A Gestão dos serviços de manutenção em uma instituição federal de ensino superior: uma análise da Universidade Federal de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lima , Márcio Ferreira de lattes
Orientador(a): Finger , Andrew Beheregarai lattes
Banca de defesa: Dantas, Anderson de Barros lattes, Santana, Antônio Euzébio Goulart lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Alagoas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4746
Resumo: A melhoria contínua na Gestão dos serviços de manutenção é uma realidade entre as empresas e o sistema brasileiro hoje possui normas que estabelecem a necessidade de garantir padrões com foco na redução dos riscos de acidentes e que possam dar a garantia na qualidade de vida no trabalho com a proteção do meio ambiente interno e externo. Para o serviço público, devido a sua complexidade e a rotatividade do pessoal, por ser um setor político existem inúmeras dificuldades para implantar um sistema que traga Qualidade. A portaria da ANVISA 3.523, de 28 de agosto de 1998 e a LEI 13.589 de 04 de janeiro de 2018 obriga as empresas e organizações de caráter privado ou público a implantar um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que possa garantir a qualidade do ar dos ambientes que utilizem sistemas de climatização artificial. Baseado nisto, o presente estudo tem como objetivo analisar a Gestão dos Serviços de Manutenção com base no modelo da Manutenção Produtiva Total (TPM). A pesquisa inicialmente mapeou a Gestão da Manutenção através de documentos e entrevista com o superintendente da SINFRA. Os resultados destacaram o nível dos profissionais envolvidos na Gestão, porém, evidenciam que não são satisfatórios pela falta da implantação de um PMOC o qual se faz necessário para pôr um padrão de conformidade que garanta a qualidade, como do ar em ambientes refrigerados. O estudo afirma que há a necessidade de implantação de um novo setor que fique responsável pela a manutenção de máquinas e equipamentos, e que a maior dificuldade é o quantitativo dos equipamentos.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4746A melhoria contínua na Gestão dos serviços de manutenção é uma realidade entre as empresas e o sistema brasileiro hoje possui normas que estabelecem a necessidade de garantir padrões com foco na redução dos riscos de acidentes e que possam dar a garantia na qualidade de vida no trabalho com a proteção do meio ambiente interno e externo. Para o serviço público, devido a sua complexidade e a rotatividade do pessoal, por ser um setor político existem inúmeras dificuldades para implantar um sistema que traga Qualidade. A portaria da ANVISA 3.523, de 28 de agosto de 1998 e a LEI 13.589 de 04 de janeiro de 2018 obriga as empresas e organizações de caráter privado ou público a implantar um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que possa garantir a qualidade do ar dos ambientes que utilizem sistemas de climatização artificial. Baseado nisto, o presente estudo tem como objetivo analisar a Gestão dos Serviços de Manutenção com base no modelo da Manutenção Produtiva Total (TPM). A pesquisa inicialmente mapeou a Gestão da Manutenção através de documentos e entrevista com o superintendente da SINFRA. Os resultados destacaram o nível dos profissionais envolvidos na Gestão, porém, evidenciam que não são satisfatórios pela falta da implantação de um PMOC o qual se faz necessário para pôr um padrão de conformidade que garanta a qualidade, como do ar em ambientes refrigerados. O estudo afirma que há a necessidade de implantação de um novo setor que fique responsável pela a manutenção de máquinas e equipamentos, e que a maior dificuldade é o quantitativo dos equipamentos.The continuous improvement on the management of maintenance services is already a reality on private companies in Brazil. The Brazilian System have standards that establish the needed of guarantee standards with a focus on reducing the risks of accidents and that give a guarantee of quality in the life at work with the protection of the internal and external environment. For the public service due to its complexity and the rotation of the personnel for being a political sector there are numerous difficulties to implement a system that brings Quality, the ordinance of ANVISA 3,523, of August 28, 1998 and LWA 13,589 of January 4 2018 that obliges companies and organizations of a private or public nature to implement a Maintenance, Operation and Control Plan (PMOC), which can guarantee the air quality of the environments that use artificial climatization systems. Based on this, the present study aims to analyze the Management of Maintenance Services based on the Total Productive Maintenance (TPM) model. The research initially mapped the Maintenance Management through documents and interview with the SINFRA superintendent. The results highlighted the level of the professionals involved in the Management, but they show that they are not satisfactory due to the lack of implementation of a PMOC interfering in a Quality program which is necessary to set a standard of conformity that guarantees the air quality in environments chilled. The study states that there is a need to implement a new sector that is responsible for the maintenance of machines and equipment, and that the greatest difficulty is the quantity of equipment.porUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede NacionalUFALBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAdministração PúblicaGestão da qualidadeGestão de manutenção – Universidade Federal de AlagoasPlano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)Manutenção Produtiva Total (TPM)Public administrationQuality managementMaintenance managementMaintenance, Operation and Control PlanTotal productive maintenanceA Gestão dos serviços de manutenção em uma instituição federal de ensino superior: uma análise da Universidade Federal de AlagoasManagement of maintenance services in a higher education federal institution: an analysis of the Federal University of Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALA Gestão dos serviços de manutenção em uma instituição federal de ensino superior.pdfA Gestão dos serviços de manutenção em uma instituição federal de ensino superior.pdfA Gestão dos serviços de manutenção em uma instituição federal de ensino superior: uma análise da Universidade Federal de Alagoasapplication/pdf1975151http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/4746/1/A%20Gest%c3%a3o%20dos%20servi%c3%a7os%20de%20manuten%c3%a7%c3%a3o%20em%20uma%20institui%c3%a7%c3%a3o%20federal%20de%20ensino%20superior.pdf3d2abaa79bb7ebbbb55cb3efa238bb48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/4746/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riufal/47462019-03-28 17:48:30.221oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/4746TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482019-03-28T17:48:30Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
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