"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele Cristina Liberato de lattes
Orientador(a): Berbara, Maria Cristina Louro lattes
Banca de defesa: Tiradritti, Francesco lattes, Quírico, Tamara lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696
Resumo: The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutable
id UERJ_a68e8715adb12f0efdbcd1d56c4aeadf
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/16696
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Berbara, Maria Cristina Lourohttp://lattes.cnpq.br/0220141208589293Azevedo, Evelynehttp://lattes.cnpq.br/8086494938513835Tiradritti, Francescohttp://lattes.cnpq.br/9248994631069240Quírico, Tamarahttp://lattes.cnpq.br/2136677343472870http://lattes.cnpq.br/3673095764724508Oliveira, Daniele Cristina Liberato de2021-09-29T15:30:21Z2016-07-11OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutableO presente trabalho tem como objetivo analisar o modelo iconográfico da estatuária egípcia ajoelhada faraônica em posição de oferenda, considerando como ela se distingue nos dois principais períodos de seu maior uso: o Novo Império e o Período Tardio. Esta pesquisa trata especificamente desta representação dentro do contexto faraônico uma vez que seu uso sugere uma função mais direcionada para a legitimação do poder real e não somente o culto a uma divindade, ligado à sua função religiosa. Neste sentido, o que significa o conceito de legitimação na arte egípcia? Como ele se relaciona com a utilização da imagem no Egito Antigo? Uma vez que esta pose sugere diferentes contextos para seu uso – que pode influenciar diretamente, e paradoxalmente, sua relação estética –, será apresentado como esta figura se caracteriza em cada um destes períodos, procurando compreender como seu uso se deu em momentos tão esparsos na história egípcia e mostrando como um modelo pode ser ressignificado em um contexto mais amplo da produção de objetos de arte no Egito: como as imagens podem trazer diferentes significados, especialmente em uma civilização marcada por aquilo que normalmente é interpretado como imutávelSubmitted by Eliana CEH/B (liliprata2000@gmail.com) on 2021-09-29T15:30:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdf: 3116041 bytes, checksum: f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-29T15:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdf: 3116041 bytes, checksum: f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d (MD5) Previous issue date: 2016-07-11Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBrasilCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesEgyptian artLegitimationStatuaryModelArte egípciaLegitimaçãoEstatuariaModeloEstátuas - EgitoEgito – HistóriaPoder (Ciências sociais)IconografiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia"The act of making offerings": the use of images in Egyptian art and the iconographic model of the kneeling Pharaonic statue - from the XVIII to the XXX Dynastyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdfDissertacao - Daniele Cristina Liberato de Oliveira - 2016 - Completa.pdfapplication/pdf3116041http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/2/Dissertacao+-+Daniele+Cristina+Liberato+de+Oliveira+-+2016+-+Completa.pdff0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82123http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/1/license.txte5502652da718045d7fcd832b79fca29MD511/166962024-02-26 16:04:24.836oai:www.bdtd.uerj.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "The act of making offerings": the use of images in Egyptian art and the iconographic model of the kneeling Pharaonic statue - from the XVIII to the XXX Dynasty
title "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
spellingShingle "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
Oliveira, Daniele Cristina Liberato de
Egyptian art
Legitimation
Statuary
Model
Arte egípcia
Legitimação
Estatuaria
Modelo
Estátuas - Egito
Egito – História
Poder (Ciências sociais)
Iconografia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
title_full "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
title_fullStr "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
title_full_unstemmed "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
title_sort "O ato de fazer oferendas":o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia
author Oliveira, Daniele Cristina Liberato de
author_facet Oliveira, Daniele Cristina Liberato de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berbara, Maria Cristina Louro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0220141208589293
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Azevedo, Evelyne
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8086494938513835
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tiradritti, Francesco
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9248994631069240
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Quírico, Tamara
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2136677343472870
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3673095764724508
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele Cristina Liberato de
contributor_str_mv Berbara, Maria Cristina Louro
Azevedo, Evelyne
Tiradritti, Francesco
Quírico, Tamara
dc.subject.eng.fl_str_mv Egyptian art
Legitimation
Statuary
Model
topic Egyptian art
Legitimation
Statuary
Model
Arte egípcia
Legitimação
Estatuaria
Modelo
Estátuas - Egito
Egito – História
Poder (Ciências sociais)
Iconografia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Arte egípcia
Legitimação
Estatuaria
Modelo
Estátuas - Egito
Egito – História
Poder (Ciências sociais)
Iconografia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description The present work aims to analyze the iconographic model of the Egyptian statuary kneeling in a pharaonic offering position, considering how it is distinguished in the two main periods of its greatest use: the New Empire and the Late Period. This research deals specifically with this representation within the Pharaonic context, since its use suggests a function more directed towards the legitimation of real power and not only the cult of a deity, linked to its religious function. In this sense, what does the concept of legitimation mean in Egyptian art? How does it relate to the use of the image in Ancient Egypt? Since this pose suggests different contexts for its use - which can directly and paradoxically influence its aesthetic relationship -, it will be presented how this figure is characterized in each of these periods, trying to understand how its use occurred in such sparse moments in Egyptian history and showing how a model can be reframed in a broader context of the production of art objects in Egypt: how images can have different meanings, especially in a civilization marked by what is normally interpreted as immutable
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-29T15:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696
identifier_str_mv OLIVEIRA, Daniele Cristina Liberato de. ‘O ato de fazer oferendas’:o uso de imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada – da XVIII a XXX Dinastia.2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/2/Dissertacao+-+Daniele+Cristina+Liberato+de+Oliveira+-+2016+-+Completa.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16696/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f0c3782d907c9a171f98d7baeaf3420d
e5502652da718045d7fcd832b79fca29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352199842463744