Algum lugar, lugar algum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Petrus, Maria Beatriz Piquet Carneiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7468
Resumo: A presente dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre os lugares da arte no contexto de um mundo globalizado em que o deslocamento se coloca como uma questão fundamental em diversas esferas da vida, dos homens, das coisas. Nesse mundo da mobilidade física ou virtual, concreta ou imaterial, objetiva ou simbólica, as obras de arte percorrem caminhos diversos e nos interrogam sobre como suportam, em seus deslocamentos, serem carregadas de um sistema de visibilidade para outro. O artista assume diferentes papéis e se relaciona com as questões da arte a partir de perspectivas móveis. Quando se deslocam artista e obra partem de um lugar conhecido e se movem para desconhecer. Caminham por Algum Lugar para chegar a Lugar Algum. Com o objetivo de especular sobre o que chamei de Algum Lugar, Lugar Algum, construo uma sequência de ações possíveis: caminhar, parar, compartilhar / perceber, imaginar / modificar, inventar, re-significar / afastar, aproximar / entrar, sair. Construir meu trabalho é orientar-me por um conjunto de ações em aberto nem sempre na mesma ordem. Como estratégia, exercito a ação de mover-me por lugares desconhecidos e busco manter sempre aumentado o meu nível de percepção dos lugares por onde passo. Uso meu corpo como um mediador sensível e me permito ser afetada. Procuro, de forma proposital, variar entre o estado de conhecer e de desconhecer. Trabalho a partir do cotidiano para tirar dele o que se mostre saliente e para me dedicar a reinventar lugares com o meu corpo e na minha mente. Ao relacionar a geografia do que está visível com um amplo universo que ainda se encontra num estado de vir a ser, coloco-me diante de uma geografia imaginária, busco uma forma de continuar infinitamente a construir hipóteses sobre Algum Lugar. Através de relações entre o meu processo de trabalho e algumas obras de artistas contemporâneos procuro estabelecer conexões que contribuam para deixar em aberto um campo potencial de investigações sobre os lugares da arte
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Caminham por Algum Lugar para chegar a Lugar Algum. Com o objetivo de especular sobre o que chamei de Algum Lugar, Lugar Algum, construo uma sequência de ações possíveis: caminhar, parar, compartilhar / perceber, imaginar / modificar, inventar, re-significar / afastar, aproximar / entrar, sair. Construir meu trabalho é orientar-me por um conjunto de ações em aberto nem sempre na mesma ordem. Como estratégia, exercito a ação de mover-me por lugares desconhecidos e busco manter sempre aumentado o meu nível de percepção dos lugares por onde passo. Uso meu corpo como um mediador sensível e me permito ser afetada. Procuro, de forma proposital, variar entre o estado de conhecer e de desconhecer. Trabalho a partir do cotidiano para tirar dele o que se mostre saliente e para me dedicar a reinventar lugares com o meu corpo e na minha mente. Ao relacionar a geografia do que está visível com um amplo universo que ainda se encontra num estado de vir a ser, coloco-me diante de uma geografia imaginária, busco uma forma de continuar infinitamente a construir hipóteses sobre Algum Lugar. Através de relações entre o meu processo de trabalho e algumas obras de artistas contemporâneos procuro estabelecer conexões que contribuam para deixar em aberto um campo potencial de investigações sobre os lugares da arteThis master´s dissertation proposes a reflection on the art places in the context of a globalized world , in which the displacement stands as a key issue in many spheres of life, of mankind, of things. In this world of mobility physical or virtual, concrete or immaterial, objective or symbolic art works cover different paths and question us how they manage, in their displacements, to be taken from one visibility system to another. The artist takes on different roles and relates to art questions from movable perspectives (or mobile prospects). When they move (artist and art work) they go from a known place and move themselves to the unknown. They go Somewhere to get Nowhere. Aiming at speculating about what I called Somewhere, Nowhere, I build a sequence of possible actions: walk, stop, share, understand, imagine, modify, invent, give a new meaning, move away, approach, enter, leave. To construct my work is to direct myself through a set of open actions not always in the same order. As a strategy, I exercise the action of moving myself through unknown places and I always try to keep my increased level of awareness of the places where I go. I use my body as a sensitive mediator and I allow myself to be affected. I try, on purpose, to range from the state of knowing and not knowing. My work is based on everyday life and I take from it what seems to be important and I devote myself to reinvent places with my body and my mind. When relating to the geography of what is visible with a broad universe that is still in a state of becoming I come before an imaginary geography and I seek a way to continue to build infinitely hypotheses about Somewhere. Through the relationship between my work process and some art works by contemporary artists, I seek to establish connections that contribute to leave open a potential field of research on the places of artUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesCosta, Luiz Cláudio dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5Danziger, Leila Maria Brasilhttp://lattes.cnpq.br/2054847883460812Cesar, Marisa Flóridohttp://lattes.cnpq.br/6579316913909055Petrus, Maria Beatriz Piquet Carneiro2021-01-05T16:59:32Z2013-08-052013-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPETRUS, Maria Beatriz Piquet Carneiro. Algum lugar, lugar algum. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:41Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/7468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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