Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Morgana Ribeiro dos lattes
Orientador(a): Simões, Darcilia Marindir Pinto lattes
Banca de defesa: Rocha, Claudia Moura da lattes, Camara, Tania Maria Nunes de Lima lattes, Martins, Aira Suzana Ribeiro lattes, Silva, Edila Vianna da lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178
Resumo: This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of Brazil
id UERJ_d9652742e9ab6924fb83f951182da431
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6178
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Simões, Darcilia Marindir Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496Rocha, Claudia Moura dahttp://lattes.cnpq.br/5891003802019200Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Martins, Aira Suzana Ribeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C850023Silva, Edila Vianna dahttp://lattes.cnpq.br/7841805159776404http://lattes.cnpq.br/8892191316116864Santos, Morgana Ribeiro dos2021-01-05T14:52:58Z2018-07-102018-03-19SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of BrazilEsta tese consiste em uma investigação sobre o que é a literatura de cordel e como essa manifestação da literatura popular tem sido apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa dedicados ao segundo segmento do Ensino Fundamental. A partir da análise dos livros didáticos e considerando-se a importância linguística e cultural dessa literatura, propõem-se leituras de poemas de cordel − selecionados de acordo com a adequação temática ao Ensino Fundamental II à luz da Estilística influenciada pelos estudos semióticos, da Semântica e da perspectiva dialógica. As propostas de leitura dos cordéis se concentram na análise dos substantivos e adjetivos/locuções adjetivas, destacando o valor dessas classes de palavras na arquitetura sígnica dos textos, e ressaltam as relações de sentido que podem ser estabelecidas com outros textos, de modo a enriquecer a habilidade leitora dos alunos e aproveitar seus conhecimentos prévios. Esta tese defende o estudo da literatura de cordel nas escolas, a fim de possibilitar aos estudantes o conhecimento dessa poética popular e fortalecer o vínculo dos educandos com a cultura genuína do BrasilSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:52:58Z No. of bitstreams: 1 Morgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdf: 3802397 bytes, checksum: 95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Morgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdf: 3802397 bytes, checksum: 95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042 (MD5) Previous issue date: 2018-03-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasCordel literatureDidatic bookTeachingLearningSignificationNounAdjective/Adjective PhraseLiteratura de cordelLivro didáticoEnsinoLeituraSignificaçãoSubstantivoAdjetivo/locução adjetivaLiteratura de cordel brasileira Estudo e ensinoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - SubstantivoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) AdjetivoLeitura Estudo e ensinoCultura BrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPerspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental IIPerspectives of cordel literature in Elementary School IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMorgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdfapplication/pdf3802397http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6178/1/Morgana+Ribeiro+dos+Santos+-+Tese.pdf95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042MD511/61782024-02-27 16:16:25.454oai:www.bdtd.uerj.br:1/6178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Perspectives of cordel literature in Elementary School II
title Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
spellingShingle Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
Santos, Morgana Ribeiro dos
Cordel literature
Didatic book
Teaching
Learning
Signification
Noun
Adjective/Adjective Phrase
Literatura de cordel
Livro didático
Ensino
Leitura
Significação
Substantivo
Adjetivo/locução adjetiva
Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo
Leitura Estudo e ensino
Cultura Brasil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
title_full Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
title_fullStr Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
title_sort Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
author Santos, Morgana Ribeiro dos
author_facet Santos, Morgana Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Darcilia Marindir Pinto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Claudia Moura da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5891003802019200
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Aira Suzana Ribeiro
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C850023
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silva, Edila Vianna da
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7841805159776404
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8892191316116864
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Morgana Ribeiro dos
contributor_str_mv Simões, Darcilia Marindir Pinto
Rocha, Claudia Moura da
Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Martins, Aira Suzana Ribeiro
Silva, Edila Vianna da
dc.subject.eng.fl_str_mv Cordel literature
Didatic book
Teaching
Learning
Signification
Noun
Adjective/Adjective Phrase
topic Cordel literature
Didatic book
Teaching
Learning
Signification
Noun
Adjective/Adjective Phrase
Literatura de cordel
Livro didático
Ensino
Leitura
Significação
Substantivo
Adjetivo/locução adjetiva
Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo
Leitura Estudo e ensino
Cultura Brasil
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura de cordel
Livro didático
Ensino
Leitura
Significação
Substantivo
Adjetivo/locução adjetiva
Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo
Leitura Estudo e ensino
Cultura Brasil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of Brazil
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178
identifier_str_mv SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6178/1/Morgana+Ribeiro+dos+Santos+-+Tese.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352120910905344