Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909 |
Resumo: | This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internet |
id |
UERJ_adfa6cc3349176681a40422a9287abc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6909 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Flávio Martinshttp://lattes.cnpq.br/5109172355214946Moriconi Júnior, Italohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S62121Yunes, Eliana Lucia Madureirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783266A2http://lattes.cnpq.br/7529948925771676Arantes, Juliana Leite2021-01-05T15:16:15Z2018-05-072017-03-30http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internetA dissertação aborda a leitura amadora feita na internet, nas primeiras décadas do século XXI, analisando especialmente o fenômeno do booktubing uma comunidade virtual de jovens leitores que produz continuamente vídeo-relatos registrando os efeitos da leitura literária sobre si. Gerando iconografia de leitura amadora no Instagram ou vídeo-relatos de experiência de leitura no Youtube, tais agentes são pensados aqui a partir do conceito proposto de leitores eloquentes, por sistematizarem na web lugares em que a leitura é tomada como amplo gesto de diversão e extroversão. Com recorte de 3 booktubers brasileiros, a dissertação inventaria as criativas práticas de leitura desses agentes, buscando refletir sobre os canais literários do Youtube como um acontecimento inédito de recepção e mediação, exemplo de desejável sintonia entre práticas de leitura e a tecnologia digital. Para situar o objeto em seu tempo, um ensaio sobre o contemporâneo digital projeta o pano de fundo no qual os chamados booktubers seriam acontecimento integrado à hipervalorização de relatos pessoais, uma dinâmica que, especialmente por meio das redes sociais, modifica e recondiciona inúmeros comportamentos cotidianos. Com o apoio de Canclini na sociologia da arte, Certeau e Augé nos estudos do cotidiano, Chartier e Yunes na história e nas práticas de leitura, nesta dissertação os leitores eloquentes são apresentados, analisados e inventariados como um movimento incontornável para a compreensão dos processos de leitura entre jovens brasileiros na internetSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:16:15Z No. of bitstreams: 1 Juliana Leite Arantes_dissertacao.pdf: 3351227 bytes, checksum: 0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:16:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Leite Arantes_dissertacao.pdf: 3351227 bytes, checksum: 0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasEloquent readersReading practices on the internetDigital contemporaryLeitores eloquentesBooktubingPráticas de leitura na internetContemporâneo digitalLeituraInternetLeitores Reação críticaYoutube (Recurso eletrônico)Comunidades virtuaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIALeitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internetEloquent readers: booktubers and the new amateur reading practices on the internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALJuliana Leite Arantes_dissertacao.pdfapplication/pdf3351227http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6909/1/Juliana+Leite+Arantes_dissertacao.pdf0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19MD511/69092024-02-27 16:16:27.749oai:www.bdtd.uerj.br:1/6909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Eloquent readers: booktubers and the new amateur reading practices on the internet |
title |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
spellingShingle |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet Arantes, Juliana Leite Eloquent readers Reading practices on the internet Digital contemporary Leitores eloquentes Booktubing Práticas de leitura na internet Contemporâneo digital Leitura Internet Leitores Reação crítica Youtube (Recurso eletrônico) Comunidades virtuais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
title_short |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
title_full |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
title_fullStr |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
title_full_unstemmed |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
title_sort |
Leitores eloquentes: os booktubers e as novas práticas de leitura amadora na internet |
author |
Arantes, Juliana Leite |
author_facet |
Arantes, Juliana Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carneiro, Flávio Martins |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5109172355214946 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moriconi Júnior, Italo |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S62121 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Yunes, Eliana Lucia Madureira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783266A2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7529948925771676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Juliana Leite |
contributor_str_mv |
Carneiro, Flávio Martins Moriconi Júnior, Italo Yunes, Eliana Lucia Madureira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Eloquent readers Reading practices on the internet Digital contemporary |
topic |
Eloquent readers Reading practices on the internet Digital contemporary Leitores eloquentes Booktubing Práticas de leitura na internet Contemporâneo digital Leitura Internet Leitores Reação crítica Youtube (Recurso eletrônico) Comunidades virtuais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitores eloquentes Booktubing Práticas de leitura na internet Contemporâneo digital Leitura Internet Leitores Reação crítica Youtube (Recurso eletrônico) Comunidades virtuais |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
description |
This dissertation approches the amateur reading performed online in the early decades of XXI century, focusing specialy on the booktubing phenomenon (an online community of young readers that continuously produce videos that register the effects of literary reading). Generating reading iconography on Instagram or reading experience videos on Youtube, these agents are taken as eloquent readers, since they develop web places where reading activities are taken as a broad gesture of fun and extroversion. Focusing on 3 brazilian booktubers, the dissertation collects the creative reading practices of the agents, trying to reflect on Youtube literary channels as unprecedent facts for reception and mediation studies, also meaningful examples of productive interaction between reading practices and digital tecnology. As a reflection of it s time, an essay about the digital contemporary situates the booktubers among many other examples of the hyper valuation of personal experiences influencing daily behaviors (specialy in the dinamic of social networks). Supported by Canclini (art sociology), Certeau and Augé (studies of every day life), Chartier and Yunes (reading history and reading practices), eloquent readers are presented, analised and collected in this dissertation as a very relevant event for the understanding of reading processes among young readers on the internet |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T15:16:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909 |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6909/1/Juliana+Leite+Arantes_dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c3aaee2270452cd4ecad0b4591e6f19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352126021664768 |