Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Isaías, Raquel Olímpio lattes
Orientador(a): Abritta, Carolina Scali lattes
Banca de defesa: Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes lattes, Sampaio, Thais Fernandes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529
Resumo: The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process.
id UERJ_a9cc27e87c3fc05ad519ab1a4e93780a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14529
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Abritta, Carolina Scalihttp://lattes.cnpq.br/4875126755990961Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraeshttp://lattes.cnpq.br/3966384064717646Sampaio, Thais Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8956224266842778http://lattes.cnpq.br/6488503459357825Isaías, Raquel Olímpio2021-01-07T15:21:40Z2018-10-292016-11-08ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process.O objetivo deste trabalho é investigar discursivamente os posicionamentos de alunos e professores em relação ao uso de uma ferramenta tecnológica, a Internet, em sala de aula por meio da análise da fala-em-interação. Essa análise ocorreu em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, localizada no município de Magé, no segundo semestre do ano de 2015. Para tanto, pautou-se pela metodologia da pesquisa-ação alinhada à abordagem etnográfica, de natureza qualitativa e interpretativista. Os resultados apontam para uma variação no nível de letramento dos alunos, provocando a atribuição e a refutação dos posicionamentos de letrado e menos letrado digital. Esses resultados também revelam o conflito entre os posicionamentos de professor mediador e professor prescritivo. O professor medeia a relação aluno-conhecimento sempre. Porém, em uma aula com uso de tecnologia, parece ter que mediar também a relação aluno-conhecimento tecnológico, mesmo sem ser especialista no assunto. Conclui-se, então, que há a necessidade de investimentos em políticas pedagógicas e educacionais para a formação inicial e continuada para professores, a fim de promover o conhecimento interacional e preparação para assumir o posicionamento de mediador da relação aluno-conhecimento-tecnologia. Então, a Internet poderá ser um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Olimpio.pdf: 2111105 bytes, checksum: 0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raquel Olimpio.pdf: 2111105 bytes, checksum: 0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10 (MD5) Previous issue date: 2016-11-08Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresPositioningTalk-in-interactionDigital literaciesTeaching-learningPortuguese LanguagePosicionamentoFala-em-interaçãoLetramentos digitaisEnsino- aprendizagemLíngua PortuguesaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAInternet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua PortuguesaInternet: facilitator instrument of teaching-learning process? How do teachers and students position each other in a Portuguese Language class.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Raquel Olimpio.pdfapplication/pdf2111105http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14529/1/Dissertacao+Raquel+Olimpio.pdf0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10MD511/145292024-02-27 16:01:02.714oai:www.bdtd.uerj.br:1/14529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Internet: facilitator instrument of teaching-learning process? How do teachers and students position each other in a Portuguese Language class.
title Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
spellingShingle Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
Isaías, Raquel Olímpio
Positioning
Talk-in-interaction
Digital literacies
Teaching-learning
Portuguese Language
Posicionamento
Fala-em-interação
Letramentos digitais
Ensino- aprendizagem
Língua Portuguesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
title_full Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
title_fullStr Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
title_sort Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa
author Isaías, Raquel Olímpio
author_facet Isaías, Raquel Olímpio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abritta, Carolina Scali
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4875126755990961
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3966384064717646
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sampaio, Thais Fernandes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8956224266842778
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6488503459357825
dc.contributor.author.fl_str_mv Isaías, Raquel Olímpio
contributor_str_mv Abritta, Carolina Scali
Bezerra, Isabel Cristina Rangel Moraes
Sampaio, Thais Fernandes
dc.subject.eng.fl_str_mv Positioning
Talk-in-interaction
Digital literacies
Teaching-learning
Portuguese Language
topic Positioning
Talk-in-interaction
Digital literacies
Teaching-learning
Portuguese Language
Posicionamento
Fala-em-interação
Letramentos digitais
Ensino- aprendizagem
Língua Portuguesa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento
Fala-em-interação
Letramentos digitais
Ensino- aprendizagem
Língua Portuguesa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description The aim of this work is to investigate discursively the positionings of students and teachers in relation to the use of a technological tool, the Internet, in a classroom through the analysis of talk-in-interaction. This analysis ocurred in a ninth grade class of a public school in Rio de Janeiro, located in the city of Magé, in the second semester of the year 2015. For that, it was used the action research methodology conjugated with an ethnographical approach, of qualitative and interpretative nature. The results points to a variation in the students level of literacy, causing the attribution and refutation of digital literate and less literate positionings. These results also reveal the conflict between mediator teacher and prescriptive teacher. Teacher always mediates the student-knowledge relationship. However, in a class with the use of technology, it seems the teacher also has to mediate the student-technological knowledge relationship, even without being expert in the subject. It is concluded that there is a need for investment in educational policies for initial and continuing training for teachers, in order to promoting the interactional knowledge and preparation to assume the mediator positioning of the student-knowledge-technology relationship. So, the Internet may be a facilitating tool in the teaching-learning process.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-08
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T15:21:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529
identifier_str_mv ISAÍAS, Raquel Olímpio. Internet: instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem? Como se posicionam professores e alunos em uma aula de Língua Portuguesa. 2016. 237 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14529/1/Dissertacao+Raquel+Olimpio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0847b3df0afe41142f12646e15eb7a10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352182372139008