho da política: público-alvo, transferências, condicionalidades, orçamento e implementação. Demonstrou-se que o engajamento parlamentar quanto ao tema cresce na medida que a política se institucionaliza e novas demandas sociais, entre elas o aumento da pobreza, põem em xeque os limites do desenho inicialmente formulado para o programa. Constatou-se que os poderes dividem responsabilidades sobre a agenda e concentram sua produção em matérias relacionadas a dimensões diferentes do seu desenho. Por fim, confirmou-se a principal hipótese de pesquisa: de que a taxa de cobertura do Cadastro Único dos Programas Sociais nas bases eleitorais dos deputados exerce grande influência no seu comportamento, especialmente entre os deputados de partidos de direita. Deputados de direita dos estados mais pobres têm probabilidade quatro vezes maior de propor projetos que expandam o público-alvo e o gasto com a política do que seus pares dos estados mais ricos. Argumenta-se então que a base de apoio do programa no Congresso é formada por uma coalizão entre a esquerda e os parlamentares de direita com grande concentração de eleitores de baixa renda em suas bases. Em resumo, esta tese propõe uma nova abordagem sobre a produção de políticas de transferência condicionada de renda que pode ser aplicada não apenas ao caso brasileiro, mas também a outros contextos de novas democracias.This dissertation explains how the Brazilian Congress shaped the trajectory of non-contributory conditional cash transfer programs (CCTs) in this country. Several studies describe the implementation and evolution of CCTs using an analytical framework that focuses on the Executive branch as the primary arena of policy decision-making. Consequently, researchers overlook the decisive role that parliaments play in designing social policy and in sustaining programs in the long run. To fill this gap, I build an alternative model for understanding how CCTs are made, accounting for the influence of the Legislative power in the process. The model acknowledges the institutional relationship between powers in a presidential system and uses statistical analysis to understand legislative behavior within the lower house. It describes the incentives that drive policy preferences of congress members and the strategic choices they follow to achieve their policy goals. It focuses on the 20-years trajectory of the Bolsa Família Program, the most relevant case of CCT worldwide. I classified 405 bills and 368 petitions of 778 authors sent to the Brazilian Chamber of Deputies between May 2000 and December 2020 based on their intended changes to five key dimensions of CCTs design: target-public, transfers, conditions, budget, and implementation rules. I show that the commitment of congress members to the topic increases as CCTs evolve from government programs to State policy. Also, bill production rises when new socioeconomic demands - like growing poverty - shed light on the gaps left in the original policy design. Moreover, I demonstrate that the two branches cooperate by sharing law-making responsibilities over different topics in the agenda. Finally, the study confirmed its main hypothesis: that the number of voters enrolled in social programs in constituencies greatly influences the behavior of representatives to the policy. This trend is especially evident among right-wing parties. When representatives come from poor states, it is four times more probable that they will support a bill that expands policy coverage or spending than their peers elected in rich states. Therefore, this study concludes that support in Congress for the Bolsa Família stems from a coalition between left parties and the right-wing representatives elected in constituencies that concentrate most poor voters. In sum, this dissertation offers an original approach for studying CCTs using methodological tools that generally apply to the context of new democracies.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqDeutscher Akademischer Austauschdienst (Alemanha) - DAADUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e PolíticosBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaFigueiredo, Argelina Cheibubhttp://lattes.cnpq.br/2261555898412006Llanos, MarianaBichir, Renata Mirandolahttp://lattes.cnpq.br/4618458977187100Santos, Fabiano Guilherme Mendeshttp://lattes.cnpq.br/3534868879163140Arretche, Marta Teresa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3509643250919547Costa, Pedro Bras Martins da2022-06-13T21:29:59Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Pedro Bras Martins da. O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil. 2022. 293 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T14:40:28Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T14:40:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
The overlooked role of the Brazilian Congress in shopping the Bolsa Família Program: a new approach to the policy-making of conditional cash transfers
title O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
spellingShingle O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
Costa, Pedro Bras Martins da
Bolsa Família Program
Conditional Cash Transfer
Legislative Power
Social Policy
Programa Bolsa Família
Transferência Condicionada de Renda
Poder Legislativo
Política Social
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
title_short O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
title_full O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
title_fullStr O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
title_full_unstemmed O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
title_sort O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil
author Costa, Pedro Bras Martins da
author_facet Costa, Pedro Bras Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Argelina Cheibub
http://lattes.cnpq.br/2261555898412006
Llanos, Mariana
Bichir, Renata Mirandola
http://lattes.cnpq.br/4618458977187100
Santos, Fabiano Guilherme Mendes
http://lattes.cnpq.br/3534868879163140
Arretche, Marta Teresa da Silva
http://lattes.cnpq.br/3509643250919547
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Pedro Bras Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Bolsa Família Program
Conditional Cash Transfer
Legislative Power
Social Policy
Programa Bolsa Família
Transferência Condicionada de Renda
Poder Legislativo
Política Social
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
topic Bolsa Família Program
Conditional Cash Transfer
Legislative Power
Social Policy
Programa Bolsa Família
Transferência Condicionada de Renda
Poder Legislativo
Política Social
CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
description O objetivo desta tese é explicar como a atividade parlamentar determinou a trajetória de políticas não-contributivas de transferência condicionada de renda no Brasil. Diversos autores explicam a implementação e evolução destas políticas a partir de análises que têm exclusivamente o Poder Executivo como lócus do processo decisório. Consequentemente, a literatura presta pouca atenção no papel decisivo que os congressistas desempenham na formulação do desenho da política e, sobretudo, na sua sustentação no longo prazo. Para preencher esta lacuna, esta tese propõe um modelo alternativo que explique a produção dessa política pública levando em conta o papel institucional do Poder Legislativo, bem como os incentivos e as estratégias de parlamentares e partidos. O modelo aponta para a formação de uma ampla coalizão interpartidária de apoio à expansão dessa política no Congresso. Analisa-se a trajetória de 20 anos do Programa Bolsa Família com métodos qualitativos e quantitativos. Conduziu-se o primeiro levantamento sistemático de toda a produção legislativa do programa. Foram classificados 405 proposições e 368 requerimentos de 778 autores que tramitaram na Câmara dos Deputados entre maio de 2000 e dezembro de 2020 cobrindo o governo de cinco Presidentes da República. Estes foram analisados quanto aos seus objetivos para cinco dimensões-chave do desenho da política: público-alvo, transferências, condicionalidades, orçamento e implementação. Demonstrou-se que o engajamento parlamentar quanto ao tema cresce na medida que a política se institucionaliza e novas demandas sociais, entre elas o aumento da pobreza, põem em xeque os limites do desenho inicialmente formulado para o programa. Constatou-se que os poderes dividem responsabilidades sobre a agenda e concentram sua produção em matérias relacionadas a dimensões diferentes do seu desenho. Por fim, confirmou-se a principal hipótese de pesquisa: de que a taxa de cobertura do Cadastro Único dos Programas Sociais nas bases eleitorais dos deputados exerce grande influência no seu comportamento, especialmente entre os deputados de partidos de direita. Deputados de direita dos estados mais pobres têm probabilidade quatro vezes maior de propor projetos que expandam o público-alvo e o gasto com a política do que seus pares dos estados mais ricos. Argumenta-se então que a base de apoio do programa no Congresso é formada por uma coalizão entre a esquerda e os parlamentares de direita com grande concentração de eleitores de baixa renda em suas bases. Em resumo, esta tese propõe uma nova abordagem sobre a produção de políticas de transferência condicionada de renda que pode ser aplicada não apenas ao caso brasileiro, mas também a outros contextos de novas democracias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13T21:29:59Z
2022-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Pedro Bras Martins da. O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil. 2022. 293 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17917
identifier_str_mv COSTA, Pedro Bras Martins da. O papel esquecido do Poder Legislativo na trajetória das políticas de transferência de renda no Brasil. 2022. 293 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133670523338752