Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Argolo, Valéria Figueiredo lattes
Orientador(a): Hora, Dinair Leal da lattes
Banca de defesa: Menezes, Janaína Specht da Silva lattes, Fetzner, Andréa Rosana lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10093
Resumo: This research sought to identify how managers who have completed specialization in Public Management through Distance Training Program for School Managers (PROGESTÃO) in Rio de Janeiro, are using the concepts worked in the pipeline, such as the process of democratization and socialization and democratic management. Using structured interviews were analyzed speeches made by respondents: directors, coordinator and tutor in order to assess the repercussions of PROGESTÃO and if the principles of democratic management are actually being implemented. We address the issue of democratic management in the current educational context and the conceptual and policy for the training of school managers PROGESTÃO. We consider that the processes of training managers need to be consolidated so that finally the democratic attitude can be adopted in the work done within the school. We also believe that other studies that deal with the issues addressed in this thesis must be performed, as there are conflicts (that are not always admitted) between administrative conservatism with corporate nature and a democratic management among managers.
id UERJ_d24f98d75002ec8147bac9710c268012
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10093
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Hora, Dinair Leal dahttp://lattes.cnpq.br/2705119184820662Menezes, Janaína Specht da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0470107702074829Fetzner, Andréa Rosanahttp://lattes.cnpq.br/1794350930106112http://lattes.cnpq.br/7123058719674448Argolo, Valéria Figueiredo2021-01-05T21:36:40Z2011-04-062010-09-30ARGOLO, Valéria Figueiredo. Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10093This research sought to identify how managers who have completed specialization in Public Management through Distance Training Program for School Managers (PROGESTÃO) in Rio de Janeiro, are using the concepts worked in the pipeline, such as the process of democratization and socialization and democratic management. Using structured interviews were analyzed speeches made by respondents: directors, coordinator and tutor in order to assess the repercussions of PROGESTÃO and if the principles of democratic management are actually being implemented. We address the issue of democratic management in the current educational context and the conceptual and policy for the training of school managers PROGESTÃO. We consider that the processes of training managers need to be consolidated so that finally the democratic attitude can be adopted in the work done within the school. We also believe that other studies that deal with the issues addressed in this thesis must be performed, as there are conflicts (that are not always admitted) between administrative conservatism with corporate nature and a democratic management among managers.Nesta pesquisa procuramos avaliar a repercussão do Projeto e se os princípios da gestão democrática estão de fato sendo colocado em prática e identificar como os gestores que concluíram a especialização em Gestão Pública, através Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO), no Rio de Janeiro, estão fazendo uso de conceitos trabalhados em curso, tais como o processo de democratização e de socialização e a gestão democrática. Utilizando entrevistas estruturadas foram analisados os discursos produzidos pelos entrevistados: diretores, coordenador e tutor com o objetivo de avaliar a repercussão do Progestão e se os princípios da gestão democrática estão de fato sendo postos em prática. Abordamos a questão da gestão democrática no atual contexto educacional e os fundamentos conceituais e políticos para a formação de gestores escolares Progestão. Consideramos que os processos de formação de gestores precisam ser consolidados para que enfim a atitude democrática possa ser adotada no trabalho realizado no interior da escola. Acreditamos também que outros estudos que versem sobre os assuntos tratados nesta dissertação sejam realizados, pois existem os conflitos (nem sempre admitidos) entre o conservadorismo administrativo com cunho empresarial e a gestão democrática entre os gestores.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:36:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Valeria F Argolo.pdf: 607532 bytes, checksum: b2b99c3bf6d5df4b79afeecc51b88409 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:36:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Valeria F Argolo.pdf: 607532 bytes, checksum: b2b99c3bf6d5df4b79afeecc51b88409 (MD5) Previous issue date: 2010-09-30application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseManagement trainingDemocratic managementFormação de GestoresGestão DemocráticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSaberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolarPublic management through: distance training programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Valeria F Argolo.pdfapplication/pdf607532http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10093/1/Dissertacao+Valeria+F+Argolo.pdfb2b99c3bf6d5df4b79afeecc51b88409MD511/100932024-02-27 13:04:48.0oai:www.bdtd.uerj.br:1/10093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Public management through: distance training program
title Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
spellingShingle Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
Argolo, Valéria Figueiredo
Management training
Democratic management
Formação de Gestores
Gestão Democrática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
title_full Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
title_fullStr Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
title_full_unstemmed Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
title_sort Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar
author Argolo, Valéria Figueiredo
author_facet Argolo, Valéria Figueiredo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hora, Dinair Leal da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Menezes, Janaína Specht da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0470107702074829
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1794350930106112
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7123058719674448
dc.contributor.author.fl_str_mv Argolo, Valéria Figueiredo
contributor_str_mv Hora, Dinair Leal da
Menezes, Janaína Specht da Silva
Fetzner, Andréa Rosana
dc.subject.eng.fl_str_mv Management training
Democratic management
topic Management training
Democratic management
Formação de Gestores
Gestão Democrática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Gestores
Gestão Democrática
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research sought to identify how managers who have completed specialization in Public Management through Distance Training Program for School Managers (PROGESTÃO) in Rio de Janeiro, are using the concepts worked in the pipeline, such as the process of democratization and socialization and democratic management. Using structured interviews were analyzed speeches made by respondents: directors, coordinator and tutor in order to assess the repercussions of PROGESTÃO and if the principles of democratic management are actually being implemented. We address the issue of democratic management in the current educational context and the conceptual and policy for the training of school managers PROGESTÃO. We consider that the processes of training managers need to be consolidated so that finally the democratic attitude can be adopted in the work done within the school. We also believe that other studies that deal with the issues addressed in this thesis must be performed, as there are conflicts (that are not always admitted) between administrative conservatism with corporate nature and a democratic management among managers.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-30
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARGOLO, Valéria Figueiredo. Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10093
identifier_str_mv ARGOLO, Valéria Figueiredo. Saberes e fazeres da gestão democrática: as apropriações dos conhecimentos do Progestão e as práticas da administração escolar. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2010.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10093/1/Dissertacao+Valeria+F+Argolo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2b99c3bf6d5df4b79afeecc51b88409
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352149615673344