Uma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônica
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Alagoas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Informática
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6652 |
Resumo: | A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela necessidade de tratamento permanente e contínuo. Considerando dados disponibilizados em 2017 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número total estimado de pacientes em tratamento de diálise no Brasil foi de 126.583. Neste contexto, encontram-se no mercado algumas aplicações computacionais com foco no apoio ao tratamento terapêutico da DRC. Porém, até o presente momento, não foi constatada na literatura nenhuma arquitetura de software considerando os diversos estágios que o portador da DRC pode apresentar, buscando a mudança de estilo de vida de pacientes pela realização de incentivos e atividades associadas às recomendações de nefrologistas. Diante deste cenário, a gamificação é uma ferramenta útil para a disponibilização de mecanismos dos jogos para incentivar a adesão de pacientes ao tratamento de DRC, proporcionando desafios e recompensas no mundo real, de maneira similar a um jogo digital. Neste trabalho é apresentada uma arquitetura de aplicação gamificada com foco no monitoramento e tratamento da DRC em diferentes estágios. Componentes arquiteturais foram identificados por meio de uma abordagem extrativa e incorporados como parte da arquitetura definida. Uma avaliação da arquitetura foi realizada com profissionais da área da saúde e um desenvolvedor de software, com uma abordagem baseada em cenários. Um protótipo de aplicação foi implementado utilizando tecnologias Web para apresentar um cenário de uso da arquitetura proposta. |
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Considerando dados disponibilizados em 2017 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o número total estimado de pacientes em tratamento de diálise no Brasil foi de 126.583. Neste contexto, encontram-se no mercado algumas aplicações computacionais com foco no apoio ao tratamento terapêutico da DRC. Porém, até o presente momento, não foi constatada na literatura nenhuma arquitetura de software considerando os diversos estágios que o portador da DRC pode apresentar, buscando a mudança de estilo de vida de pacientes pela realização de incentivos e atividades associadas às recomendações de nefrologistas. Diante deste cenário, a gamificação é uma ferramenta útil para a disponibilização de mecanismos dos jogos para incentivar a adesão de pacientes ao tratamento de DRC, proporcionando desafios e recompensas no mundo real, de maneira similar a um jogo digital. Neste trabalho é apresentada uma arquitetura de aplicação gamificada com foco no monitoramento e tratamento da DRC em diferentes estágios. Componentes arquiteturais foram identificados por meio de uma abordagem extrativa e incorporados como parte da arquitetura definida. Uma avaliação da arquitetura foi realizada com profissionais da área da saúde e um desenvolvedor de software, com uma abordagem baseada em cenários. Um protótipo de aplicação foi implementado utilizando tecnologias Web para apresentar um cenário de uso da arquitetura proposta.Chronic Kidney Disease (CKD) is characterized by the need for permanent and continuous treatment. Data available in 2017 by the Brazilian Society of Nephrology, the estimated total number of patients undergoing analytical treatment in Brazil, were 126,583. In this context, we address some computational applications focusing on supporting the therapeutic treatment of CKD. However, to date, no software architecture has been found in the literature, considering the various factors that CKD patients may exhibit, seeking a change in the lifestyle of patients by conducting incentives and activities related to the evaluation of nephrologists. Against this background, gamification is a useful tool for providing game mechanisms to encourage patients to adhere to DRC treatment, challenges, and real-world rewards, similar to a digital game. In this paper, a gamified application architecture Project is published focusing on the monitoring and treatment of DRC at different stages. Architectural components were used by an extractive and embedded approach as part of the defined architecture. An architecture assessment was conducted with healthcare professionals and a software developer with a scenario-based approach. An application prototype was implemented using web technologies to present a scenario of using the proposed architecture.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFALBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOArquitetura de softwareGamificaçãoInsuficiência renal crônicaSoftware ArchitectureGamificationChronic Kidney DiseaseUma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônicaA Gamified Application Architecture for Chronic Kidney Disease Monitoring and Treatmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALUma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônica.pdfUma arquitetura de aplicação gamificada para o monitoramento e tratamento da doença renal crônica.pdfapplication/pdf3213928http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6652/1/Uma%20arquitetura%20de%20aplica%c3%a7%c3%a3o%20gamificada%20para%20o%20monitoramento%20e%20tratamento%20da%20doen%c3%a7a%20renal%20cr%c3%b4nica.pdff4cced12b9b737454d23c1f6e873c4e9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8645http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6652/2/license.txt931131a51701649bfd4c169eea93f5f7MD52riufal/66522020-02-12 19:49:47.882oai:www.repositorio.ufal.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482020-02-12T19:49:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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