Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pinheiro, Lívia Galete Braga lattes
Orientador(a): Mauricio, Lúcia Velloso lattes
Banca de defesa: Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de lattes, Silva, Waldeck Carneiro da lattes, Najjar, Jorge Nassim Vieira lattes, Tavares, Maria Tereza Goudard lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989
Resumo: Facing the difficulties of observing the school as a space facing the construction and formation of a specific audience of rural origin, this work intends to through a case study of a State College, located in the town of Nova Friburgo, investigate aspects of the school trajectories of young people from rural communities. It is noteworthy that privilege analysis of trajectories of young people who study at a school characterized as urban, but receiving a rural public concerns and divergent objectives of those from urban areas. Investigate the education of these young people through the authors of Sociology of education, such as Pierre Bourdieu and Daniel Thin in order to understand the reproduction of social inequalities in their school careers and seek understand them with the aid of works about the Brazilian youths. For this, bring the work of Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer and the study of Valadares et all. Trace a parallel with the vision of young people interviewed about life in rural areas and about the experience of studying in an urban school, showing their expectations and fears about the future.
id UERJ_c86d03bad75e0054500abfe23c09b0d4
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9989
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Mauricio, Lúcia Vellosohttp://lattes.cnpq.br/4101770157390427Oliveira, Elaine Ferreira Rezende dehttp://lattes.cnpq.br/2903432126762203Silva, Waldeck Carneiro dahttp://lattes.cnpq.br/4129978776761994Najjar, Jorge Nassim Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337Tavares, Maria Tereza Goudardhttp://lattes.cnpq.br/2697823717162359http://lattes.cnpq.br/7188437046815873Pinheiro, Lívia Galete Braga2021-01-05T21:32:13Z2018-05-032017-05-19PINHEIRO, Lívia Galete Braga. Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989Facing the difficulties of observing the school as a space facing the construction and formation of a specific audience of rural origin, this work intends to through a case study of a State College, located in the town of Nova Friburgo, investigate aspects of the school trajectories of young people from rural communities. It is noteworthy that privilege analysis of trajectories of young people who study at a school characterized as urban, but receiving a rural public concerns and divergent objectives of those from urban areas. Investigate the education of these young people through the authors of Sociology of education, such as Pierre Bourdieu and Daniel Thin in order to understand the reproduction of social inequalities in their school careers and seek understand them with the aid of works about the Brazilian youths. For this, bring the work of Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer and the study of Valadares et all. Trace a parallel with the vision of young people interviewed about life in rural areas and about the experience of studying in an urban school, showing their expectations and fears about the future.Frente às dificuldades de se observar a escola como um espaço voltado para a construção e formação de um público específico de procedência rural, este trabalho pretende por meio de um estudo de caso de um Colégio Estadual, localizado na cidade de Nova Friburgo, investigar aspectos das trajetórias escolares de jovens de comunidades rurais. Cabe ressaltar que, privilegio a análise de trajetórias de jovens que estudam numa escola caracterizada como urbana, mas que recebe um público rural com anseios e objetivos divergentes daqueles oriundos das áreas urbanas. Investigo a escolarização desses jovens por meio de autores da Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu e Daniel Thin a fim de compreender a reprodução das desigualdades sociais em suas trajetórias escolares e busco compreende-las com o auxílio de trabalhos acerca das juventudes brasileiras. Para isto, trago trabalhos de Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer e o estudo de Valadares et al. Traço um paralelo com a visão dos jovens entrevistados sobre a vida no meio rural e sobre a experiência de estudar em uma escola urbana, apresentando suas expectativas e medos em relação ao futuro.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:32:13Z No. of bitstreams: 1 Livia Galete.pdf: 1316304 bytes, checksum: e8645b6627475e7290e20b1f8366a299 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:32:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livia Galete.pdf: 1316304 bytes, checksum: e8645b6627475e7290e20b1f8366a299 (MD5) Previous issue date: 2017-05-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresRural youthYoung school trajectoriesSocial inequalityIncome inequalityJovens ruraisTrajetórias escolares de JovensDesigualdade SocialDesigualdades de rendimentos escolaresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens ruraisSchooling trajectories of youth in Nova Friburgo: with the word the young ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLivia Galete.pdfapplication/pdf1316304http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9989/1/Livia+Galete.pdfe8645b6627475e7290e20b1f8366a299MD511/99892024-02-27 15:11:24.612oai:www.bdtd.uerj.br:1/9989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Schooling trajectories of youth in Nova Friburgo: with the word the young rural
title Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
spellingShingle Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
Pinheiro, Lívia Galete Braga
Rural youth
Young school trajectories
Social inequality
Income inequality
Jovens rurais
Trajetórias escolares de Jovens
Desigualdade Social
Desigualdades de rendimentos escolares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
title_full Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
title_fullStr Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
title_full_unstemmed Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
title_sort Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais
author Pinheiro, Lívia Galete Braga
author_facet Pinheiro, Lívia Galete Braga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mauricio, Lúcia Velloso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4101770157390427
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2903432126762203
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Waldeck Carneiro da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4129978776761994
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Najjar, Jorge Nassim Vieira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9347392496995337
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Tavares, Maria Tereza Goudard
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2697823717162359
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7188437046815873
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Lívia Galete Braga
contributor_str_mv Mauricio, Lúcia Velloso
Oliveira, Elaine Ferreira Rezende de
Silva, Waldeck Carneiro da
Najjar, Jorge Nassim Vieira
Tavares, Maria Tereza Goudard
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural youth
Young school trajectories
Social inequality
Income inequality
topic Rural youth
Young school trajectories
Social inequality
Income inequality
Jovens rurais
Trajetórias escolares de Jovens
Desigualdade Social
Desigualdades de rendimentos escolares
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens rurais
Trajetórias escolares de Jovens
Desigualdade Social
Desigualdades de rendimentos escolares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Facing the difficulties of observing the school as a space facing the construction and formation of a specific audience of rural origin, this work intends to through a case study of a State College, located in the town of Nova Friburgo, investigate aspects of the school trajectories of young people from rural communities. It is noteworthy that privilege analysis of trajectories of young people who study at a school characterized as urban, but receiving a rural public concerns and divergent objectives of those from urban areas. Investigate the education of these young people through the authors of Sociology of education, such as Pierre Bourdieu and Daniel Thin in order to understand the reproduction of social inequalities in their school careers and seek understand them with the aid of works about the Brazilian youths. For this, bring the work of Paulo Freire, Maria José Carneiro, Anita Brumer and the study of Valadares et all. Trace a parallel with the vision of young people interviewed about life in rural areas and about the experience of studying in an urban school, showing their expectations and fears about the future.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-19
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINHEIRO, Lívia Galete Braga. Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989
identifier_str_mv PINHEIRO, Lívia Galete Braga. Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9989/1/Livia+Galete.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8645b6627475e7290e20b1f8366a299
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352148839727104