Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Arantes, Juliana Leite lattes
Orientador(a): Carneiro, Flávio Martins lattes
Banca de defesa: Moriconi Júnior, Italo lattes, Yunes, Eliana Lucia Madureira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909
Resumo: This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internet
id UERJ_adfa6cc3349176681a40422a9287abc7
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6909
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Carneiro, Flávio Martinshttp://lattes.cnpq.br/5109172355214946Moriconi Júnior, Italohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S62121Yunes, Eliana Lucia Madureirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783266A2http://lattes.cnpq.br/7529948925771676Arantes, Juliana Leite2021-01-05T15:16:15Z2018-05-072017-03-30http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internetA dissertação aborda a leitura amadora feita na internet, nas primeiras décadas do século XXI, analisando especialmente o fenômeno do booktubing uma comunidade virtual de jovens leitores que produz continuamente vídeo-relatos registrando os efeitos da leitura literária sobre si. Gerando iconografia de leitura amadora no Instagram ou vídeo-relatos de experiência de leitura no Youtube, tais agentes são pensados aqui a partir do conceito proposto de leitores eloquentes, por sistematizarem na web lugares em que a leitura é tomada como amplo gesto de diversão e extroversão. Com recorte de 3 booktubers brasileiros, a dissertação inventaria as criativas práticas de leitura desses agentes, buscando refletir sobre os canais literários do Youtube como um acontecimento inédito de recepção e mediação, exemplo de desejável sintonia entre práticas de leitura e a tecnologia digital. Para situar o objeto em seu tempo, um ensaio sobre o contemporâneo digital projeta o pano de fundo no qual os chamados booktubers seriam acontecimento integrado à hipervalorização de relatos pessoais, uma dinâmica que, especialmente por meio das redes sociais, modifica e recondiciona inúmeros comportamentos cotidianos. Com o apoio de Canclini na sociologia da arte, Certeau e Augé nos estudos do cotidiano, Chartier e Yunes na história e nas práticas de leitura, nesta dissertação os leitores eloquentes são apresentados, analisados e inventariados como um movimento incontornável para a compreensão dos processos de leitura entre jovens brasileiros na internetSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:16:15Z No. of bitstreams: 1 Juliana Leite Arantes_dissertacao.pdf: 3351227 bytes, checksum: 0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Leite Arantes_dissertacao.pdf: 3351227 bytes, checksum: 0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasEloquent readersReading practices on the internetDigital contemporaryLeitores eloquentesBooktubingPráticas de leitura na internetContemporâneo digitalLeituraInternetLeitores Reação críticaYoutube (Recurso eletrônico)Comunidades virtuaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIALeitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internetEloquent readers: booktubers and the new amateur reading practices on the internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALJuliana Leite Arantes_dissertacao.pdfapplication/pdf3351227http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6909/1/Juliana+Leite+Arantes_dissertacao.pdf0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19MD511/69092024-02-27 16:16:27.749oai:www.bdtd.uerj.br:1/6909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Eloquent readers: booktubers and the new amateur reading practices on the internet
title Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
spellingShingle Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
Arantes, Juliana Leite
Eloquent readers
Reading practices on the internet
Digital contemporary
Leitores eloquentes
Booktubing
Práticas de leitura na internet
Contemporâneo digital
Leitura
Internet
Leitores Reação crítica
Youtube (Recurso eletrônico)
Comunidades virtuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
title_full Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
title_fullStr Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
title_full_unstemmed Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
title_sort Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
author Arantes, Juliana Leite
author_facet Arantes, Juliana Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Flávio Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5109172355214946
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moriconi Júnior, Italo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S62121
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Yunes, Eliana Lucia Madureira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783266A2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7529948925771676
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Juliana Leite
contributor_str_mv Carneiro, Flávio Martins
Moriconi Júnior, Italo
Yunes, Eliana Lucia Madureira
dc.subject.eng.fl_str_mv Eloquent readers
Reading practices on the internet
Digital contemporary
topic Eloquent readers
Reading practices on the internet
Digital contemporary
Leitores eloquentes
Booktubing
Práticas de leitura na internet
Contemporâneo digital
Leitura
Internet
Leitores Reação crítica
Youtube (Recurso eletrônico)
Comunidades virtuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Leitores eloquentes
Booktubing
Práticas de leitura na internet
Contemporâneo digital
Leitura
Internet
Leitores Reação crítica
Youtube (Recurso eletrônico)
Comunidades virtuais
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
description This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internet
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-30
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6909/1/Juliana+Leite+Arantes_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352126021664768