Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Gaio, Marcela Wanderley
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510
Resumo: A pesquisa tem como foco a discussão das visualidades encontradas e, principalmente, produzidas no/do/com o cotidiano escolar, e suas relações com os currículos. O estudo se desenvolveu, tomando como base, o registro e recolhimento de dados a partir da nossa prática docente no ensino de arte, numa escola municipal do Rio de Janeiro. A escolha da problemática deste estudo surgiu do desejo de discutirmos as experiências vividas cotidianamente nos espaçostempos da escola, e de refletirmos em torno dos posicionamentos dos sujeitos deste contexto, frente às fissuras epistemológicas e conceituais que aí se apresentam. O debate em torno dos currículos vigentes e os praticados estão inseridos nesta investigação, trazendo à tona as imposições oficiais e as tessituras captadas nos entrelinhas dos cotidianos. As imagens que cercam este espaço, tanto as criadas quanto as que invadem tal cenário, são discutidas aqui quanto ao seu potencial emancipatório. Abordamos os desafios encontrados no exercício do ensinar/aprender na perspectiva contemporânea, levando em consideração as múltiplas identidades que transitam poeticamente na escola e as subjetividades que as caracterizam. Buscamos, ainda, incentivar as relações dialógicas com os docentes e suas atuações no campo escolar, acreditando que é na prática, e na reflexão sobre ela, que nos formamos enquanto educadores
id UERJ_d6d838ed270ef7c33aa3f145bb41ded4
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7510
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolarPoetic transitions in art education: visuality, subjetivity and affectivity in school lifeArt educationImageVisual cultureCurriculumQuotidianEnsino da arteImagemCultura visualCurrículoCotidianoArte Estudo e ensinoArte na educaçãoArte CurrículosPercepção visual em criançasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA pesquisa tem como foco a discussão das visualidades encontradas e, principalmente, produzidas no/do/com o cotidiano escolar, e suas relações com os currículos. O estudo se desenvolveu, tomando como base, o registro e recolhimento de dados a partir da nossa prática docente no ensino de arte, numa escola municipal do Rio de Janeiro. A escolha da problemática deste estudo surgiu do desejo de discutirmos as experiências vividas cotidianamente nos espaçostempos da escola, e de refletirmos em torno dos posicionamentos dos sujeitos deste contexto, frente às fissuras epistemológicas e conceituais que aí se apresentam. O debate em torno dos currículos vigentes e os praticados estão inseridos nesta investigação, trazendo à tona as imposições oficiais e as tessituras captadas nos entrelinhas dos cotidianos. As imagens que cercam este espaço, tanto as criadas quanto as que invadem tal cenário, são discutidas aqui quanto ao seu potencial emancipatório. Abordamos os desafios encontrados no exercício do ensinar/aprender na perspectiva contemporânea, levando em consideração as múltiplas identidades que transitam poeticamente na escola e as subjetividades que as caracterizam. Buscamos, ainda, incentivar as relações dialógicas com os docentes e suas atuações no campo escolar, acreditando que é na prática, e na reflexão sobre ela, que nos formamos enquanto educadoresThe research focuses on the discussion of visualities found and produced in/of/with the school quotidian and their relations with the curriculum. The study was developed based on the recording and gathering data from our teaching practice in teaching art in a public school in Rio de Janeiro. The choice of the problem of this study arose from the desire to discuss her experiences daily in spacetimes of school, and reflect around the positioning of subjects in this context, forward to the epistemological and conceptual cracks that are presented. The debate around the current curriculum and practiced are included in this investigation bringing up the official charges and tessitura captured in the lines of everyday. The images that surround this space, both created and those that invade such a scenario are discussed as to its mancipator potential. We address the challenges encountered in the exercise of teaching / learning in contemporary perspective, taking into account the multiple identities that transit poetically in school and subjectivities that characterize them. We also seek to encourage dialogical relations with teachers and their performances in the school field, believing that it is in practice, and reflection on it, we graduated as educatorsUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesCruz, Jorge Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781261Z1&dataRevisao=nullVictorio Filho, Aldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=nullBerino, Aristóteles de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8079382084565252Gaio, Marcela Wanderley2021-01-05T17:00:26Z2014-12-082014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAIO, Marcela Wanderley. Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:30Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/7510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
Poetic transitions in art education: visuality, subjetivity and affectivity in school life
title Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
spellingShingle Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
Gaio, Marcela Wanderley
Art education
Image
Visual culture
Curriculum
Quotidian
Ensino da arte
Imagem
Cultura visual
Currículo
Cotidiano
Arte Estudo e ensino
Arte na educação
Arte Currículos
Percepção visual em crianças
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
title_full Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
title_fullStr Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
title_sort Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar
author Gaio, Marcela Wanderley
author_facet Gaio, Marcela Wanderley
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Jorge Luiz
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781261Z1&dataRevisao=null
Victorio Filho, Aldo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779508J6&dataRevisao=null
Berino, Aristóteles de Paula
http://lattes.cnpq.br/8079382084565252
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaio, Marcela Wanderley
dc.subject.por.fl_str_mv Art education
Image
Visual culture
Curriculum
Quotidian
Ensino da arte
Imagem
Cultura visual
Currículo
Cotidiano
Arte Estudo e ensino
Arte na educação
Arte Currículos
Percepção visual em crianças
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Art education
Image
Visual culture
Curriculum
Quotidian
Ensino da arte
Imagem
Cultura visual
Currículo
Cotidiano
Arte Estudo e ensino
Arte na educação
Arte Currículos
Percepção visual em crianças
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description A pesquisa tem como foco a discussão das visualidades encontradas e, principalmente, produzidas no/do/com o cotidiano escolar, e suas relações com os currículos. O estudo se desenvolveu, tomando como base, o registro e recolhimento de dados a partir da nossa prática docente no ensino de arte, numa escola municipal do Rio de Janeiro. A escolha da problemática deste estudo surgiu do desejo de discutirmos as experiências vividas cotidianamente nos espaçostempos da escola, e de refletirmos em torno dos posicionamentos dos sujeitos deste contexto, frente às fissuras epistemológicas e conceituais que aí se apresentam. O debate em torno dos currículos vigentes e os praticados estão inseridos nesta investigação, trazendo à tona as imposições oficiais e as tessituras captadas nos entrelinhas dos cotidianos. As imagens que cercam este espaço, tanto as criadas quanto as que invadem tal cenário, são discutidas aqui quanto ao seu potencial emancipatório. Abordamos os desafios encontrados no exercício do ensinar/aprender na perspectiva contemporânea, levando em consideração as múltiplas identidades que transitam poeticamente na escola e as subjetividades que as caracterizam. Buscamos, ainda, incentivar as relações dialógicas com os docentes e suas atuações no campo escolar, acreditando que é na prática, e na reflexão sobre ela, que nos formamos enquanto educadores
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08
2014-03-27
2021-01-05T17:00:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAIO, Marcela Wanderley. Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510
identifier_str_mv GAIO, Marcela Wanderley. Trânsitos poéticos no ensino da arte: as visualidades, subjetividades e afetividades no cotidiano escolar. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1829133564666445824