Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529 |
Resumo: | The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process. |
id |
UERJ_a9cc27e87c3fc05ad519ab1a4e93780a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14529 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Abritta, Carolina Scalihttp://lattes.cnpq.br/4875126755990961Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraeshttp://lattes.cnpq.br/3966384064717646Sampaio, Thais Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8956224266842778http://lattes.cnpq.br/6488503459357825Isaías, Raquel Olímpio2021-01-07T15:21:40Z2018-10-292016-11-08ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process.O objetivo deste trabalho é investigar discursivamente os posicionamentos de alunos e professores em relação ao uso de uma ferramenta tecnológica, a Internet, em sala de aula por meio da análise da fala-em-interação. Essa análise ocorreu em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de Magé, no segundo semestre do ano de 2015. Para tanto, pautou-se pela metodologia da pesquisa-ação alinhada à abordagem etnográfica, de natureza qualitativa e interpretativista. Os resultados apontam para uma variação no nível de letramento dos alunos, provocando a atribuição e a refutação dos posicionamentos de letrado e menos letrado digital. Esses resultados também revelam o conflito entre os posicionamentos de professor mediador e professor prescritivo. O professor medeia a relação aluno-conhecimento sempre. Porém, em uma aula com uso de tecnologia, parece ter que mediar também a relação aluno-conhecimento tecnológico, mesmo sem ser especialista no assunto. Conclui-se, então, que há a necessidade de investimentos em políticas pedagógicas e educacionais para a formação inicial e continuada para professores, a fim de promover o conhecimento interacional e preparação para assumir o posicionamento de mediador da relação aluno-conhecimento-tecnologia. Então, a Internet poderá ser um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Olimpio.pdf: 2111105 bytes, checksum: 0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Olimpio.pdf: 2111105 bytes, checksum: 0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10 (MD5) Previous issue date: 2016-11-08Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresPositioningTalk-in-interactionDigital literaciesTeaching-learningPortuguese LanguagePosicionamentoFala-em-interaçãoLetramentos digitaisEnsino- aprendizagemLíngua PortuguesaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAInternet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua PortuguesaInternet: facilitator instrument of teaching-learning process? How do teachers and students position each other in a Portuguese Language class.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Raquel Olimpio.pdfapplication/pdf2111105http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14529/1/Dissertacao+Raquel+Olimpio.pdf0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10MD511/145292024-02-27 16:01:02.714oai:www.bdtd.uerj.br:1/14529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Internet: facilitator instrument of teaching-learning process? How do teachers and students position each other in a Portuguese Language class. |
title |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa Isaías, Raquel Olímpio Positioning Talk-in-interaction Digital literacies Teaching-learning Portuguese Language Posicionamento Fala-em-interação Letramentos digitais Ensino- aprendizagem Língua Portuguesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
title_full |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
title_sort |
Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa |
author |
Isaías, Raquel Olímpio |
author_facet |
Isaías, Raquel Olímpio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abritta, Carolina Scali |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4875126755990961 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3966384064717646 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sampaio, Thais Fernandes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8956224266842778 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6488503459357825 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaías, Raquel Olímpio |
contributor_str_mv |
Abritta, Carolina Scali Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes Sampaio, Thais Fernandes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Positioning Talk-in-interaction Digital literacies Teaching-learning Portuguese Language |
topic |
Positioning Talk-in-interaction Digital literacies Teaching-learning Portuguese Language Posicionamento Fala-em-interação Letramentos digitais Ensino- aprendizagem Língua Portuguesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamento Fala-em-interação Letramentos digitais Ensino- aprendizagem Língua Portuguesa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T15:21:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529 |
identifier_str_mv |
ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14529/1/Dissertacao+Raquel+Olimpio.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352182372139008 |