As plantas na constituição de professores: formação e prática docente em biologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Diana Nunes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3132539451837525
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8032
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar os currículos das Licenciaturas de Ciências Biológicas e da educação básica, a fim de verificar de que modo se dispõem os saberes relacionados às plantas, bem como verificar sua adequação para a formação e prática dos professores de Biologia na região metropolitana de Manaus, no sentido da valorização dos saberes populares amazônicos sobre as plantas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, baseada na análise das entrevistas e questionários de professores de Biologia da cidade de Manaus, de estudantes do ensino médio, bem como por meio da análise de documentos oficiais. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Com base nas análises realizadas, foi possível compreender como está ocorrendo o ensino de conteúdos associados às plantas na formação dos professores e, consequentemente, na formação dos estudantes da educação básica. Com base na Análise Textual Discursiva, obtivemos quatro categorias que emergiram das falas dos professores: Ensino voltado para a sala de aula, espaços e estruturas nas escolas, relações dos professores com as plantas e Ensino de Botânica. Foi possível verificar que durante a formação inicial dos professores, as disciplinas que abordam conteúdos associados às plantas são muito específicas, no que chamamos de "Botânica pura" (Taxonomia, Sistemática, Anatomia e Fisiologia), não havendo nessas disciplinas, uma relação de contexto com a futura prática docente dos licenciandos. Além disso, o próprio conteúdo programático do ensino médio não fortalece a prática do ensino destes conteúdos, já que não consta no conteúdo obrigatório. Dessa forma, de acordo com sua constituição docente, o que envolve os saberes e as experiências de cada professor, alguns desenvolveram habilidades na prática de ensino de Botânica, outros por sua vez, realizam atividades superficiais. Com base nesses resultados, incentivamos uma reflexão e também uma reformulação dos currículos da graduação para que incluam, nos documentos oficiais, uma relação entre as disciplinas específicas de Botânica e a prática do futuro docente, para que, ao formar os docentes, esses sejam capacitados para promover uma aprendizagem de conteúdos associados às plantas com práticas que considerem o universo temático do estudante como elemento estruturador de suas práticas, pois o conhecimento dessa área é essencial na formação de amazônidas que compreendam a relevância de seus saberes para a preservação de sua memória biocultural.
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Com base nas análises realizadas, foi possível compreender como está ocorrendo o ensino de conteúdos associados às plantas na formação dos professores e, consequentemente, na formação dos estudantes da educação básica. Com base na Análise Textual Discursiva, obtivemos quatro categorias que emergiram das falas dos professores: Ensino voltado para a sala de aula, espaços e estruturas nas escolas, relações dos professores com as plantas e Ensino de Botânica. Foi possível verificar que durante a formação inicial dos professores, as disciplinas que abordam conteúdos associados às plantas são muito específicas, no que chamamos de "Botânica pura" (Taxonomia, Sistemática, Anatomia e Fisiologia), não havendo nessas disciplinas, uma relação de contexto com a futura prática docente dos licenciandos. Além disso, o próprio conteúdo programático do ensino médio não fortalece a prática do ensino destes conteúdos, já que não consta no conteúdo obrigatório. Dessa forma, de acordo com sua constituição docente, o que envolve os saberes e as experiências de cada professor, alguns desenvolveram habilidades na prática de ensino de Botânica, outros por sua vez, realizam atividades superficiais. Com base nesses resultados, incentivamos uma reflexão e também uma reformulação dos currículos da graduação para que incluam, nos documentos oficiais, uma relação entre as disciplinas específicas de Botânica e a prática do futuro docente, para que, ao formar os docentes, esses sejam capacitados para promover uma aprendizagem de conteúdos associados às plantas com práticas que considerem o universo temático do estudante como elemento estruturador de suas práticas, pois o conhecimento dessa área é essencial na formação de amazônidas que compreendam a relevância de seus saberes para a preservação de sua memória biocultural.The research aims to analyze the curriculum of Biological Sciences and basic education courses, in order to verify how the knowledge related to plants is available, as well as to verify their suitability for the training and practice of Biology teachers in the metropolitan region. Manaus, in the sense of valuing popular Amazonian knowledge about plants. It is a research with a qualitative approach, based on the analysis of the interviews and questionnaires of Biology teachers from the city of Manaus, of high school students, as well as through the analysis of official documents. The data were treated using Textual Discursive Analysis. Based on the analyzes carried out, it was possible to understand how the teaching of contents associated with plants is taking place in the training of teachers and, consequently, in the training of basic education students. Based on the Discursive Textual Analysis, we obtained four categories that emerged from the teachers 'statements: Teaching aimed at the classroom, Spaces and structures in schools, Teacher's relations with plants and Teaching of Botany. It was possible to verify that during the initial training of teachers, the disciplines that address contents associated with plants are very specific, in what we call Pure Botany (Taxonomy, Systematics, Anatomy and Physiology), with no contextual relationship with these disciplines the future teaching practice of graduates. In addition, the high school syllabus itself does not strengthen the teaching practice of these contents, since it is not included in the mandatory content. Thus, according to their teaching constitution, which involves the knowledge and experiences of each teacher, some developed skills in the practice of teaching Botany, others in turn, perform superficial activities. Based on these results, we encourage reflection and also a reformulation of the undergraduate curriculum so that they include in the official documents, a relationship between the specific disciplines of Botany and the practice of the future teacher, so that when training the teachers, they are trained to promote a learning of contents associated with plants with practices that consider the student's thematic universe as a structuring element of their practices, since the knowledge of this area is essential in the formation of Amazonians who understand the relevance of their knowledge for the preservation of their biocultural memory.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaOda, Welton Yudihttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200Souza, Renato Henriques dehttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711Silva, Fábio Augusto Rodrigues ehttp://lattes.cnpq.br/6716025029694166Oliveira, Diana Nunes dehttp://lattes.cnpq.br/31325394518375252020-12-03T02:44:32Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Diana Nunes de. As plantas na constituição de professores: formação e prática docente em biologia, 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8032porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-03T05:04:13Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-12-03T05:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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