"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696 |
Resumo: | The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutable |
id |
UERJ_a68e8715adb12f0efdbcd1d56c4aeadf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/16696 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Berbara, Maria Cristina Lourohttp://lattes.cnpq.br/0220141208589293Azevedo, Evelynehttp://lattes.cnpq.br/8086494938513835Tiradritti, Francescohttp://lattes.cnpq.br/9248994631069240Quírico, Tamarahttp://lattes.cnpq.br/2136677343472870http://lattes.cnpq.br/3673095764724508Oliveira, Daniele Cristina Liberato de2021-09-29T15:30:21Z2016-07-11OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutableO presente trabalho tem como objetivo analisar o modelo iconográfico da estatuária egípcia ajoelhada faraônica em posição de oferenda, considerando como ela se distingue nos dois principais períodos de seu maior uso: o Novo Império e o Período Tardio. Esta pesquisa trata especificamente desta representação dentro do contexto faraônico uma vez que seu uso sugere uma função mais direcionada para a legitimação do poder real e não somente o culto a uma divindade, ligado à sua função religiosa. Neste sentido, o que significa o conceito de legitimação na arte egípcia? Como ele se relaciona com a utilização da imagem no Egito Antigo? Uma vez que esta pose sugere diferentes contextos para seu uso – que pode influenciar diretamente, e paradoxalmente, sua relação estética –, será apresentado como esta figura se caracteriza em cada um destes períodos, procurando compreender como seu uso se deu em momentos tão esparsos na história egípcia e mostrando como um modelo pode ser ressignificado em um contexto mais amplo da produção de objetos de arte no Egito: como as imagens podem trazer diferentes significados, especialmente em uma civilização marcada por aquilo que normalmente é interpretado como imutávelSubmitted by Eliana CEH/B (liliprata2000@gmail.com) on 2021-09-29T15:30:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdf: 3116041 bytes, checksum: f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-29T15:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdf: 3116041 bytes, checksum: f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d (MD5) Previous issue date: 2016-07-11Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBrasilCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesEgyptian artLegitimationStatuaryModelArte egípciaLegitimaçãoEstatuariaModeloEstátuas - EgitoEgito – HistóriaPoder (Ciências sociais)IconografiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia"The act of making offerings": the use of images in Egyptian art and the iconographic model of the kneeling Pharaonic statue - from the XVIII to the XXX Dynastyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdfDissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdfapplication/pdf3116041http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/2/Dissertacao+-+Daniele+Cristina+Liberato+de+Oliveira+-+2016+-+Completa.pdff0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82123http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/1/license.txte5502652da718045d7fcd832b79fca29MD511/166962024-02-26 16:04:24.836oai:www.bdtd.uerj.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
"The act of making offerings": the use of images in Egyptian art and the iconographic model of the kneeling Pharaonic statue - from the XVIII to the XXX Dynasty |
title |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
spellingShingle |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia Oliveira, Daniele Cristina Liberato de Egyptian art Legitimation Statuary Model Arte egípcia Legitimação Estatuaria Modelo Estátuas - Egito Egito – História Poder (Ciências sociais) Iconografia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
title_full |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
title_fullStr |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
title_full_unstemmed |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
title_sort |
"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia |
author |
Oliveira, Daniele Cristina Liberato de |
author_facet |
Oliveira, Daniele Cristina Liberato de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berbara, Maria Cristina Louro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0220141208589293 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Azevedo, Evelyne |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8086494938513835 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tiradritti, Francesco |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9248994631069240 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Quírico, Tamara |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2136677343472870 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3673095764724508 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniele Cristina Liberato de |
contributor_str_mv |
Berbara, Maria Cristina Louro Azevedo, Evelyne Tiradritti, Francesco Quírico, Tamara |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Egyptian art Legitimation Statuary Model |
topic |
Egyptian art Legitimation Statuary Model Arte egípcia Legitimação Estatuaria Modelo Estátuas - Egito Egito – História Poder (Ciências sociais) Iconografia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte egípcia Legitimação Estatuaria Modelo Estátuas - Egito Egito – História Poder (Ciências sociais) Iconografia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutable |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-29T15:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/2/Dissertacao+-+Daniele+Cristina+Liberato+de+Oliveira+-+2016+-+Completa.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d e5502652da718045d7fcd832b79fca29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352199842463744 |