Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Barbosa, Bruno César Ribeiro lattes
Orientador(a): Silva, Susana Souto lattes
Banca de defesa: Oliveira, Acauam Silvério de lattes, Marques, Marcelo Ferreira lattes, Martins, Ana Claudia Aymoré lattes, Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apontar uma possibilidade de leitura da obra de Itamar Assumpção, identificando, em suas canções, um modelo composicional inventivo e original, frequentemente utilizado pelo compositor, no qual a memória — individual ou coletiva — por meio de construções intertextuais, articula constantes diálogos com a tradição da música e da poesia brasileiras. Nesses diálogos, as vozes transmutam-se em outras, e em outros enunciados e textos, tecendo uma espécie de mosaico, no qual as partes que o compõem se juntam e formam um novo objeto, embora nunca homogêneo. A partir da leitura/escuta atenta e responsiva de seus discos — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) —, foi desenvolvido um corpus com canções ilustrativas de seu modelo composicional, destacando também o diálogo com o público ouvinte e sua trajetória pelo cenário da música independente paulistana, em resposta ao modelo consumista da indústria fonográfica. As principais referências teóricas utilizadas como diálogo nesta pesquisa são: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998); Bakhtin (2011) e Tatit (2002; 2004; 2014).
id UFAL_0d624414aea82826b09d9fdc7feacd9f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5930
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Silva, Susana Soutohttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117Oliveira, Acauam Silvério dehttp://lattes.cnpq.br/8769010940218337Marques, Marcelo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7128574046378477Martins, Ana Claudia Aymoréhttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010Auad, Pedro Henrique Trindade Kalilhttp://lattes.cnpq.br/8135166291673802http://lattes.cnpq.br/1182501323317399Barbosa, Bruno César Ribeiro2019-09-12T16:57:37Z2019-09-122019-09-12T16:57:37Z2019-06-17BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930O objetivo desta pesquisa é apontar uma possibilidade de leitura da obra de Itamar Assumpção, identificando, em suas canções, um modelo composicional inventivo e original, frequentemente utilizado pelo compositor, no qual a memória — individual ou coletiva — por meio de construções intertextuais, articula constantes diálogos com a tradição da música e da poesia brasileiras. Nesses diálogos, as vozes transmutam-se em outras, e em outros enunciados e textos, tecendo uma espécie de mosaico, no qual as partes que o compõem se juntam e formam um novo objeto, embora nunca homogêneo. A partir da leitura/escuta atenta e responsiva de seus discos — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) —, foi desenvolvido um corpus com canções ilustrativas de seu modelo composicional, destacando também o diálogo com o público ouvinte e sua trajetória pelo cenário da música independente paulistana, em resposta ao modelo consumista da indústria fonográfica. As principais referências teóricas utilizadas como diálogo nesta pesquisa são: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998); Bakhtin (2011) e Tatit (2002; 2004; 2014).The aim of this research is to point out a possibility of reading the work of Itamar Assumpção, identifying, in his songs, an inventive and original compositional model, often used by the composer, in which the memory — individual or collective — through intertextual constructions, articulates constant dialogues with the tradition of Brazilian music and poetry. In this dialogue, the voices transmute into others, and in other utterances and texts, weaving a kind of mosaic, in which the parts that compose it join together and form a new object, although never homogeneous. From the attentive and responsive reading/listening of their discs — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) — a corpus with illustrative songs of its compositional model was developed, highlighting also the dialogue with the public listener and its trajectory through the music scene independent paulistana, in response to the consumerist model of the phonographic industry. The main theoretical references used as dialogue in this research are: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998) and Tatit (2002; 2004; 2014).porUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em Linguística e LiteraturaUFALBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAssumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretaçãoMúsica popular - BrasilPoesia contemporânea brasileiraPluralidade culturalCompositores – BrasilBrazilian folk songContemporary brazilian poetryPluralityEu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALEu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção.pdfEu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção.pdfapplication/pdf2583162http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/5930/1/Eu%20me%20transmuto%20em%20outras%3a%20vozes%20m%c3%baltiplas%20na%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20Itamar%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdfc32c6b9ee3cd90e34ac4aeed688d0e5bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/5930/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riufal/59302019-09-12 16:59:34.867oai:www.repositorio.ufal.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482019-09-12T16:59:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
spellingShingle Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
Barbosa, Bruno César Ribeiro
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
title_short Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_full Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_fullStr Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_full_unstemmed Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_sort Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
author Barbosa, Bruno César Ribeiro
author_facet Barbosa, Bruno César Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Susana Souto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6356306442921117
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Acauam Silvério de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8769010940218337
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marques, Marcelo Ferreira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7128574046378477
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Ana Claudia Aymoré
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9682809265187010
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8135166291673802
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1182501323317399
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Bruno César Ribeiro
contributor_str_mv Silva, Susana Souto
Oliveira, Acauam Silvério de
Marques, Marcelo Ferreira
Martins, Ana Claudia Aymoré
Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
dc.subject.por.fl_str_mv Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
description O objetivo desta pesquisa é apontar uma possibilidade de leitura da obra de Itamar Assumpção, identificando, em suas canções, um modelo composicional inventivo e original, frequentemente utilizado pelo compositor, no qual a memória — individual ou coletiva — por meio de construções intertextuais, articula constantes diálogos com a tradição da música e da poesia brasileiras. Nesses diálogos, as vozes transmutam-se em outras, e em outros enunciados e textos, tecendo uma espécie de mosaico, no qual as partes que o compõem se juntam e formam um novo objeto, embora nunca homogêneo. A partir da leitura/escuta atenta e responsiva de seus discos — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) —, foi desenvolvido um corpus com canções ilustrativas de seu modelo composicional, destacando também o diálogo com o público ouvinte e sua trajetória pelo cenário da música independente paulistana, em resposta ao modelo consumista da indústria fonográfica. As principais referências teóricas utilizadas como diálogo nesta pesquisa são: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998); Bakhtin (2011) e Tatit (2002; 2004; 2014).
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T16:57:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12
2019-09-12T16:57:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
identifier_str_mv BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/5930/1/Eu%20me%20transmuto%20em%20outras%3a%20vozes%20m%c3%baltiplas%20na%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20Itamar%20Assump%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/5930/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c32c6b9ee3cd90e34ac4aeed688d0e5b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1785016976826957824