Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de lattes
Orientador(a): Pereira, Talita Vidal lattes
Banca de defesa: Araújo, Ivanildo Amaro de lattes, Vasconcellos, Tânia de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10251
Resumo: This thesis developed in the Master's course aims to reflect on the new demands that the new information and communication technologies pose for professionals working in early childhood education to the extent that children here are considered to be members of the so-called Generation Touch Screen, are digital native and come to school early education integrated these technologies thus organize their ways of being in the world. In this perspective, the study also examines how the forms of conceiving a child change in this process, part of a series of meanings that the concept of childhood, understood as a cultural construct, suffers over time and in specific social contexts. The study was motivated by the observation of children between three and six years of age who are part of my social and family circle, including my four year old daughter, making use of technological devices available at home and in school. an exploratory survey conducted in a private institution was held, located in the neighborhood of Jacarepagua, West Zone of the City of Rio de Janeiro.
id UERJ_d4a00f8b1112c48d4528c38abba80887
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10251
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Pereira, Talita Vidalhttp://lattes.cnpq.br/0712774444037943Araújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/2133421358917061Vasconcellos, Tânia dehttp://lattes.cnpq.br/8474599651779122http://lattes.cnpq.br/5181891902142160Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de2021-01-05T21:39:53Z2018-04-192014-03-12OLIVEIRA, João Ricardo da Silva Gomes de. Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10251This thesis developed in the Master's course aims to reflect on the new demands that the new information and communication technologies pose for professionals working in early childhood education to the extent that children here are considered to be members of the so-called Generation Touch Screen, are digital native and come to school early education integrated these technologies thus organize their ways of being in the world. In this perspective, the study also examines how the forms of conceiving a child change in this process, part of a series of meanings that the concept of childhood, understood as a cultural construct, suffers over time and in specific social contexts. The study was motivated by the observation of children between three and six years of age who are part of my social and family circle, including my four year old daughter, making use of technological devices available at home and in school. an exploratory survey conducted in a private institution was held, located in the neighborhood of Jacarepagua, West Zone of the City of Rio de Janeiro.Esta dissertação desenvolvida no curso de mestrado tem por objetivo refletir sobre as novas demandas que as novas tecnologias da informação e comunicação colocam para os profissionais que atuam na educação infantil na medida em que crianças que aqui são consideradas como integrantes da chamada Geração Touch Screen, são nativas digitais e chegam a escola de educação infantil integradas a essas tecnologias que, dessa forma, organizam suas formas de ser e estar no mundo. Nessa perspectiva, o estudo também analisa como as formas de conceber a infância se alteram nesse processo, parte de uma série de significações que o conceito de infância, entendido como uma construção cultural, sofre ao longo do tempo e em contextos sociais específicos. O estudo foi motivado pela observação de crianças entre três e seis anos de idade, que fazem parte do meu círculo social e familiar, inclusive minha filha de quatro anos, fazendo uso de aparatos tecnológicos disponíveis em casa e na escola. Foi realizada uma pesquisa exploratória realizada em uma instituição privada, localizada no Bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:39:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Joao Ricardo da Silva Gomes de Oliveira.pdf: 729559 bytes, checksum: eb0663da8fb4d3337d48e2d1b12339b4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Joao Ricardo da Silva Gomes de Oliveira.pdf: 729559 bytes, checksum: eb0663da8fb4d3337d48e2d1b12339b4 (MD5) Previous issue date: 2014-03-12Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseNew Technologies of Information and Communication (NTICs)ChildhoodChild DevelopmentTouch Screen GenerationNovas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)InfânciaDesenvolvimento Infantil. Geração Touch ScreenComputadores e criançasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGeração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infânciaTouch Screen Generation and school: new challenges for thinking about childhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Joao Ricardo da Silva Gomes de Oliveira.pdfapplication/pdf729559http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10251/1/Dissertacao+Joao+Ricardo+da+Silva+Gomes+de+Oliveira.pdfeb0663da8fb4d3337d48e2d1b12339b4MD511/102512024-02-27 13:04:49.589oai:www.bdtd.uerj.br:1/10251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Touch Screen Generation and school: new challenges for thinking about childhood
title Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
spellingShingle Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de
New Technologies of Information and Communication (NTICs)
Childhood
Child Development
Touch Screen Generation
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)
Infância
Desenvolvimento Infantil. Geração Touch Screen
Computadores e crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
title_full Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
title_fullStr Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
title_full_unstemmed Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
title_sort Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância
author Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de
author_facet Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Talita Vidal
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0712774444037943
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Ivanildo Amaro de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2133421358917061
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vasconcellos, Tânia de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8474599651779122
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5181891902142160
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Ricardo da Silva Gomes de
contributor_str_mv Pereira, Talita Vidal
Araújo, Ivanildo Amaro de
Vasconcellos, Tânia de
dc.subject.eng.fl_str_mv New Technologies of Information and Communication (NTICs)
Childhood
Child Development
Touch Screen Generation
topic New Technologies of Information and Communication (NTICs)
Childhood
Child Development
Touch Screen Generation
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)
Infância
Desenvolvimento Infantil. Geração Touch Screen
Computadores e crianças
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs)
Infância
Desenvolvimento Infantil. Geração Touch Screen
Computadores e crianças
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This thesis developed in the Master's course aims to reflect on the new demands that the new information and communication technologies pose for professionals working in early childhood education to the extent that children here are considered to be members of the so-called Generation Touch Screen, are digital native and come to school early education integrated these technologies thus organize their ways of being in the world. In this perspective, the study also examines how the forms of conceiving a child change in this process, part of a series of meanings that the concept of childhood, understood as a cultural construct, suffers over time and in specific social contexts. The study was motivated by the observation of children between three and six years of age who are part of my social and family circle, including my four year old daughter, making use of technological devices available at home and in school. an exploratory survey conducted in a private institution was held, located in the neighborhood of Jacarepagua, West Zone of the City of Rio de Janeiro.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-12
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, João Ricardo da Silva Gomes de. Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10251
identifier_str_mv OLIVEIRA, João Ricardo da Silva Gomes de. Geração Touch Screen e a escola: novos desafios para pensar a infância. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10251/1/Dissertacao+Joao+Ricardo+da+Silva+Gomes+de+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb0663da8fb4d3337d48e2d1b12339b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352150508011520