Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Alagoas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6061 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de investigações desenvolvidas no Grupo de Estudos Discurso e Ontologia - GEDON, na Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa surgiu do interesse em analisar de que forma as práticas discursivas utilizadas pela publicidade televisiva alcançavam o público e qual ou quais as ideologias existentes nesse tipo de comunicação persuasiva. Assim, buscamos conhecer a publicidade da marca O Boticário, tendo como corpus analítico a campanha A Linda Ex, veiculada em 2016 na TV aberta brasileira, com o objetivo de considerar como se constroem os sentidos sobre a mulher, a família e o casamento, no discurso da marca de cosméticos e de que forma os efeitos de sentido provenientes de deslizes nesse discurso reforçam as representações vigentes da mulher em sociedade. Para tanto, utilizamos como base teórica e conceitual a Análise do Discurso (AD) francesa, fundamentada no conhecimento produzido a partir de Michel Pêcheux. Essa escolha se justifica uma vez que a AD se configura como um campo de confluência entre a Linguística e as Ciências Sociais, que pressupõe a não-neutralidade do dizer, a não-transparência da língua e o seu compromisso com os sentidos e com a ideologia. Além de Pêcheux, buscamos ancorar nossa pesquisa em autores que tornaram possível estabelecer o diálogo entre a AD e a Publicidade, sob uma perspectiva crítica e analítica, a saber: Eni Orlandi, Lukács, Courtine, Indursky, Grigoletto, entre outros. Esse referencial possibilitou verificar que o discurso sobre a beleza da mulher ganha força como eixo de sustentação para o propósito mais explícito da marca, que é vender seus produtos cosméticos. No entanto, e como via de assegurar a venda de seus produtos, a marca se vale do imaginário social de mulher separada, fazendo o público-alvo da campanha acreditar que tudo é questão de beleza. Assim, a peça publicitária, que a todo o momento é atravessada por interdiscursos, endossa a cobrança sobre a mulher para que ela assuma um papel histórico e socialmente determinado na manutenção da família monogâmica, no contexto da sociedade capitalista e androcêntrica. Nesse sentido, reforça os estereótipos socialmente produzidos sobre a posição-sujeito esposa/mãe, responsável pela criação dos filhos e pelo cuidado com a família (marido). |
id |
UFAL_aa6f038c595ebe2ad948285353aa16c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6061 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374Rangel, Heder Cleber de Castrohttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317Silva, Sóstenes Ericson Vicente dahttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852http://lattes.cnpq.br/3373730227248261Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos2019-10-09T17:41:08Z2019-10-092019-10-09T17:41:08Z2019-08-29SANTOS, Janaina Alves Pereira Almeida dos. Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6061O presente trabalho é fruto de investigações desenvolvidas no Grupo de Estudos Discurso e Ontologia - GEDON, na Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa surgiu do interesse em analisar de que forma as práticas discursivas utilizadas pela publicidade televisiva alcançavam o público e qual ou quais as ideologias existentes nesse tipo de comunicação persuasiva. Assim, buscamos conhecer a publicidade da marca O Boticário, tendo como corpus analítico a campanha A Linda Ex, veiculada em 2016 na TV aberta brasileira, com o objetivo de considerar como se constroem os sentidos sobre a mulher, a família e o casamento, no discurso da marca de cosméticos e de que forma os efeitos de sentido provenientes de deslizes nesse discurso reforçam as representações vigentes da mulher em sociedade. Para tanto, utilizamos como base teórica e conceitual a Análise do Discurso (AD) francesa, fundamentada no conhecimento produzido a partir de Michel Pêcheux. Essa escolha se justifica uma vez que a AD se configura como um campo de confluência entre a Linguística e as Ciências Sociais, que pressupõe a não-neutralidade do dizer, a não-transparência da língua e o seu compromisso com os sentidos e com a ideologia. Além de Pêcheux, buscamos ancorar nossa pesquisa em autores que tornaram possível estabelecer o diálogo entre a AD e a Publicidade, sob uma perspectiva crítica e analítica, a saber: Eni Orlandi, Lukács, Courtine, Indursky, Grigoletto, entre outros. Esse referencial possibilitou verificar que o discurso sobre a beleza da mulher ganha força como eixo de sustentação para o propósito mais explícito da marca, que é vender seus produtos cosméticos. No entanto, e como via de assegurar a venda de seus produtos, a marca se vale do imaginário social de mulher separada, fazendo o público-alvo da campanha acreditar que tudo é questão de beleza. Assim, a peça publicitária, que a todo o momento é atravessada por interdiscursos, endossa a cobrança sobre a mulher para que ela assuma um papel histórico e socialmente determinado na manutenção da família monogâmica, no contexto da sociedade capitalista e androcêntrica. Nesse sentido, reforça os estereótipos socialmente produzidos sobre a posição-sujeito esposa/mãe, responsável pela criação dos filhos e pelo cuidado com a família (marido).The present work is the result of research carried out at the Discourse and Ontology Study Group - GEDON, at the Federal University of Alagoas. The research arose from the interest to analyze how the discursive practices used by television advertising reached the public and which ideologies exist in this type of persuasive communication. Thus, we seek to know the advertising of the brand O Boticário, having as analytical corpus the campaign A Linda Ex, broadcasted in 2016 on Brazilian free TV, with the purpose of considering how to build the senses about women, family and marriage, in the discourse of the cosmetics brand, and how the effects of meaning arising from slips in this discourse reinforce the current representations of women in society. For that, we use as theoretical and conceptual basis the French Discourse Analysis (AD), based on the knowledge produced from Michel Pêcheux. This choice is justified since AD is configured as a field of confluence between Linguistics and Social Sciences, which presupposes the non-neutrality of saying, the non-transparency of language and its commitment to the senses and ideology. . In addition to Pêcheux, we seek to anchor our research on authors who have made it possible to establish the dialogue between AD and Advertising, from a critical and analytical perspective, namely: Eni Orlandi, Lukács, Courtine, Indursky, Grigoletto, among others. This reference made it possible to verify that the discourse about the beauty of women gains strength as a support axis for the more explicit purpose of the brand, which is to sell its cosmetic products. However, and as a way to ensure the sale of its products, the brand draws on the social imagination of divorced woman, making the campaign target audience believe that everything is a matter of beauty. Thus, the advertising piece, which is constantly interspersed with interdiscourses, endorses the demand on women to assume a historical and socially determined role in maintaining the monogamous family in the context of capitalist and androcentric society. In this sense, it reinforces the socially produced stereotypes about the subject position wife / mother, responsible for raising children and caring for the family (husband).porUniversidade Federal de AlagoasPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaUFALBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAGrupo Boticário - A Linda Ex (Campanha publicitária)MulheresFamíliasCasamentoPublicidadeAnálise do DiscursoBoticário Group -The Linda Ex (Advertising Campaign)WomenFamiliesMarriagePublicitySpeech analysisProdução de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALORIGINALProdução de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o.pdfProdução de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o.pdfProdução de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticárioapplication/pdf971741http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6061/1/Produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20sentidos%20e%20representa%c3%a7%c3%b5es%20da%20mulher%20na%20campanha%20A%20linda%20ex%20de%20o.pdfd209ac130fb4e0d8a735b6096da36521MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6061/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riufal/60612019-10-09 17:41:08.901oai:www.repositorio.ufal.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:46482019-10-09T17:41:08Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
title |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
spellingShingle |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Grupo Boticário - A Linda Ex (Campanha publicitária) Mulheres Famílias Casamento Publicidade Análise do Discurso Boticário Group -The Linda Ex (Advertising Campaign) Women Families Marriage Publicity Speech analysis |
title_short |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
title_full |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
title_fullStr |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
title_full_unstemmed |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
title_sort |
Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário |
author |
Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos |
author_facet |
Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6428711681688374 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rangel, Heder Cleber de Castro |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6579805618064317 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1308353368649852 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3373730227248261 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos |
contributor_str_mv |
Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Rangel, Heder Cleber de Castro Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Grupo Boticário - A Linda Ex (Campanha publicitária) Mulheres Famílias Casamento Publicidade Análise do Discurso Boticário Group -The Linda Ex (Advertising Campaign) Women Families Marriage Publicity Speech analysis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Boticário - A Linda Ex (Campanha publicitária) Mulheres Famílias Casamento Publicidade Análise do Discurso Boticário Group -The Linda Ex (Advertising Campaign) Women Families Marriage Publicity Speech analysis |
description |
O presente trabalho é fruto de investigações desenvolvidas no Grupo de Estudos Discurso e Ontologia - GEDON, na Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa surgiu do interesse em analisar de que forma as práticas discursivas utilizadas pela publicidade televisiva alcançavam o público e qual ou quais as ideologias existentes nesse tipo de comunicação persuasiva. Assim, buscamos conhecer a publicidade da marca O Boticário, tendo como corpus analítico a campanha A Linda Ex, veiculada em 2016 na TV aberta brasileira, com o objetivo de considerar como se constroem os sentidos sobre a mulher, a família e o casamento, no discurso da marca de cosméticos e de que forma os efeitos de sentido provenientes de deslizes nesse discurso reforçam as representações vigentes da mulher em sociedade. Para tanto, utilizamos como base teórica e conceitual a Análise do Discurso (AD) francesa, fundamentada no conhecimento produzido a partir de Michel Pêcheux. Essa escolha se justifica uma vez que a AD se configura como um campo de confluência entre a Linguística e as Ciências Sociais, que pressupõe a não-neutralidade do dizer, a não-transparência da língua e o seu compromisso com os sentidos e com a ideologia. Além de Pêcheux, buscamos ancorar nossa pesquisa em autores que tornaram possível estabelecer o diálogo entre a AD e a Publicidade, sob uma perspectiva crítica e analítica, a saber: Eni Orlandi, Lukács, Courtine, Indursky, Grigoletto, entre outros. Esse referencial possibilitou verificar que o discurso sobre a beleza da mulher ganha força como eixo de sustentação para o propósito mais explícito da marca, que é vender seus produtos cosméticos. No entanto, e como via de assegurar a venda de seus produtos, a marca se vale do imaginário social de mulher separada, fazendo o público-alvo da campanha acreditar que tudo é questão de beleza. Assim, a peça publicitária, que a todo o momento é atravessada por interdiscursos, endossa a cobrança sobre a mulher para que ela assuma um papel histórico e socialmente determinado na manutenção da família monogâmica, no contexto da sociedade capitalista e androcêntrica. Nesse sentido, reforça os estereótipos socialmente produzidos sobre a posição-sujeito esposa/mãe, responsável pela criação dos filhos e pelo cuidado com a família (marido). |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-09T17:41:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-09 2019-10-09T17:41:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Janaina Alves Pereira Almeida dos. Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6061 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Janaina Alves Pereira Almeida dos. Produção de sentidos e representações da mulher na campanha A linda ex de o Boticário. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6061/1/Produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20sentidos%20e%20representa%c3%a7%c3%b5es%20da%20mulher%20na%20campanha%20A%20linda%20ex%20de%20o.pdf http://www.repositorio.ufal.br/jspui/bitstream/riufal/6061/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d209ac130fb4e0d8a735b6096da36521 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1785016998545063936 |