A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Lima, Rodrigo Affonso lattes
Orientador(a): Concordido, Cláudia Ferreira Reis lattes
Banca de defesa: Barbosa, Augusto Cesar de Castro lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4887
Resumo: Financial education is an efficient way for individuals to understand how to consume rationally. It is crucial to learn how to behave in the face of financing and expenditures, understanding the relevance and benefits of budget planning. At times, people have no information about how fundamental it is to determine an economy, to make savings, to realize projects and goals, and to reduce the rich in adverse and eventual situations. Therefore, the change of some customs can collaborate to optimize the quality of life. Financial Mathematics is an area of mathematics of crucial relevance for everyday use of the individual, while working in high school requires the student to recognize their presence in their daily lives. The paper addressed the issue of real estate financing evidencing the importance of financial education for its understanding. In order for this to occur, the teacher must let this connection of theory and practice be expressed. Thus, it is necessary for the educator to have the notion that his office is not limited to the classrooms because it also has the social function of making its students aware to exercise citizenship. The general objective of the present work is to highlight how financial education is fundamental in citizens' daily life. We used a methodology with exploratory research through a bibliographical research with renowned authors of the area
id UERJ_f05b9829bc8cfa074d6bb87a073315b5
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4887
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Macedo, Ricardo Camargo Severo deBarbosa, Augusto Cesar de Castrohttp://lattes.cnpq.br/1734587740129156http://lattes.cnpq.br/3441343366590124Lima, Rodrigo Affonso2020-11-08T17:23:41Z2018-04-182017-08-25LIMA, Rodrigo Affonso. A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4887Financial education is an efficient way for individuals to understand how to consume rationally. It is crucial to learn how to behave in the face of financing and expenditures, understanding the relevance and benefits of budget planning. At times, people have no information about how fundamental it is to determine an economy, to make savings, to realize projects and goals, and to reduce the rich in adverse and eventual situations. Therefore, the change of some customs can collaborate to optimize the quality of life. Financial Mathematics is an area of mathematics of crucial relevance for everyday use of the individual, while working in high school requires the student to recognize their presence in their daily lives. The paper addressed the issue of real estate financing evidencing the importance of financial education for its understanding. In order for this to occur, the teacher must let this connection of theory and practice be expressed. Thus, it is necessary for the educator to have the notion that his office is not limited to the classrooms because it also has the social function of making its students aware to exercise citizenship. The general objective of the present work is to highlight how financial education is fundamental in citizens' daily life. We used a methodology with exploratory research through a bibliographical research with renowned authors of the areaA Educação Financeira é uma forma eficiente de se entender como consumir de maneira racional. É fundamental aprender como se portar frente aos financiamentos e despesas, compreendendo a relevância e os benefícios do planejamento orçamentário. Diversas vezes, as pessoas não têm informações acerca de quão fundamental é determinar uma economia, fazer uma poupança, para concretização de projetos e metas e para diminuição de riscos em situações adversas e eventuais. Por conseguinte, a alteração de alguns costumes pode colaborar para otimizar a qualidade de vida. A Matemática Financeira é uma área da Matemática de crucial relevância para a utilização no dia a dia do indivíduo, ao trabalhá-la no Ensino Médio é preciso que o discente reconheça a sua presença em seu cotidiano. O trabalho abordou a questão dos financiamentos imobiliários evidenciando a importância da Educação Financeira para sua compreensão. Para que isso ocorra, o docente precisa deixar se externar essa ligação da teoria com a prática. Assim, é necessário que o educador tenha a noção de que seu ofício não se limite às salas de aula, porque o mesmo também possui a função social de tornar seus alunos conscientes para exercer a cidadania. O objetivo geral do presente trabalho é evidenciar como a Educação Financeira é fundamental no dia a dia dos cidadãos. Utilizou-se uma metodologia com pesquisa exploratória por meio de uma investigação bibliográfica com renomados autores da áreaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:41Z No. of bitstreams: 1 PROFMAT RODRIGO LIMA_PROFMAT.pdf: 1103311 bytes, checksum: 6aad5f2d7aa95297360cab5e7e7904a9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROFMAT RODRIGO LIMA_PROFMAT.pdf: 1103311 bytes, checksum: 6aad5f2d7aa95297360cab5e7e7904a9 (MD5) Previous issue date: 2017-08-25application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaFinancial educationReal estate financingFinancial mathEducação financeiraFinanciamentos imobiliáriosMatemática financeiraEducação financeiraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e PriceThe financial education in High School through a proposal applied to real estate financing by the SAC and Price systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALPROFMAT RODRIGO LIMA_PROFMAT.pdfapplication/pdf1103311http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4887/1/PROFMAT+RODRIGO+LIMA_PROFMAT.pdf6aad5f2d7aa95297360cab5e7e7904a9MD511/48872024-02-27 15:41:11.19oai:www.bdtd.uerj.br:1/4887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The financial education in High School through a proposal applied to real estate financing by the SAC and Price systems
title A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
spellingShingle A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
Lima, Rodrigo Affonso
Financial education
Real estate financing
Financial math
Educação financeira
Financiamentos imobiliários
Matemática financeira
Educação financeira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
title_full A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
title_fullStr A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
title_full_unstemmed A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
title_sort A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
author Lima, Rodrigo Affonso
author_facet Lima, Rodrigo Affonso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Macedo, Ricardo Camargo Severo de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1734587740129156
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3441343366590124
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rodrigo Affonso
contributor_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Macedo, Ricardo Camargo Severo de
Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial education
Real estate financing
Financial math
topic Financial education
Real estate financing
Financial math
Educação financeira
Financiamentos imobiliários
Matemática financeira
Educação financeira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Financiamentos imobiliários
Matemática financeira
Educação financeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Financial education is an efficient way for individuals to understand how to consume rationally. It is crucial to learn how to behave in the face of financing and expenditures, understanding the relevance and benefits of budget planning. At times, people have no information about how fundamental it is to determine an economy, to make savings, to realize projects and goals, and to reduce the rich in adverse and eventual situations. Therefore, the change of some customs can collaborate to optimize the quality of life. Financial Mathematics is an area of mathematics of crucial relevance for everyday use of the individual, while working in high school requires the student to recognize their presence in their daily lives. The paper addressed the issue of real estate financing evidencing the importance of financial education for its understanding. In order for this to occur, the teacher must let this connection of theory and practice be expressed. Thus, it is necessary for the educator to have the notion that his office is not limited to the classrooms because it also has the social function of making its students aware to exercise citizenship. The general objective of the present work is to highlight how financial education is fundamental in citizens' daily life. We used a methodology with exploratory research through a bibliographical research with renowned authors of the area
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Rodrigo Affonso. A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4887
identifier_str_mv LIMA, Rodrigo Affonso. A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4887/1/PROFMAT+RODRIGO+LIMA_PROFMAT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6aad5f2d7aa95297360cab5e7e7904a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352116954628096