A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, William Garcia dos
Orientador(a): Leite, João de Souza lattes
Banca de defesa: Lessa, Washington Dias lattes, Coelho, Frederico Oliveira lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151
Resumo: This work seeks to discuss the uses of typography in the concrete poetry production in the second half of the 1950 s. The choices made by the concrete poets in this decade are addressed both in regard to relations established in the literary world as well as in approaching with artists linked to the avant-garde music and Concrete Art. The appropriations of elements resulting from these contacts imply an approach to design, which provided fundamentals elements to the practices and representations of the poets at that time.
id UERJ_f0a56a3b1c48a7181b6080cc3c128b87
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9151
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str
spelling Leite, João de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5665511188595739Daher, Andrea Vianahttp://lattes.cnpq.br/3145422372446614Lessa, Washington Diashttp://lattes.cnpq.br/5688019981916627Coelho, Frederico Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2963677662684936Santos, William Garcia dos2021-01-05T19:58:12Z2018-02-232016-02-17SANTOS, William Garcia dos. A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151This work seeks to discuss the uses of typography in the concrete poetry production in the second half of the 1950 s. The choices made by the concrete poets in this decade are addressed both in regard to relations established in the literary world as well as in approaching with artists linked to the avant-garde music and Concrete Art. The appropriations of elements resulting from these contacts imply an approach to design, which provided fundamentals elements to the practices and representations of the poets at that time.Este trabalho pretende analisar os usos da tipografia na produção da poesia concreta na segunda metade da década de 1950. As escolhas realizadas pelos poetas concretos ao longo dos anos 1950 são abordadas tanto no que se refere às relações estabelecidas no próprio meio literário, como na aproximação com artistas ligados à música de vanguarda e à arte concreta. As apropriações de elementos decorrentes desses contatos implicaram em uma aproximação com o design modernista, que forneceu elementos fundamentais às práticas e representações dos poetas no período pesquisado.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:58:12Z No. of bitstreams: 1 William Garcia dos Santos _FINAL.pdf: 2912614 bytes, checksum: 426a0f4130229b215ed39bdfb9ff0a39 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:58:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 William Garcia dos Santos _FINAL.pdf: 2912614 bytes, checksum: 426a0f4130229b215ed39bdfb9ff0a39 (MD5) Previous issue date: 2016-02-17application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em DesignUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho IndustrialConcrete PoetryTypographyConcretismDesignPoesia concretaTipografiaConcretismoDesignCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALA materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950The materiality of the write in the concrete poetry: the uses of typography in the concrete poetry production in the decade of 1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALWilliam Garcia dos Santos _FINAL.pdfapplication/pdf2912614http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9151/1/William+Garcia+dos+Santos+_FINAL.pdf426a0f4130229b215ed39bdfb9ff0a39MD511/91512024-02-27 14:40:29.545oai:www.bdtd.uerj.br:1/9151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:40:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The materiality of the write in the concrete poetry: the uses of typography in the concrete poetry production in the decade of 1950
title A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
spellingShingle A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
Santos, William Garcia dos
Concrete Poetry
Typography
Concretism
Design
Poesia concreta
Tipografia
Concretismo
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
title_short A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
title_full A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
title_fullStr A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
title_full_unstemmed A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
title_sort A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950
author Santos, William Garcia dos
author_facet Santos, William Garcia dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, João de Souza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5665511188595739
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Daher, Andrea Viana
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3145422372446614
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lessa, Washington Dias
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5688019981916627
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Coelho, Frederico Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2963677662684936
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, William Garcia dos
contributor_str_mv Leite, João de Souza
Daher, Andrea Viana
Lessa, Washington Dias
Coelho, Frederico Oliveira
dc.subject.eng.fl_str_mv Concrete Poetry
Typography
Concretism
Design
topic Concrete Poetry
Typography
Concretism
Design
Poesia concreta
Tipografia
Concretismo
Design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia concreta
Tipografia
Concretismo
Design
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
description This work seeks to discuss the uses of typography in the concrete poetry production in the second half of the 1950 s. The choices made by the concrete poets in this decade are addressed both in regard to relations established in the literary world as well as in approaching with artists linked to the avant-garde music and Concrete Art. The appropriations of elements resulting from these contacts imply an approach to design, which provided fundamentals elements to the practices and representations of the poets at that time.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-17
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, William Garcia dos. A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151
identifier_str_mv SANTOS, William Garcia dos. A materialidade da escrita na poesia concreta: os usos da tipografia na produção da década de 1950. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9151/1/William+Garcia+dos+Santos+_FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 426a0f4130229b215ed39bdfb9ff0a39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352142679343104