Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
|
Departamento: |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178 |
Resumo: | This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of Brazil |
id |
UERJ_d9652742e9ab6924fb83f951182da431 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6178 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Simões, Darcilia Marindir Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496Rocha, Claudia Moura dahttp://lattes.cnpq.br/5891003802019200Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Martins, Aira Suzana Ribeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C850023Silva, Edila Vianna dahttp://lattes.cnpq.br/7841805159776404http://lattes.cnpq.br/8892191316116864Santos, Morgana Ribeiro dos2021-01-05T14:52:58Z2018-07-102018-03-19SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of BrazilEsta tese consiste em uma investigação sobre o que é a literatura de cordel e como essa manifestação da literatura popular tem sido apresentada nos livros didáticos de Língua Portuguesa dedicados ao segundo segmento do Ensino Fundamental. A partir da análise dos livros didáticos e considerando-se a importância linguística e cultural dessa literatura, propõem-se leituras de poemas de cordel − selecionados de acordo com a adequação temática ao Ensino Fundamental II à luz da Estilística influenciada pelos estudos semióticos, da Semântica e da perspectiva dialógica. As propostas de leitura dos cordéis se concentram na análise dos substantivos e adjetivos/locuções adjetivas, destacando o valor dessas classes de palavras na arquitetura sígnica dos textos, e ressaltam as relações de sentido que podem ser estabelecidas com outros textos, de modo a enriquecer a habilidade leitora dos alunos e aproveitar seus conhecimentos prévios. Esta tese defende o estudo da literatura de cordel nas escolas, a fim de possibilitar aos estudantes o conhecimento dessa poética popular e fortalecer o vínculo dos educandos com a cultura genuína do BrasilSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:52:58Z No. of bitstreams: 1 Morgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdf: 3802397 bytes, checksum: 95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Morgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdf: 3802397 bytes, checksum: 95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042 (MD5) Previous issue date: 2018-03-19application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasCordel literatureDidatic bookTeachingLearningSignificationNounAdjective/Adjective PhraseLiteratura de cordelLivro didáticoEnsinoLeituraSignificaçãoSubstantivoAdjetivo/locução adjetivaLiteratura de cordel brasileira Estudo e ensinoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - SubstantivoLíngua portuguesa (Ensino fundamental) AdjetivoLeitura Estudo e ensinoCultura BrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPerspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental IIPerspectives of cordel literature in Elementary School IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMorgana Ribeiro dos Santos - Tese.pdfapplication/pdf3802397http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6178/1/Morgana+Ribeiro+dos+Santos+-+Tese.pdf95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042MD511/61782024-02-27 16:16:25.454oai:www.bdtd.uerj.br:1/6178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Perspectives of cordel literature in Elementary School II |
title |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
spellingShingle |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II Santos, Morgana Ribeiro dos Cordel literature Didatic book Teaching Learning Signification Noun Adjective/Adjective Phrase Literatura de cordel Livro didático Ensino Leitura Significação Substantivo Adjetivo/locução adjetiva Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo Leitura Estudo e ensino Cultura Brasil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
title_full |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
title_fullStr |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
title_sort |
Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II |
author |
Santos, Morgana Ribeiro dos |
author_facet |
Santos, Morgana Ribeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Darcilia Marindir Pinto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rocha, Claudia Moura da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5891003802019200 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0404290206593556 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C850023 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Silva, Edila Vianna da |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7841805159776404 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8892191316116864 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Morgana Ribeiro dos |
contributor_str_mv |
Simões, Darcilia Marindir Pinto Rocha, Claudia Moura da Camara, Tania Maria Nunes de Lima Martins, Aira Suzana Ribeiro Silva, Edila Vianna da |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cordel literature Didatic book Teaching Learning Signification Noun Adjective/Adjective Phrase |
topic |
Cordel literature Didatic book Teaching Learning Signification Noun Adjective/Adjective Phrase Literatura de cordel Livro didático Ensino Leitura Significação Substantivo Adjetivo/locução adjetiva Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo Leitura Estudo e ensino Cultura Brasil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de cordel Livro didático Ensino Leitura Significação Substantivo Adjetivo/locução adjetiva Literatura de cordel brasileira Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Substantivo Língua portuguesa (Ensino fundamental) Adjetivo Leitura Estudo e ensino Cultura Brasil |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This thesis consists of an investigation about what is cordel literature and how this manifestation of popular literature has been presented in the Portuguese Language didatic books dedicated to the second segment of Elementary School. From the analysis of the textbooks and considering the linguistic and cultural importance of this literature, reads are proposed about cordel poems selected according to the thematic adequacy to Elementary School in the light of Stylistics influenced by semiotic studies, Semantics and the dialogical perspective. The proposals for reading the strings concentrate on the analysis of nouns and adjectives/adjectives phrases, highlighting the value of these classes of words in the signic architecture of the texts, and emphasize the relations of meaning that can be established with other texts, in order to enrich the students reading ability and utilize their prior knowledge. This thesis defends the study of cordel literature in schools in order to enable students to learn about this popular poetics and to strengthen the students bond with the genuine culture of Brazil |
publishDate |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T14:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Morgana Ribeiro dos. Perspectivas da literatura de cordel no Ensino Fundamental II. 2018. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6178/1/Morgana+Ribeiro+dos+Santos+-+Tese.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95e416b7d9e72a48d8bcb3f40e6cb042 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352120910905344 |