A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lopes, Rafael de Figueiredo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6589546984367592
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537
Resumo: Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia, enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia, com destaque para a obra do artista visual Otoni Mesquita. A perspectiva teóricometodológica segue preceitos do Pensamento Complexo e Sistêmico, reconhecendo o dinamismo e a interdependência dos acontecimentos físicos, biológicos, socioculturais e tecnológicos. Sendo assim, a investigação se desenvolve inter-relacionando linguagens artísticas e processos criativos com aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e ambientais, a fim de compreender características sobre um fenômeno artísticocomunicacional. Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas (sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades, memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas, instigando novas percepções sobre a imagética relacionada à região amazônica, questionando modelos hegemônicos construídos pelo imaginário colonizado no processo histórico e a retórica que age sobre o senso comum, apresentando outras visualidades, outros discursos e outras verdades.
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Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas (sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades, memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas, instigando novas percepções sobre a imagética relacionada à região amazônica, questionando modelos hegemônicos construídos pelo imaginário colonizado no processo histórico e a retórica que age sobre o senso comum, apresentando outras visualidades, outros discursos e outras verdades.This thesis proposes a relational reading, through an Communicational Ecosystem circuit between Communication, Art, Audiovisual and Amazon. Search a reflexive understanding to analyze and interpret aspects of the representation of the region, with emphasis on the work of visual artist Otoni Mesquita. The theoretical and methodological approach is based on the based on the Theory of Complexity and Systemic Paradigm, recognizing the dynamism and interdependence of events physical, biological, social, cultural and technological. Interrelates art languages and creative processes with historical, anthropological, sociological and environmental, with a differentiated approach to the Amazon representation. Seeks to expand the prospects of research in Communication and contribute to the construction of critical thinking in line with new scientific paradigms. In addition to the literature they were performed virtual studies, based on netnography and semiotic contributions to reading and analyzing languages, aesthetic and artistic performances (especially audiovisual). Research suggests that semiosis creative and communicative passing Otoni Mesquita, is configured as a network dynamic, articulated by multiplicities, memories and transformations, questioning hegemonic models built in the historical process, denouncing the falsity of the dominant representations and their stereotyped speeches. In continuous and cyclic flow of artistic experimentations creator presents different perspectives for the representation of the Amazon.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoFreitas, Ítala Clay de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1194804661615642Nogueira, Wilson de SouzaCosta, Hideraldo Lima daLopes, Rafael de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/65895469843675922017-03-02T15:17:44Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Rafael de Figueiredo. A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-03-03T05:03:27Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-03-03T05:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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