A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rezende, Juliana Vilas Boas de lattes
Orientador(a): Pereira, Maria Teresa Gonçalves lattes
Banca de defesa: Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e lattes, Valente, André Crim lattes, Camara, Tania Maria Nunes de Lima lattes, Amorim, Marcelo da Silva lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
Resumo: This work aims at introducing the study of image dynamics and its multiple meanings and possibilities into Portuguese classes in the privileged context of school, since image magnifies the domain and reach of the language through the new technologies and demands of the contemporary world. The school environment was chosen because the expressiveness of the Portuguese language is frequently made possible and represented through figures of speech, studied in several segments of the schooling process. Moreover, the creative activity is also associated with the production of mental or formal images, and in verbal or visual production. The contemporary overflow of visual coding may suggest modifications in the thinking process. Preponderance of pictorial stimuli if compared with verbal coding influences the way individuals understand the world. Therefore, competence regarding language includes visual skills, besides verbal and written language. Innate competence for language inherent in man as well as the latter written records made to preserve knowledge and culture of singular groups are thus associated with the ability to communicate and transmit
id UERJ_a6276b18100aeb88829d6564925fac85
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6144
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Pereira, Maria Teresa Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira ehttp://lattes.cnpq.br/2414938366375414Valente, André Crimhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Amorim, Marcelo da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771758A2Rezende, Juliana Vilas Boas de2021-01-05T14:52:15Z2016-09-292015-11-16REZENDE, Juliana Vilas Boas de. A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144This work aims at introducing the study of image dynamics and its multiple meanings and possibilities into Portuguese classes in the privileged context of school, since image magnifies the domain and reach of the language through the new technologies and demands of the contemporary world. The school environment was chosen because the expressiveness of the Portuguese language is frequently made possible and represented through figures of speech, studied in several segments of the schooling process. Moreover, the creative activity is also associated with the production of mental or formal images, and in verbal or visual production. The contemporary overflow of visual coding may suggest modifications in the thinking process. Preponderance of pictorial stimuli if compared with verbal coding influences the way individuals understand the world. Therefore, competence regarding language includes visual skills, besides verbal and written language. Innate competence for language inherent in man as well as the latter written records made to preserve knowledge and culture of singular groups are thus associated with the ability to communicate and transmitCom a ampliação do domínio e do alcance que a imagem empreende como linguagem, por meio das novas tecnologias e das demandas do mundo contemporâneo, este trabalho visa a inserir o estudo da imagem dinâmica, em suas múltiplas acepções e possibilidades, nas aulas de Língua Portuguesa, dentro do espaço privilegiado que é a escola. Considera-se tal ambiente propício, já que a expressividade da Língua Portuguesa é muitas vezes viabilizada e representada por meio das figuras de linguagem, estudadas em diversos segmentos do percurso escolar. Além disso, a atividade criativa do ser humano também se vincula à produção de imagens, mentais ou formalizadas, em produção verbal ou visual. A superabundância do código visual indica a possibilidade de modificações na forma de pensar do homem contemporâneo. A preponderância dos estímulos imagéticos em relação ao código verbal atua na leitura de mundo dos indivíduos. A competência para a linguagem inerente ao homem, com os posteriores registros escritos a fim de preservar e postergar os saberes e a cultura de um grupo particular, associam a capacidade de ver à capacidade de relatar, de transmitirSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:52:15Z No. of bitstreams: 1 Juliana Vilas Boas de Rezende_Tese.pdf: 2194932 bytes, checksum: 168a4965a6e95b459765ba46231bd688 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Vilas Boas de Rezende_Tese.pdf: 2194932 bytes, checksum: 168a4965a6e95b459765ba46231bd688 (MD5) Previous issue date: 2015-11-16application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasLinguistic competenceVisual competenceDynamic imageImagem dinâmicaCompetência linguísticaCompetência visualLíngua portuguesa Estudo e ensinoImagemTecnologia educacionalCompetência e desempenho (Linguística)Criatividade (Linguística)AprendizagemLíngua portuguesa Figuras de linguagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua PortuguesaImage reading as a pedagogical strategy in Portuguese classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALJuliana Vilas Boas de Rezende_Tese.pdfapplication/pdf2194932http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6144/1/Juliana+Vilas+Boas+de+Rezende_Tese.pdf168a4965a6e95b459765ba46231bd688MD511/61442024-02-27 16:16:24.67oai:www.bdtd.uerj.br:1/6144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Image reading as a pedagogical strategy in Portuguese classes
title A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
spellingShingle A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
Rezende, Juliana Vilas Boas de
Linguistic competence
Visual competence
Dynamic image
Imagem dinâmica
Competência linguística
Competência visual
Língua portuguesa Estudo e ensino
Imagem
Tecnologia educacional
Competência e desempenho (Linguística)
Criatividade (Linguística)
Aprendizagem
Língua portuguesa Figuras de linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
title_full A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
title_fullStr A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
title_sort A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa
author Rezende, Juliana Vilas Boas de
author_facet Rezende, Juliana Vilas Boas de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C61295
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2414938366375414
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valente, André Crim
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778489A8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771758A2
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Juliana Vilas Boas de
contributor_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e
Valente, André Crim
Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Amorim, Marcelo da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv Linguistic competence
Visual competence
Dynamic image
topic Linguistic competence
Visual competence
Dynamic image
Imagem dinâmica
Competência linguística
Competência visual
Língua portuguesa Estudo e ensino
Imagem
Tecnologia educacional
Competência e desempenho (Linguística)
Criatividade (Linguística)
Aprendizagem
Língua portuguesa Figuras de linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem dinâmica
Competência linguística
Competência visual
Língua portuguesa Estudo e ensino
Imagem
Tecnologia educacional
Competência e desempenho (Linguística)
Criatividade (Linguística)
Aprendizagem
Língua portuguesa Figuras de linguagem
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work aims at introducing the study of image dynamics and its multiple meanings and possibilities into Portuguese classes in the privileged context of school, since image magnifies the domain and reach of the language through the new technologies and demands of the contemporary world. The school environment was chosen because the expressiveness of the Portuguese language is frequently made possible and represented through figures of speech, studied in several segments of the schooling process. Moreover, the creative activity is also associated with the production of mental or formal images, and in verbal or visual production. The contemporary overflow of visual coding may suggest modifications in the thinking process. Preponderance of pictorial stimuli if compared with verbal coding influences the way individuals understand the world. Therefore, competence regarding language includes visual skills, besides verbal and written language. Innate competence for language inherent in man as well as the latter written records made to preserve knowledge and culture of singular groups are thus associated with the ability to communicate and transmit
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Juliana Vilas Boas de. A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
identifier_str_mv REZENDE, Juliana Vilas Boas de. A leitura de imagens como estratégia pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6144/1/Juliana+Vilas+Boas+de+Rezende_Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 168a4965a6e95b459765ba46231bd688
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352120403394560