O Teatro do Oprimido e os possíveis diálogos e transbordamentos entre espaços educacionais: uma etnografia junto ao grupo MareMoTO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Trombini, Igor Federici
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10768
Resumo: O presente trabalho percorre um trajeto, junto ao grupo de Teatro do Oprimido (GTO) MareMoTO, com o intuito de compreender como se dão as relações dialógicas (FREIRE, 1968) e as produções de conhecimentos dentro de um GTO, assim como busca explorar a potência da metodologia no aprofundamento de articulações entre espaços educacionais formais e não formais, que superem a exclusão simbólica (XIBERRAS, 1993), a injustiça cognitiva (SANTOS, 2007) e instaurem epistemologias outras, partindo de narrativas polifônicas horizontalizantes. Para tal, aprofundamos os entrecruzamentos de cinco conceitos característicos da etnografia (CLIFFORD; MARCUS, 2016; MATTOS, 2011) e da metodologia pedagógico-político-teatral (BOAL, 2009) de forma a investigar como se dão as relações provenientes em galeras e como uma gestão da alteridade menos agressiva (MAFFESOLI, 2015) característica destes coletivos, potencializa a criação estética-epistemológica baseada em relações afeCtuosas (DELEUZE, 1991), que possibilitam uma ampla compreensão do real e formas de transforma-lo. Assim, partindo dos ensaios, apresentações e oficinas realizadas junto ao MareMoTO, compreendemos características que integram o TO, tais como: a transformação do espectador passivo em protagonista ativo (TEIXEIRA, 2007), a modificação da realidade através de linguagens invisibilizadas, a ampliação do diálogo sinestésico, a descentralização da voz que produz conhecimento, a instauração de um espaço horizontal, aberto e convidativo para um diálogo que propõe transformação em diferentes níveis, e o alargamento da produção estética como indissociavelmente produtora de conhecimento (VICTORIO, 2012). E assim, passamos a enxerga-lo como uma linguagem transgressora, com potencial de transbordar-se entre espaços educacionais formais e não formais, de forma a criar heterotopias e bolhas perceptivas (VANUCCI, 2016), que os encharcam (como bom MareMoTO que é) e provocam curtos-circuitos (DELEUZE, 2013), abrindo o presente das instituições educacionais para o futuro, não apenas com outras estéticas e conhecimentos, mas com outras formas de se produzi-los (SANTOS, 2007)
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spelling O Teatro do Oprimido e os possíveis diálogos e transbordamentos entre espaços educacionais: uma etnografia junto ao grupo MareMoTOThe Theater of the oppressed and the possibilities of dialogue and overflows between educational spaces: an ethnography with MareMoTo s groupTheater of the oppressedOppressionEthnographyDialogicKnowledgeOpressãoDialógicoConhecimentoEducaçãoTeatro do OprimidoEtnografiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho percorre um trajeto, junto ao grupo de Teatro do Oprimido (GTO) MareMoTO, com o intuito de compreender como se dão as relações dialógicas (FREIRE, 1968) e as produções de conhecimentos dentro de um GTO, assim como busca explorar a potência da metodologia no aprofundamento de articulações entre espaços educacionais formais e não formais, que superem a exclusão simbólica (XIBERRAS, 1993), a injustiça cognitiva (SANTOS, 2007) e instaurem epistemologias outras, partindo de narrativas polifônicas horizontalizantes. Para tal, aprofundamos os entrecruzamentos de cinco conceitos característicos da etnografia (CLIFFORD; MARCUS, 2016; MATTOS, 2011) e da metodologia pedagógico-político-teatral (BOAL, 2009) de forma a investigar como se dão as relações provenientes em galeras e como uma gestão da alteridade menos agressiva (MAFFESOLI, 2015) característica destes coletivos, potencializa a criação estética-epistemológica baseada em relações afeCtuosas (DELEUZE, 1991), que possibilitam uma ampla compreensão do real e formas de transforma-lo. Assim, partindo dos ensaios, apresentações e oficinas realizadas junto ao MareMoTO, compreendemos características que integram o TO, tais como: a transformação do espectador passivo em protagonista ativo (TEIXEIRA, 2007), a modificação da realidade através de linguagens invisibilizadas, a ampliação do diálogo sinestésico, a descentralização da voz que produz conhecimento, a instauração de um espaço horizontal, aberto e convidativo para um diálogo que propõe transformação em diferentes níveis, e o alargamento da produção estética como indissociavelmente produtora de conhecimento (VICTORIO, 2012). E assim, passamos a enxerga-lo como uma linguagem transgressora, com potencial de transbordar-se entre espaços educacionais formais e não formais, de forma a criar heterotopias e bolhas perceptivas (VANUCCI, 2016), que os encharcam (como bom MareMoTO que é) e provocam curtos-circuitos (DELEUZE, 2013), abrindo o presente das instituições educacionais para o futuro, não apenas com outras estéticas e conhecimentos, mas com outras formas de se produzi-los (SANTOS, 2007)The present dissertation follows the work of MareMoTO, a Theatre of the Oppressed group (GTO). The objective is to understand the development of dialogical relations (FREIRE, 1968) and knowledge production inside a GTO. We will study the methodological potential for articulation between educational spaces to overcome symbolic exclusion (XIBERRAS, 1993) and cognitive injustice (SANTOS, 2007).These and other epistemologies depart from horizontal polyphonic narratives. We look at the interrelatedness of five ethnography concepts (CLIFFORD; MARCUS, 2016; MATTOS, 2011) and the pedagogic-politic-theatrical methodology (BOAL, 2009). We investigate the young group s relations, and how a less aggressive otherness' management (MAFFESOLI, 2015) potentializes aesthetic-epistemological creation, based in afectual relationships. This enables an understanding of reality and ways of transforming it. Based on MareMoTO essays, presentations, and workshops, we recognize these characteristics of the methodology: the transformation of passive spectator into active protagonist (TEIXEIRA, 2007); the reality modification through invisibilized languages; the synaesthetic dialog amplification; the decentralization of knowledge production; the creation of horizontal spaces, opened and inviting for a transformative dialogue; the recognition of aesthetic production as indissociable from knowledge production (VICTORIO, 2012). We look to understand this work as a transgressive language, with the potential of overflow between formal and non-formal education spaces. This creates heterotopies and perceptive bubbles (VANUCCI, 2016), which waterlog (as an authentic MareMoTO) and trigger haywires . This is how the present of education institutions opens to the future (DELEUZE, 2013), showing not only other aesthetics, but other forms with which to produce them (SANTOS, 2007)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMattos, Carmen Lucia Guimarães dehttp://lattes.cnpq.br/4219948853377204Victorio Filho, Aldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=nullVannucci, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/3520307083162428Surian, Alessiohttp://lattes.cnpq.br/6473559072799427Trombini, Igor Federici2021-01-05T21:57:52Z2018-05-182018-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTROMBINI, Igor Federici. O Teatro do Oprimido e os possíveis diálogos e transbordamentos entre espaços educacionais: uma etnografia junto ao grupo MareMoTO. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:44Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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