A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Tavares, Ana Verônica Lima lattes
Orientador(a): Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva lattes
Banca de defesa: Lopes, Adna de Almeida lattes, Moura, Maria Denilda lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/303
Resumo: So, this study aims to show that matching as the pedagogical practices of intervention in written texts of young an adult students in the classroom occurred; in what aspect that practices promote or no contribution important to the process learning-teaching of writing and the mother tongue as well; in what aspect the process of the intervention need to get better and as the formation process of teacher is by way indispensable for help the teacher in activities in classroom. I carried out the research use as basis theoretical-methodological the sociolinguistic variation and ethnographic. I carried out the investigation in one public primary school. These school I have observed one classe of second and third phase of the schooling of young and adult. During the research of field carried out interviews with teachers and analysis the notebook and written texts of students. The analyses of intervention of the teachers reveal that in the intervention the teacher of second phase to tend to identify and only to correct spelling errors. While pedagogical intervention the teacher of third phase beyond identify and to correct errors that type of intervention promote favorable condition to discuss and to work the language in use and style linguistics.
id UFAL_67558ca015f96dc7fae13afa83df1c56
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/303
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3Lopes, Adna de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=nullMoura, Maria Denildahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787964P1http://lattes.cnpq.br/8484426670645367Tavares, Ana Verônica Lima2015-08-25T18:16:46Z2009-01-152015-08-25T18:16:46Z2008-04-24TAVARES, Ana Verônica Lima. TA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/303So, this study aims to show that matching as the pedagogical practices of intervention in written texts of young an adult students in the classroom occurred; in what aspect that practices promote or no contribution important to the process learning-teaching of writing and the mother tongue as well; in what aspect the process of the intervention need to get better and as the formation process of teacher is by way indispensable for help the teacher in activities in classroom. I carried out the research use as basis theoretical-methodological the sociolinguistic variation and ethnographic. I carried out the investigation in one public primary school. These school I have observed one classe of second and third phase of the schooling of young and adult. During the research of field carried out interviews with teachers and analysis the notebook and written texts of students. The analyses of intervention of the teachers reveal that in the intervention the teacher of second phase to tend to identify and only to correct spelling errors. While pedagogical intervention the teacher of third phase beyond identify and to correct errors that type of intervention promote favorable condition to discuss and to work the language in use and style linguistics.Nesta pesquisa, buscamos demonstrar como as práticas pedagógicas de intervenção nas produções escritas de alunos jovens e adultos ocorrem; em que aspectos essas práticas promovem (ou não) contribuições relevantes para o processo ensino-aprendizagem da escrita da língua materna; em quais pontos o processo de intervenção necessita melhorar e como o processo de formação continuada é um caminho necessário para ajudar os professores na sua prática de sala de aula. Para a realização deste estudo utilizamos como referencial teóricometodológico a sociolingüística variacionista e a etnografia. Para desenvolver a investigação de campo, foi selecionada uma escola, na qual foram acompanhadas uma turma da 2ª e uma da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos EJA do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Durante o trabalho de campo, além das observações das práticas pedagógicas de sala de aula, aplicamos entrevista semiestruturada com as duas professoras e analisamos os cadernos e produções escritas dos alunos. A análise dos procedimentos de intervenção adotados pelas professoras revelou que as intervenções realizadas pela professora da 2ª fase tende a identificar e apenas corrigir erros ortográficos. Enquanto que nas intervenções pedagógicas realizadas pela professora da 3ª fase, feita através da reescrita dos textos, além de identificar e corrigir erros , esse tipo de intervenção promoveu condições favoráveis para discutir e trabalhar a língua em uso, a escolha do estilo lingüístico e a monitorização estilística.application/pdfporUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFALBRYoung and adultIntervention in written textsSpelling errorsLinguistcs VariationFormationJovens e adultosIntervenções nas produções scritasErros OrtográficosVariação lingüísticaFormaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultosThe pedagogical practices of intervention written texts of Young and aduts studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos.pdfapplication/pdf4389008http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/303/1/A%20interven%c3%a7%c3%a3o%20did%c3%a1tica%20em%20produ%c3%a7%c3%b5es%20escritas%20de%20jovens%20e%20adultos.pdf1ff046faea0c836ac2922c613b4f9de6MD51TEXTA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos.txtA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos.txtExtracted texttext/plain251013http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/303/2/A%20interven%c3%a7%c3%a3o%20did%c3%a1tica%20em%20produ%c3%a7%c3%b5es%20escritas%20de%20jovens%20e%20adultos.txt0f73cf0c8668b9a8b1160648e94b81bdMD52riufal/3032018-03-27 14:43:27.822oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/303Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482018-03-27T14:43:27Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.por.fl_str_mv A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The pedagogical practices of intervention written texts of Young and aduts students
title A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
spellingShingle A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
Tavares, Ana Verônica Lima
Young and adult
Intervention in written texts
Spelling errors
Linguistcs Variation
Formation
Jovens e adultos
Intervenções nas produções scritas
Erros Ortográficos
Variação lingüística
Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
title_full A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
title_fullStr A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
title_full_unstemmed A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
title_sort A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos
author Tavares, Ana Verônica Lima
author_facet Tavares, Ana Verônica Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Adna de Almeida
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704935A4&dataRevisao=null
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moura, Maria Denilda
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787964P1
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8484426670645367
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ana Verônica Lima
contributor_str_mv Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
Lopes, Adna de Almeida
Moura, Maria Denilda
dc.subject.eng.fl_str_mv Young and adult
Intervention in written texts
Spelling errors
Linguistcs Variation
Formation
topic Young and adult
Intervention in written texts
Spelling errors
Linguistcs Variation
Formation
Jovens e adultos
Intervenções nas produções scritas
Erros Ortográficos
Variação lingüística
Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens e adultos
Intervenções nas produções scritas
Erros Ortográficos
Variação lingüística
Formação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description So, this study aims to show that matching as the pedagogical practices of intervention in written texts of young an adult students in the classroom occurred; in what aspect that practices promote or no contribution important to the process learning-teaching of writing and the mother tongue as well; in what aspect the process of the intervention need to get better and as the formation process of teacher is by way indispensable for help the teacher in activities in classroom. I carried out the research use as basis theoretical-methodological the sociolinguistic variation and ethnographic. I carried out the investigation in one public primary school. These school I have observed one classe of second and third phase of the schooling of young and adult. During the research of field carried out interviews with teachers and analysis the notebook and written texts of students. The analyses of intervention of the teachers reveal that in the intervention the teacher of second phase to tend to identify and only to correct spelling errors. While pedagogical intervention the teacher of third phase beyond identify and to correct errors that type of intervention promote favorable condition to discuss and to work the language in use and style linguistics.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-24
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-15
2015-08-25T18:16:46Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-25T18:16:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Ana Verônica Lima. TA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/303
identifier_str_mv TAVARES, Ana Verônica Lima. TA intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFAL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/303/1/A%20interven%c3%a7%c3%a3o%20did%c3%a1tica%20em%20produ%c3%a7%c3%b5es%20escritas%20de%20jovens%20e%20adultos.pdf
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/303/2/A%20interven%c3%a7%c3%a3o%20did%c3%a1tica%20em%20produ%c3%a7%c3%b5es%20escritas%20de%20jovens%20e%20adultos.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ff046faea0c836ac2922c613b4f9de6
0f73cf0c8668b9a8b1160648e94b81bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1785017000563572736