Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Jane Santos da lattes
Orientador(a): Freire, Silene de Moraes lattes
Banca de defesa: Leal, Maria Cristina lattes, Netto, Tânia Maria de Castro Carvalho lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16042
Resumo: This work tries to understand the strategies that the government of Rio de Janeiro - in both state and municipal spheres - developed since 1991 to promote public education through the creation of social programs in this area. In order to achieve this goal, it was necessary a detailed analysis on the relations that were established among the political requirements for theses programs the changes in the job market and some new insights on how the State operated in that historical period. This quarrel has it s landmark in the confrontation of the public education problem and passes through the governments that attempt to establish a neoliberal agenda and, this way, begin a one-way process of creating a new order of the global capitalism. It is intended to lead an investigation capable of building solid ways to understand the educational programs in this particular moment in brazilian history. It is important to point out that our work is based on the necessity to enclose the complexity that public education has adquired with the implementation of two specific projects: the Multieducação and the Nova Escola.
id UERJ_bcec87731769d4899516e57bbdf3a888
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/16042
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Freire, Silene de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/9399432141689396Leal, Maria Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798456A6Netto, Tânia Maria de Castro Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6180516113785491http://lattes.cnpq.br/2222424419498267Silva, Jane Santos da2021-01-07T19:10:22Z2010-06-022007-10-10SILVA, Jane Santos da. Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Política Social e Trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16042This work tries to understand the strategies that the government of Rio de Janeiro - in both state and municipal spheres - developed since 1991 to promote public education through the creation of social programs in this area. In order to achieve this goal, it was necessary a detailed analysis on the relations that were established among the political requirements for theses programs the changes in the job market and some new insights on how the State operated in that historical period. This quarrel has it s landmark in the confrontation of the public education problem and passes through the governments that attempt to establish a neoliberal agenda and, this way, begin a one-way process of creating a new order of the global capitalism. It is intended to lead an investigation capable of building solid ways to understand the educational programs in this particular moment in brazilian history. It is important to point out that our work is based on the necessity to enclose the complexity that public education has adquired with the implementation of two specific projects: the Multieducação and the Nova Escola.Este trabalho busca compreender, as formas estratégicas que os governos do Rio de Janeiro - seja a Prefeitura ou o governo Estadual - desenvolveram a partir de 1991 para a educação, sob forma de políticas sociais, através de uma análise dos vínculos que se estabeleceram com os pressupostos políticos, as metamorfoses do mundo do trabalho e as novas visões sobre o funcionamento do Estado vigentes no período histórico em foco. Esta discussão tem como marco o enfrentamento da questão educacional por parte dos governos em questão, que estabelecem a efetivação da agenda neoliberal e se entrosam num processo que possui um sentido: a construção de uma nova ordem do capitalismo mundial. Pretende-se encaminhar uma investigação que seja capaz de construir caminhos sólidos para a compreensão da política educacional neste momento da história brasileira. É importante registrar que nosso estudo tem como hipótese central a necessidade de abranger a complexidade adquirida pela implementação dos Programas Multieducação e Nova Escola.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T19:10:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jane S da Silva.pdf: 911591 bytes, checksum: a310c347b5f6e9089413f8b2bbf6a4cf (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T19:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Jane S da Silva.pdf: 911591 bytes, checksum: a310c347b5f6e9089413f8b2bbf6a4cf (MD5) Previous issue date: 2007-10-10application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUERJBRCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço SocialEducationPublic politicsSocial programsEducaçãoPolíticas públicasPolíticas sociaisEducação e EstadoPolítica socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALMultieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XXMultieducação e Nova Escola: considerations on the social policies educational purposes in the twentieth centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Jane S da Silva.pdfapplication/pdf911591http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16042/1/Dissertacao+Jane+S+da+Silva.pdfa310c347b5f6e9089413f8b2bbf6a4cfMD511/160422024-02-27 13:42:55.961oai:www.bdtd.uerj.br:1/16042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:42:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Multieducação e Nova Escola: considerations on the social policies educational purposes in the twentieth century
title Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
spellingShingle Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
Silva, Jane Santos da
Education
Public politics
Social programs
Educação
Políticas públicas
Políticas sociais
Educação e Estado
Política social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
title_full Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
title_fullStr Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
title_full_unstemmed Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
title_sort Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX
author Silva, Jane Santos da
author_facet Silva, Jane Santos da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Silene de Moraes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9399432141689396
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Maria Cristina
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798456A6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Netto, Tânia Maria de Castro Carvalho
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6180516113785491
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2222424419498267
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jane Santos da
contributor_str_mv Freire, Silene de Moraes
Leal, Maria Cristina
Netto, Tânia Maria de Castro Carvalho
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Public politics
Social programs
topic Education
Public politics
Social programs
Educação
Políticas públicas
Políticas sociais
Educação e Estado
Política social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas públicas
Políticas sociais
Educação e Estado
Política social
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description This work tries to understand the strategies that the government of Rio de Janeiro - in both state and municipal spheres - developed since 1991 to promote public education through the creation of social programs in this area. In order to achieve this goal, it was necessary a detailed analysis on the relations that were established among the political requirements for theses programs the changes in the job market and some new insights on how the State operated in that historical period. This quarrel has it s landmark in the confrontation of the public education problem and passes through the governments that attempt to establish a neoliberal agenda and, this way, begin a one-way process of creating a new order of the global capitalism. It is intended to lead an investigation capable of building solid ways to understand the educational programs in this particular moment in brazilian history. It is important to point out that our work is based on the necessity to enclose the complexity that public education has adquired with the implementation of two specific projects: the Multieducação and the Nova Escola.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-10
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T19:10:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jane Santos da. Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Política Social e Trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16042
identifier_str_mv SILVA, Jane Santos da. Multieducação e Nova Escola: considerações sobre as políticas sociais educacionais em fins do século XX. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Política Social e Trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/16042/1/Dissertacao+Jane+S+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a310c347b5f6e9089413f8b2bbf6a4cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352193792180224