A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Alagoas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211 |
Resumo: | Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes. |
id |
UFAL_425188b0ab4ce84523ad6a985beda024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7211 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Anderson de Alencarhttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288Lima, Walter Matiashttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197Brennand, Edna Gusmão de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872http://lattes.cnpq.br/2632238515681446Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno2020-09-17T03:52:19Z2020-09-17T03:52:19Z2019-03-01RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes.In a society in which subjects are brutalized, it is necessary to find an escape from such reality and cinema can be one of the options. However, in addition to being an instrument that is sought when the interest is fun, it also brings a potential generator of reflections. In this way, the problem addressed in the study turns on whether the cinema has the possibility of carrying a critical-educational potential in the formation of the individual within a social body governed by the cultural industry that commercializes the art and that results in half-educated subjects. In order to escape from this, it is also presented grounds to think of a critical pedagogy that aims at the autonomy of the subject, so that it can filter the cinema. For this, the methodology used was the bibliographic review and the texts found were treated from an interpretative analysis. Theodor W. Adorno, despite being involved in a controversy over whether or not to consider art cinema, is the scholar who bases the present analysis. The categories used are culture, cultural industry, half-education, aesthetics, emancipation and cinema. The assumptions that have been established are: Adorno's perspective on education for emancipation results in a critical pedagogy; critical pedagogy forms critical subjects with autonomy to filter the cinema; whether cinema, sold by the cultural industry only as a pastime, has a formative content. To achieve the expected result - to show that cinema has a critical-educational potential -, the aesthetic discourses, the philosophy and sociology of art and education were present.porUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAdornoCinemaEducaçãoSemiformaçãoIndústria CulturalCultural IndustryMovie theaterHalf-educationEducationAdorno, Theodor W., 1903-1969Cultura e educaçãoSemiformaçãoA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinemaCultural training in Adorno: the critical-educational potential of cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8645http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/2/license.txt931131a51701649bfd4c169eea93f5f7MD52ORIGINALA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema.pdfA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema.pdfapplication/pdf821805http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/1/A%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20em%20Adorno%3a%20o%20potencial%20cr%c3%adtico-educativo%20do%20cinema.pdf2eea64f6926fa343846a6fb301d4067aMD51riufal/72112020-09-17 03:53:32.521oai:www.repositorio.ufal.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482020-09-17T03:53:32Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Cultural training in Adorno: the critical-educational potential of cinema |
title |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
spellingShingle |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Adorno Cinema Educação Semiformação Indústria Cultural Cultural Industry Movie theater Half-education Education Adorno, Theodor W., 1903-1969 Cultura e educação Semiformação |
title_short |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
title_full |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
title_fullStr |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
title_full_unstemmed |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
title_sort |
A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema |
author |
Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno |
author_facet |
Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Menezes, Anderson de Alencar |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3996757440963288 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Walter Matias |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0941145152986197 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brennand, Edna Gusmão de Góes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9163217527871872 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2632238515681446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno |
contributor_str_mv |
Menezes, Anderson de Alencar Lima, Walter Matias Brennand, Edna Gusmão de Góes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Adorno Cinema Educação Semiformação Indústria Cultural Cultural Industry Movie theater Half-education Education Adorno, Theodor W., 1903-1969 Cultura e educação Semiformação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno Cinema Educação Semiformação Indústria Cultural Cultural Industry Movie theater Half-education Education Adorno, Theodor W., 1903-1969 Cultura e educação Semiformação |
description |
Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-17T03:52:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-17T03:52:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211 |
identifier_str_mv |
RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/2/license.txt http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/1/A%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20em%20Adorno%3a%20o%20potencial%20cr%c3%adtico-educativo%20do%20cinema.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
931131a51701649bfd4c169eea93f5f7 2eea64f6926fa343846a6fb301d4067a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1785016984168038400 |