Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Catarina de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19816
Resumo: A pesquisa realiza leitura crítica da peça teatral Que farei com este livro? (1980), de José Saramago, com a finalidade de investigar as relações da criação artística com a história. Busca-se verificar de que forma a obra saramaguiana recriou esteticamente a biografia de Luís de Camões, e problematizou o lugar da literatura nas sociedades capitalistas. Para entender esses processos houve o apoio de Paul Veyne, Tzvetan Todorov, Boaventura de Sousa Santos, entre outros.
id UERJ_a3492db0eb7bafcde17baa0f3f91f173
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/19816
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?Camões in the Saramago scene: What will I do with this book?José SaramagoLuís de CamõesTheatreHistoryFictionJosé SaramagoLuís de CamõesTeatroHistóriaFicçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASA pesquisa realiza leitura crítica da peça teatral Que farei com este livro? (1980), de José Saramago, com a finalidade de investigar as relações da criação artística com a história. Busca-se verificar de que forma a obra saramaguiana recriou esteticamente a biografia de Luís de Camões, e problematizou o lugar da literatura nas sociedades capitalistas. Para entender esses processos houve o apoio de Paul Veyne, Tzvetan Todorov, Boaventura de Sousa Santos, entre outros.The research performs critical reading of the play What will I do with this book? (1980), by José Saramago, with the purpose of investigating the relationship between artistic creation and history. It seeks to verify how the work of Saramagawa aesthetically recreated the biography of Luís de Camões, and problematized the place of literature in capitalist societies. To understand these processes, there was support from Paul Veyne, Tzvetan Todorov, Boaventura de Sousa Santos, among others.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaLima, Norma Sueli Rosahttp://lattes.cnpq.br/9454267569832156Lugarinho, Mário Césarhttp://lattes.cnpq.br/5809473697987288Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevatohttp://lattes.cnpq.br/2275093398092913Oliveira, Catarina de2023-06-20T19:10:24Z2021-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Catarina de. Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?. 2021. 52 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:05:11Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:05:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
Camões in the Saramago scene: What will I do with this book?
title Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
spellingShingle Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
Oliveira, Catarina de
José Saramago
Luís de Camões
Theatre
History
Fiction
José Saramago
Luís de Camões
Teatro
História
Ficção
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
title_full Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
title_fullStr Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
title_full_unstemmed Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
title_sort Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?
author Oliveira, Catarina de
author_facet Oliveira, Catarina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Norma Sueli Rosa
http://lattes.cnpq.br/9454267569832156
Lugarinho, Mário César
http://lattes.cnpq.br/5809473697987288
Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato
http://lattes.cnpq.br/2275093398092913
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Catarina de
dc.subject.por.fl_str_mv José Saramago
Luís de Camões
Theatre
History
Fiction
José Saramago
Luís de Camões
Teatro
História
Ficção
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic José Saramago
Luís de Camões
Theatre
History
Fiction
José Saramago
Luís de Camões
Teatro
História
Ficção
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description A pesquisa realiza leitura crítica da peça teatral Que farei com este livro? (1980), de José Saramago, com a finalidade de investigar as relações da criação artística com a história. Busca-se verificar de que forma a obra saramaguiana recriou esteticamente a biografia de Luís de Camões, e problematizou o lugar da literatura nas sociedades capitalistas. Para entender esses processos houve o apoio de Paul Veyne, Tzvetan Todorov, Boaventura de Sousa Santos, entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
2023-06-20T19:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Catarina de. Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?. 2021. 52 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19816
identifier_str_mv OLIVEIRA, Catarina de. Camões na cena de Saramago: Que farei com este livro?. 2021. 52 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133697618542592