A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno lattes
Orientador(a): Menezes, Anderson de Alencar lattes
Banca de defesa: Lima, Walter Matias lattes, Brennand, Edna Gusmão de Góes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211
Resumo: Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes.
id UFAL_425188b0ab4ce84523ad6a985beda024
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7211
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Menezes, Anderson de Alencarhttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288Lima, Walter Matiashttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197Brennand, Edna Gusmão de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872http://lattes.cnpq.br/2632238515681446Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno2020-09-17T03:52:19Z2020-09-17T03:52:19Z2019-03-01RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes.In a society in which subjects are brutalized, it is necessary to find an escape from such reality and cinema can be one of the options. However, in addition to being an instrument that is sought when the interest is fun, it also brings a potential generator of reflections. In this way, the problem addressed in the study turns on whether the cinema has the possibility of carrying a critical-educational potential in the formation of the individual within a social body governed by the cultural industry that commercializes the art and that results in half-educated subjects. In order to escape from this, it is also presented grounds to think of a critical pedagogy that aims at the autonomy of the subject, so that it can filter the cinema. For this, the methodology used was the bibliographic review and the texts found were treated from an interpretative analysis. Theodor W. Adorno, despite being involved in a controversy over whether or not to consider art cinema, is the scholar who bases the present analysis. The categories used are culture, cultural industry, half-education, aesthetics, emancipation and cinema. The assumptions that have been established are: Adorno's perspective on education for emancipation results in a critical pedagogy; critical pedagogy forms critical subjects with autonomy to filter the cinema; whether cinema, sold by the cultural industry only as a pastime, has a formative content. To achieve the expected result - to show that cinema has a critical-educational potential -, the aesthetic discourses, the philosophy and sociology of art and education were present.porUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAdornoCinemaEducaçãoSemiformaçãoIndústria CulturalCultural IndustryMovie theaterHalf-educationEducationAdorno, Theodor W., 1903-1969Cultura e educaçãoSemiformaçãoA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinemaCultural training in Adorno: the critical-educational potential of cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8645http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/2/license.txt931131a51701649bfd4c169eea93f5f7MD52ORIGINALA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema.pdfA formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema.pdfapplication/pdf821805http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/1/A%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20em%20Adorno%3a%20o%20potencial%20cr%c3%adtico-educativo%20do%20cinema.pdf2eea64f6926fa343846a6fb301d4067aMD51riufal/72112020-09-17 03:53:32.521oai:www.repositorio.ufal.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482020-09-17T03:53:32Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Cultural training in Adorno: the critical-educational potential of cinema
title A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
spellingShingle A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Adorno
Cinema
Educação
Semiformação
Indústria Cultural
Cultural Industry
Movie theater
Half-education
Education
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Cultura e educação
Semiformação
title_short A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
title_full A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
title_fullStr A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
title_full_unstemmed A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
title_sort A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema
author Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno
author_facet Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes, Anderson de Alencar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3996757440963288
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Walter Matias
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0941145152986197
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brennand, Edna Gusmão de Góes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9163217527871872
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2632238515681446
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Ayza Rafaela Damasceno
contributor_str_mv Menezes, Anderson de Alencar
Lima, Walter Matias
Brennand, Edna Gusmão de Góes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Adorno
Cinema
Educação
Semiformação
Indústria Cultural
Cultural Industry
Movie theater
Half-education
Education
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Cultura e educação
Semiformação
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno
Cinema
Educação
Semiformação
Indústria Cultural
Cultural Industry
Movie theater
Half-education
Education
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Cultura e educação
Semiformação
description Em uma sociedade na qual os sujeitos são embrutecidos, faz-se necessário encontrar uma fuga de tal realidade e o cinema pode ser uma das opções. Entretanto, para além de ser um instrumento que se procura quando o interesse é diversão, traz também um potencial gerador de reflexões. Desse modo, o problema abordado no estudo gira acerca de saber se o cinema tem a possibilidade de carregar um potencial crítico-educativo na formação do indivíduo dentro de um corpo social regido pela indústria cultural que mercantiliza a arte e que tem como consequência sujeitos semiformados. Para se fugir disso, também são apresentados fundamentos para se pensar em uma pedagogia crítica que vise a autonomia do sujeito, a fim de que ele possa filtrar o cinema. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e os textos encontrados foram tratados a partir de uma análise interpretativa. Theodor W. Adorno, apesar de estar envolvido em uma polêmica sobre considerar ou não o cinema arte, é o estudioso que fundamenta a presente análise. As categorias utilizadas são a cultura, indústria cultural, semiformação, estética, emancipação e cinema. Os pressupostos que foram estabelecidos são: a perspectiva de Adorno acerca da educação para a emancipação resulta em uma pedagogia crítica; a pedagogia crítica forma sujeitos críticos com autonomia para filtrar o cinema; saber se o cinema, vendido pela indústria cultural somente como um passatempo, tem um teor formativo. Para atingir o resultado esperado – mostrar que o cinema possui um potencial crítico-educativo –, os discursos estéticos, da filosofia e sociologia da arte e da educação se fizeram presentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-17T03:52:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-17T03:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211
identifier_str_mv RAMALHO, Ayza Rafaela Damasceno. A formação cultural em Adorno: o potencial crítico-educativo do cinema. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/2/license.txt
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/7211/1/A%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20em%20Adorno%3a%20o%20potencial%20cr%c3%adtico-educativo%20do%20cinema.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 931131a51701649bfd4c169eea93f5f7
2eea64f6926fa343846a6fb301d4067a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1785016984168038400