A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Spíndola, Márcia Cristina Pereira lattes
Orientador(a): Villardi, Raquel Marques lattes
Banca de defesa: Miranda, Maria Geralda de lattes, Silva, Roberto Vianna da lattes, Lázaro, André Luiz de Figueiredo lattes, Abreu, Marly lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840
Resumo: In 2007, the brazilian federal government applied the More Education Program (MEP), which was an attempt, through integral schooling in integral schedule, to upgrade the education in the country. In order to understand the context in which the program was implemented, we dedicate reading and analyzing models of integral schooling and/or integral schedule practiced before. We also brought the examples of South Korea, Finland, Spain, the USA and China to broaden our knowledge and power of analysis. Afterwards, we shall describe some examples of the implementation of the MEP in some states of Brazil until we meet our cut, in the state of Rio de Janeiro, more precisely in the city of Valença. After a preliminary analysis in all the schools of the city that implemented the MEP, we have decided to cut our study to the district of Conservatória due to being the district with the greatest number of schools that implemented the program and therefore, the greatest number of students. In order to understand such implementation, our field study interviewed 48 people (school managers, teachers, students and their families) in a qualitative analysis, which provided us to see that, despite a short period of time, the exposure of students to the program revealed excellent benefits
id UERJ_abeeec6433e00b27566f2ff8364e0d99
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14840
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Villardi, Raquel MarquesCPF:49193600704http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819Miranda, Maria Geralda deCPF:74654020772http://lattes.cnpq.br/6730722686472778Silva, Roberto Vianna daCPF:53539699791http://lattes.cnpq.br/3344195537651909Lázaro, André Luiz de FigueiredoCPF:37017306791http://lattes.cnpq.br/9067618030141723Abreu, MarlyCPF:05115523787http://lattes.cnpq.br/2886206204003199CPF:81527012700http://lattes.cnpq.br/7491433039621088Spíndola, Márcia Cristina Pereira2021-01-07T18:10:42Z2018-06-082018-03-29SPÍNDOLA, Márcia Cristina Pereira. A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840In 2007, the brazilian federal government applied the More Education Program (MEP), which was an attempt, through integral schooling in integral schedule, to upgrade the education in the country. In order to understand the context in which the program was implemented, we dedicate reading and analyzing models of integral schooling and/or integral schedule practiced before. We also brought the examples of South Korea, Finland, Spain, the USA and China to broaden our knowledge and power of analysis. Afterwards, we shall describe some examples of the implementation of the MEP in some states of Brazil until we meet our cut, in the state of Rio de Janeiro, more precisely in the city of Valença. After a preliminary analysis in all the schools of the city that implemented the MEP, we have decided to cut our study to the district of Conservatória due to being the district with the greatest number of schools that implemented the program and therefore, the greatest number of students. In order to understand such implementation, our field study interviewed 48 people (school managers, teachers, students and their families) in a qualitative analysis, which provided us to see that, despite a short period of time, the exposure of students to the program revealed excellent benefitsNo ano de 2007, o governo federal instituiu o Programa Mais Educação PME, que se configurou em mais uma tentativa de, através da educação integral e em horário integral, alavancar a Educação no país. Para entendermos o contexto em que tal Programa foi implantado, nos dedicamos à leitura e análise dos modelos de educação integral e/ou em horário integral praticados anteriormente. E também elencamos alguns modelos educacionais no exterior. Trouxemos os exemplos de Coreia do Sul, Finlândia, Espanha, EUA e China para ampliar ainda mais o nosso conhecimento, bem como o nosso poder de análise. A seguir, descrevemos alguns exemplos de implantação do PME em estados do Brasil, até chegarmos ao nosso recorte, no Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Valença. Depois de uma análise preliminar feita em todas as escolas do município que implantaram o PME, decidimos aprofundar o nosso estudo no Distrito de Conservatória, por ter sido esse o lugar que levou as atividades do Programa ao maior número de escolas e de alunos. Para entendermos como tal implantação se deu, o trabalho de campo ouviu 48 pessoas, entre gestores escolares, professores, familiares e estudantes; em uma metodologia de caráter qualitativo, o que nos permitiu verificar que, apesar do curto espaço de tempo, a exposição daqueles alunos às atividades do Programa gerou frutosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:10:42Z No. of bitstreams: 1 Tese_Marcia Spindola.pdf: 1998543 bytes, checksum: 549eff1aeb5cbe628af39d19d1d57d95 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Marcia Spindola.pdf: 1998543 bytes, checksum: 549eff1aeb5cbe628af39d19d1d57d95 (MD5) Previous issue date: 2018-03-29application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaUERJBRCentro de Educação e HumanidadesMore Education ProgramSchooling in integral schedulePublic PolicesEducação integralPrograma Mais EducaçãoPolítica PúblicaEducaçãoPolíticas PúblicasEducação e EstadoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALA Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de ValençaIntegral Schedule School and the More Education Program: a study in the city of Valençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Marcia Spindola.pdfapplication/pdf1998543http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14840/1/Tese_Marcia+Spindola.pdf549eff1aeb5cbe628af39d19d1d57d95MD511/148402023-03-09 14:05:58.371oai:www.bdtd.uerj.br:1/14840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Integral Schedule School and the More Education Program: a study in the city of Valença
title A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
spellingShingle A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
Spíndola, Márcia Cristina Pereira
More Education Program
Schooling in integral schedule
Public Polices
Educação integral
Programa Mais Educação
Política Pública
Educação
Políticas Públicas
Educação e Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
title_full A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
title_fullStr A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
title_full_unstemmed A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
title_sort A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença
author Spíndola, Márcia Cristina Pereira
author_facet Spíndola, Márcia Cristina Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villardi, Raquel Marques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49193600704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miranda, Maria Geralda de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:74654020772
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6730722686472778
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Roberto Vianna da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:53539699791
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3344195537651909
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lázaro, André Luiz de Figueiredo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:37017306791
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9067618030141723
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Abreu, Marly
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:05115523787
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2886206204003199
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81527012700
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7491433039621088
dc.contributor.author.fl_str_mv Spíndola, Márcia Cristina Pereira
contributor_str_mv Villardi, Raquel Marques
Miranda, Maria Geralda de
Silva, Roberto Vianna da
Lázaro, André Luiz de Figueiredo
Abreu, Marly
dc.subject.eng.fl_str_mv More Education Program
Schooling in integral schedule
Public Polices
topic More Education Program
Schooling in integral schedule
Public Polices
Educação integral
Programa Mais Educação
Política Pública
Educação
Políticas Públicas
Educação e Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação
Política Pública
Educação
Políticas Públicas
Educação e Estado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description In 2007, the brazilian federal government applied the More Education Program (MEP), which was an attempt, through integral schooling in integral schedule, to upgrade the education in the country. In order to understand the context in which the program was implemented, we dedicate reading and analyzing models of integral schooling and/or integral schedule practiced before. We also brought the examples of South Korea, Finland, Spain, the USA and China to broaden our knowledge and power of analysis. Afterwards, we shall describe some examples of the implementation of the MEP in some states of Brazil until we meet our cut, in the state of Rio de Janeiro, more precisely in the city of Valença. After a preliminary analysis in all the schools of the city that implemented the MEP, we have decided to cut our study to the district of Conservatória due to being the district with the greatest number of schools that implemented the program and therefore, the greatest number of students. In order to understand such implementation, our field study interviewed 48 people (school managers, teachers, students and their families) in a qualitative analysis, which provided us to see that, despite a short period of time, the exposure of students to the program revealed excellent benefits
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SPÍNDOLA, Márcia Cristina Pereira. A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840
identifier_str_mv SPÍNDOLA, Márcia Cristina Pereira. A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14840/1/Tese_Marcia+Spindola.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 549eff1aeb5cbe628af39d19d1d57d95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352184958976000